ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469 |
Resumo: | A partir das contribuições de Pierre Bourdieu este ensaio promove uma análise das características sociológicas da unidade temática esporte na Educação Física escolar e suas implicações na formação cultural, crítica e social do aluno. Propõe-se uma reflexão acerca desta prática corporal desenvolvida nas escolas e suscitar possibilidades para uma intervenção pedagógica que integre esta prática nas diferentes categorias desta unidade temática, produzindo assim conceitos, valores e atitudes que sejam significativos à formação da cidadania. Utilizou-se uma abordagem bibliográfica de matriz exploratória, descritiva e explicativa. Compreende-se que o desafio atual dos estudos e práticas corporais do esporte na escola se constitui em problematizá-lo, de modo a promover reflexões sobre este fenômeno e contribuir para que o mesmo seja percebido criticamente em suas manifestações pelos alunos. |
id |
CP2-1_cb92e29d8a8b4a0cb9d4418aca486955 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1469 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREsporte EscolarEducação FísicaSociologiaEscola.A partir das contribuições de Pierre Bourdieu este ensaio promove uma análise das características sociológicas da unidade temática esporte na Educação Física escolar e suas implicações na formação cultural, crítica e social do aluno. Propõe-se uma reflexão acerca desta prática corporal desenvolvida nas escolas e suscitar possibilidades para uma intervenção pedagógica que integre esta prática nas diferentes categorias desta unidade temática, produzindo assim conceitos, valores e atitudes que sejam significativos à formação da cidadania. Utilizou-se uma abordagem bibliográfica de matriz exploratória, descritiva e explicativa. Compreende-se que o desafio atual dos estudos e práticas corporais do esporte na escola se constitui em problematizá-lo, de modo a promover reflexões sobre este fenômeno e contribuir para que o mesmo seja percebido criticamente em suas manifestações pelos alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio; Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 81-962525-591610.33025/tefe.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469/pdf_7Ferreira, Janaína da SilvaSilva, Gustavo da Mottade Freitas, Rosineide CristinaAniszewski, EllenHenrique, JoséAnacleto, Francis Natally de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T18:57:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1469Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-08-23T18:57:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Ferreira, Janaína da Silva Esporte Escolar Educação Física Sociologia Escola. |
title_short |
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Ferreira, Janaína da Silva |
author_facet |
Ferreira, Janaína da Silva Silva, Gustavo da Motta de Freitas, Rosineide Cristina Aniszewski, Ellen Henrique, José Anacleto, Francis Natally de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Gustavo da Motta de Freitas, Rosineide Cristina Aniszewski, Ellen Henrique, José Anacleto, Francis Natally de Almeida |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Janaína da Silva Silva, Gustavo da Motta de Freitas, Rosineide Cristina Aniszewski, Ellen Henrique, José Anacleto, Francis Natally de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte Escolar Educação Física Sociologia Escola. |
topic |
Esporte Escolar Educação Física Sociologia Escola. |
description |
A partir das contribuições de Pierre Bourdieu este ensaio promove uma análise das características sociológicas da unidade temática esporte na Educação Física escolar e suas implicações na formação cultural, crítica e social do aluno. Propõe-se uma reflexão acerca desta prática corporal desenvolvida nas escolas e suscitar possibilidades para uma intervenção pedagógica que integre esta prática nas diferentes categorias desta unidade temática, produzindo assim conceitos, valores e atitudes que sejam significativos à formação da cidadania. Utilizou-se uma abordagem bibliográfica de matriz exploratória, descritiva e explicativa. Compreende-se que o desafio atual dos estudos e práticas corporais do esporte na escola se constitui em problematizá-lo, de modo a promover reflexões sobre este fenômeno e contribuir para que o mesmo seja percebido criticamente em suas manifestações pelos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio; Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469/pdf_7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 81-96 2525-5916 10.33025/tefe.v4i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178376630272 |