RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do, Silva, Renatho Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1796
Resumo: Este artigo se propõe a apresentar uma prática pedagógica aplicada no 1º ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, Campus Tijuca I. Esta se pauta nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1986) sobre a psicogênese da língua escrita, relacionando-os aos conceitos de letramento definidos por Soares (2005) e resgatando as técnicas usadas por Paulo Freire na alfabetização. Volta-se ainda para o conceito de palavras geradoras (Freire, 1967) que exploram o universo do aluno, trazendo significado para este.Também pretende apresentar a ressignificação dessa prática com o objetivo de atender às demandas de uma geração que já nasce conectada, a chamada geração Z. Busca aproximar uma prática cotidiana ao universo das novas tecnologias a partir da inserção de ferramentas digitais, promovendo uma interação maior entre as famílias diante das telas do computador, tablet e celular.
id CP2-1_c4b40558c6cd78ff4f830a3327dd487f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1796
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAISalfabetizaçãoressignificaçãonovas tecnologiasprática pedagógicaEste artigo se propõe a apresentar uma prática pedagógica aplicada no 1º ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, Campus Tijuca I. Esta se pauta nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1986) sobre a psicogênese da língua escrita, relacionando-os aos conceitos de letramento definidos por Soares (2005) e resgatando as técnicas usadas por Paulo Freire na alfabetização. Volta-se ainda para o conceito de palavras geradoras (Freire, 1967) que exploram o universo do aluno, trazendo significado para este.Também pretende apresentar a ressignificação dessa prática com o objetivo de atender às demandas de uma geração que já nasce conectada, a chamada geração Z. Busca aproximar uma prática cotidiana ao universo das novas tecnologias a partir da inserção de ferramentas digitais, promovendo uma interação maior entre as famílias diante das telas do computador, tablet e celular.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1796Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 65-822525-28792525-287910.33025/ceb.v3i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1796/1289Branco, Cristina FerreiraNascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho doSilva, Renatho Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:12:28Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1796Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:12:28Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
title RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
spellingShingle RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Branco, Cristina Ferreira
alfabetização
ressignificação
novas tecnologias
prática pedagógica
title_short RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_full RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_fullStr RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_full_unstemmed RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_sort RESSIGINIFICANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM NOVO OLHAR SOB A ÉGIDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
author Branco, Cristina Ferreira
author_facet Branco, Cristina Ferreira
Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do
Silva, Renatho Siqueira
author_role author
author2 Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do
Silva, Renatho Siqueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Cristina Ferreira
Nascimento, Gilsely de Carvalho Gavinho do
Silva, Renatho Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
ressignificação
novas tecnologias
prática pedagógica
topic alfabetização
ressignificação
novas tecnologias
prática pedagógica
description Este artigo se propõe a apresentar uma prática pedagógica aplicada no 1º ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, Campus Tijuca I. Esta se pauta nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1986) sobre a psicogênese da língua escrita, relacionando-os aos conceitos de letramento definidos por Soares (2005) e resgatando as técnicas usadas por Paulo Freire na alfabetização. Volta-se ainda para o conceito de palavras geradoras (Freire, 1967) que exploram o universo do aluno, trazendo significado para este.Também pretende apresentar a ressignificação dessa prática com o objetivo de atender às demandas de uma geração que já nasce conectada, a chamada geração Z. Busca aproximar uma prática cotidiana ao universo das novas tecnologias a partir da inserção de ferramentas digitais, promovendo uma interação maior entre as famílias diante das telas do computador, tablet e celular.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1796
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1796/1289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 1 (2018); 65-82
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v3i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180192763904