A GAMIFICAÇÃO COMO FATOR DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana de Oliveira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2316
Resumo: Um dos dilemas vivenciados pelos docentes na atual era da informação é o de incluir as ferramentas digitais nas práticas pedagógicas do cotidiano escolar buscando a inovação, onde os alunos se descubram como protagonistas nesse processo de produção de conhecimento. É fundamental considerar que na presente era, a tecnologia tem grande importância na rotina diária de cada cidadão na sociedade. Percebe-se que o uso da tecnologia digital somente como simples ferramenta didática de exposição de conteúdo não produz um efeito engajador na ação pedagógica, reduzindo o papel do educando a mero expectador. Posto isso, esse artigo propõe identificar a necessidade de se reformular o ambiente de sala de aula, incluindo as tecnologias digitais no trabalho pedagógico e evidenciar como a utilização da metodologia ativa da gamificação na prática de sala de aula pode potencializar o processo ensino e aprendizagem, promovendo o engajamento e a maior participação dos alunos no contexto escolar, desenvolvendo habilidades como trabalho colaborativo, competição positiva, organização, disciplina e o exercício da concentração para execução das atividades, a partir do relato de experiência sobre o Projeto de Gamificação nas Aulas de Geografia com jogos analógicos e digitais, implementado em turmas de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental no ano de 2018. Considera-se, por fim, que apesar da necessidade da inclusão das tecnologias digitais no âmbito educacional, a percepção mais relevante destas se faz na utilização desses recursos como instrumento de ascensão do educando, tornando-o ativo, protagonista na construção do conhecimento, integrando-o ao processo de aprendizagem.
id CP2-1_c1d7d4d9d64f63d67f4fd38594ef2937
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2316
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A GAMIFICAÇÃO COMO FATOR DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIAUm dos dilemas vivenciados pelos docentes na atual era da informação é o de incluir as ferramentas digitais nas práticas pedagógicas do cotidiano escolar buscando a inovação, onde os alunos se descubram como protagonistas nesse processo de produção de conhecimento. É fundamental considerar que na presente era, a tecnologia tem grande importância na rotina diária de cada cidadão na sociedade. Percebe-se que o uso da tecnologia digital somente como simples ferramenta didática de exposição de conteúdo não produz um efeito engajador na ação pedagógica, reduzindo o papel do educando a mero expectador. Posto isso, esse artigo propõe identificar a necessidade de se reformular o ambiente de sala de aula, incluindo as tecnologias digitais no trabalho pedagógico e evidenciar como a utilização da metodologia ativa da gamificação na prática de sala de aula pode potencializar o processo ensino e aprendizagem, promovendo o engajamento e a maior participação dos alunos no contexto escolar, desenvolvendo habilidades como trabalho colaborativo, competição positiva, organização, disciplina e o exercício da concentração para execução das atividades, a partir do relato de experiência sobre o Projeto de Gamificação nas Aulas de Geografia com jogos analógicos e digitais, implementado em turmas de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental no ano de 2018. Considera-se, por fim, que apesar da necessidade da inclusão das tecnologias digitais no âmbito educacional, a percepção mais relevante destas se faz na utilização desses recursos como instrumento de ascensão do educando, tornando-o ativo, protagonista na construção do conhecimento, integrando-o ao processo de aprendizagem.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2316Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2316/1561Silva, Juliana de Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2316Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A GAMIFICAÇÃO COMO FATOR DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
title A GAMIFICAÇÃO COMO FATOR DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
spellingShingle A GAMIFICAÇÃO COMO FATOR DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Silva, Juliana de Oliveira da
title_short A GAMIFICAÇÃO COMO FATOR DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
title_full A GAMIFICAÇÃO COMO FATOR DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
title_fullStr A GAMIFICAÇÃO COMO FATOR DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed A GAMIFICAÇÃO COMO FATOR DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
title_sort A GAMIFICAÇÃO COMO FATOR DE ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
author Silva, Juliana de Oliveira da
author_facet Silva, Juliana de Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana de Oliveira da
description Um dos dilemas vivenciados pelos docentes na atual era da informação é o de incluir as ferramentas digitais nas práticas pedagógicas do cotidiano escolar buscando a inovação, onde os alunos se descubram como protagonistas nesse processo de produção de conhecimento. É fundamental considerar que na presente era, a tecnologia tem grande importância na rotina diária de cada cidadão na sociedade. Percebe-se que o uso da tecnologia digital somente como simples ferramenta didática de exposição de conteúdo não produz um efeito engajador na ação pedagógica, reduzindo o papel do educando a mero expectador. Posto isso, esse artigo propõe identificar a necessidade de se reformular o ambiente de sala de aula, incluindo as tecnologias digitais no trabalho pedagógico e evidenciar como a utilização da metodologia ativa da gamificação na prática de sala de aula pode potencializar o processo ensino e aprendizagem, promovendo o engajamento e a maior participação dos alunos no contexto escolar, desenvolvendo habilidades como trabalho colaborativo, competição positiva, organização, disciplina e o exercício da concentração para execução das atividades, a partir do relato de experiência sobre o Projeto de Gamificação nas Aulas de Geografia com jogos analógicos e digitais, implementado em turmas de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental no ano de 2018. Considera-se, por fim, que apesar da necessidade da inclusão das tecnologias digitais no âmbito educacional, a percepção mais relevante destas se faz na utilização desses recursos como instrumento de ascensão do educando, tornando-o ativo, protagonista na construção do conhecimento, integrando-o ao processo de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2316
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2316/1561
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181777162240