Alfabetização e letramento: reflexões sobre as práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furghestti, Mara Luciane da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3337
Resumo: Este trabalho aborda os resultados e algumas considerações de uma pesquisa concluída cujo objetivo foi conhecer as práticas pedagógicas realizadas nos três primeiros anos do ensino fundamental de alfabetização e letramento, e analisar por que elas não possibilitam a alfabetização com letramento para todas as crianças. A pesquisa foi financiada pelo Observatório da Educação- OBEDUC/CAPES. Os dados coletados por meio de observação, entrevista e análise de documentos evidenciaram que as professoras alfabetizadoras das turmas do 1º, 2º e 3º ano de duas escolas públicas da região da AMUREL- Associação dos Municípios da Região da Laguna, no sul de Santa Catarina, ainda têm a concepção tradicional de ensino como norte de suas metodologias, condicionando as crianças a um modo de apropriação da leitura e da escrita bastante restrito. Considerando a aprovação da Lei 11.274/06, que alterou o tempo de alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, e a relevância dada pelos documentos oficiais sobre a alfabetização na perspectiva do letramento, percebeu-se que o desafio das professoras em romper com práticas pedagógicas tradicionais, o entendimento para concretizar uma prática articulada entre os três primeiros anos no sentido de constituir um ciclo, a importância dada às interações no processo de aprendizagem e a compreensão do “alfabetizar letrando”, defendido por Soares (2000, 2010), ainda estão distantes de ocorrer, fatores estes que contribuem para dificultar a alfabetização de todas as crianças.
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