As matrizes curriculares de geografia da província de Buenos Aires como tema político, cultural e de cidadania (2005-2012)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/61 |
Resumo: | Desde o ano de 2005 até o presente, o sistema educativo da jurisdição implementou na escola secundária uma série de mudanças curriculares e institucionais destinadas a por fim à Reforma Educativa dos anos 90. No âmbito curricular, e no caso da disciplina de Geografia, se propôs uma reavaliação sobre o sentido de seu ensino, assim como de sua relevância e significado na formação do estudante como um sujeito político. Deste modo, este artigo tem por finalidade apresentar um recorte do processo de mudança em questão a partir da enunciação dos propósitos e intencionalidades políticas, do padrão interpretativo e dos eixos das problemáticas geográficas selecionadas, entre outros elementos curriculares. |
id |
CP2-1_c6cf31a8e774b697e4c515391f301a2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/61 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
As matrizes curriculares de geografia da província de Buenos Aires como tema político, cultural e de cidadania (2005-2012)Mudança curricularEnsino de GeografiaDisciplinas EscolaresFormação Política e Cidadã do Estudante.CurrículoEnsino de GeografiaDesde o ano de 2005 até o presente, o sistema educativo da jurisdição implementou na escola secundária uma série de mudanças curriculares e institucionais destinadas a por fim à Reforma Educativa dos anos 90. No âmbito curricular, e no caso da disciplina de Geografia, se propôs uma reavaliação sobre o sentido de seu ensino, assim como de sua relevância e significado na formação do estudante como um sujeito político. Deste modo, este artigo tem por finalidade apresentar um recorte do processo de mudança em questão a partir da enunciação dos propósitos e intencionalidades políticas, do padrão interpretativo e dos eixos das problemáticas geográficas selecionadas, entre outros elementos curriculares.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/61Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 7-192358-446710.33025/grgcp2.v1i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/61/24Álvarez, Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T13:59:55Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/61Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T13:59:55Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As matrizes curriculares de geografia da província de Buenos Aires como tema político, cultural e de cidadania (2005-2012) |
title |
As matrizes curriculares de geografia da província de Buenos Aires como tema político, cultural e de cidadania (2005-2012) |
spellingShingle |
As matrizes curriculares de geografia da província de Buenos Aires como tema político, cultural e de cidadania (2005-2012) Álvarez, Gabriel Mudança curricular Ensino de Geografia Disciplinas Escolares Formação Política e Cidadã do Estudante. Currículo Ensino de Geografia |
title_short |
As matrizes curriculares de geografia da província de Buenos Aires como tema político, cultural e de cidadania (2005-2012) |
title_full |
As matrizes curriculares de geografia da província de Buenos Aires como tema político, cultural e de cidadania (2005-2012) |
title_fullStr |
As matrizes curriculares de geografia da província de Buenos Aires como tema político, cultural e de cidadania (2005-2012) |
title_full_unstemmed |
As matrizes curriculares de geografia da província de Buenos Aires como tema político, cultural e de cidadania (2005-2012) |
title_sort |
As matrizes curriculares de geografia da província de Buenos Aires como tema político, cultural e de cidadania (2005-2012) |
author |
Álvarez, Gabriel |
author_facet |
Álvarez, Gabriel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Álvarez, Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mudança curricular Ensino de Geografia Disciplinas Escolares Formação Política e Cidadã do Estudante. Currículo Ensino de Geografia |
topic |
Mudança curricular Ensino de Geografia Disciplinas Escolares Formação Política e Cidadã do Estudante. Currículo Ensino de Geografia |
description |
Desde o ano de 2005 até o presente, o sistema educativo da jurisdição implementou na escola secundária uma série de mudanças curriculares e institucionais destinadas a por fim à Reforma Educativa dos anos 90. No âmbito curricular, e no caso da disciplina de Geografia, se propôs uma reavaliação sobre o sentido de seu ensino, assim como de sua relevância e significado na formação do estudante como um sujeito político. Deste modo, este artigo tem por finalidade apresentar um recorte do processo de mudança em questão a partir da enunciação dos propósitos e intencionalidades políticas, do padrão interpretativo e dos eixos das problemáticas geográficas selecionadas, entre outros elementos curriculares. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/61 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/61/24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 1 n. 2 (2014): GIRAMUNDO, SEGUNDA EDIÇÃO; 7-19 2358-4467 10.33025/grgcp2.v1i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176610828288 |