ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790 |
Resumo: | Neste artigo busco trazer a Antropologia para dentro da Educação Básica, percebendo o ofício do etnógrafo como revelador de “atos cognitivos” – olhar, ouvir e (d)escrever, que podem colaborar, na práxis cotidiana do(a) professor(a) na sala de aula, tanto na produção de conhecimento sobre a escola quanto na sua pedagogia com os discentes. Ao considerar que o ofício docente deve ser pautado em uma ação reflexiva e (auto)crítica em relação ao outro, pensando principalmente na relação simbiótica entre a pesquisa e a docência, compreendo que a etnografia pode colaborar na pedagogia de aprender com o outro. Ao olhá-lo cuidadosamente, ao ouvi-lo atentamente, estando presente de corpo inteiro, pode-se vislumbrar outra possibilidade de se pensar e produzir conhecimento. Assim, o trabalho destaca a valorização dos encontros intersubjetivos cotidianos presentes na escola entre professores, discentes e funcionários, na tentativa de elaboração de um saber que compreenda a diferença e a diversidade cultural existente no ambiente escolar. |
id |
CP2-1_c10dc358c4dc9f2c3388fca0ee910e5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1790 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docenteAntropologiaEscola básicaAtos cognitivosEtnógrafoDocente.Neste artigo busco trazer a Antropologia para dentro da Educação Básica, percebendo o ofício do etnógrafo como revelador de “atos cognitivos” – olhar, ouvir e (d)escrever, que podem colaborar, na práxis cotidiana do(a) professor(a) na sala de aula, tanto na produção de conhecimento sobre a escola quanto na sua pedagogia com os discentes. Ao considerar que o ofício docente deve ser pautado em uma ação reflexiva e (auto)crítica em relação ao outro, pensando principalmente na relação simbiótica entre a pesquisa e a docência, compreendo que a etnografia pode colaborar na pedagogia de aprender com o outro. Ao olhá-lo cuidadosamente, ao ouvi-lo atentamente, estando presente de corpo inteiro, pode-se vislumbrar outra possibilidade de se pensar e produzir conhecimento. Assim, o trabalho destaca a valorização dos encontros intersubjetivos cotidianos presentes na escola entre professores, discentes e funcionários, na tentativa de elaboração de um saber que compreenda a diferença e a diversidade cultural existente no ambiente escolar. Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 2-122525-28792525-287910.33025/ceb.v3i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790/1284Pimenta, Vítor Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:12:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1790Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:12:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente |
title |
ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente |
spellingShingle |
ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente Pimenta, Vítor Gonçalves Antropologia Escola básica Atos cognitivos Etnógrafo Docente. |
title_short |
ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente |
title_full |
ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente |
title_fullStr |
ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente |
title_full_unstemmed |
ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente |
title_sort |
ANTROPOLOGIA NA ESCOLA: algumas contribuições do ofício de etnógrafo a práxis docente |
author |
Pimenta, Vítor Gonçalves |
author_facet |
Pimenta, Vítor Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Vítor Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia Escola básica Atos cognitivos Etnógrafo Docente. |
topic |
Antropologia Escola básica Atos cognitivos Etnógrafo Docente. |
description |
Neste artigo busco trazer a Antropologia para dentro da Educação Básica, percebendo o ofício do etnógrafo como revelador de “atos cognitivos” – olhar, ouvir e (d)escrever, que podem colaborar, na práxis cotidiana do(a) professor(a) na sala de aula, tanto na produção de conhecimento sobre a escola quanto na sua pedagogia com os discentes. Ao considerar que o ofício docente deve ser pautado em uma ação reflexiva e (auto)crítica em relação ao outro, pensando principalmente na relação simbiótica entre a pesquisa e a docência, compreendo que a etnografia pode colaborar na pedagogia de aprender com o outro. Ao olhá-lo cuidadosamente, ao ouvi-lo atentamente, estando presente de corpo inteiro, pode-se vislumbrar outra possibilidade de se pensar e produzir conhecimento. Assim, o trabalho destaca a valorização dos encontros intersubjetivos cotidianos presentes na escola entre professores, discentes e funcionários, na tentativa de elaboração de um saber que compreenda a diferença e a diversidade cultural existente no ambiente escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1790/1284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 2-12 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v3i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180184375296 |