ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Janaína da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Gustavo da Motta, de Freitas, Rosineide Cristina, Aniszewski, Ellen, Henrique, José, Anacleto, Francis Natally de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469
Resumo: A partir das contribuições de Pierre Bourdieu este ensaio promove uma análise das características sociológicas da unidade temática esporte na Educação Física escolar e suas implicações na formação cultural, crítica e social do aluno. Propõe-se uma reflexão acerca desta prática corporal desenvolvida nas escolas e suscitar possibilidades para uma intervenção pedagógica que integre esta prática nas diferentes categorias desta unidade temática, produzindo assim conceitos, valores e atitudes que sejam significativos à formação da cidadania. Utilizou-se uma abordagem bibliográfica de matriz exploratória, descritiva e explicativa. Compreende-se que o desafio atual dos estudos e práticas corporais do esporte na escola se constitui em problematizá-lo, de modo a promover reflexões sobre este fenômeno e contribuir para que o mesmo seja percebido criticamente em suas manifestações pelos alunos.
id CP2-1_cb92e29d8a8b4a0cb9d4418aca486955
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1469
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREsporte EscolarEducação FísicaSociologiaEscola.A partir das contribuições de Pierre Bourdieu este ensaio promove uma análise das características sociológicas da unidade temática esporte na Educação Física escolar e suas implicações na formação cultural, crítica e social do aluno. Propõe-se uma reflexão acerca desta prática corporal desenvolvida nas escolas e suscitar possibilidades para uma intervenção pedagógica que integre esta prática nas diferentes categorias desta unidade temática, produzindo assim conceitos, valores e atitudes que sejam significativos à formação da cidadania. Utilizou-se uma abordagem bibliográfica de matriz exploratória, descritiva e explicativa. Compreende-se que o desafio atual dos estudos e práticas corporais do esporte na escola se constitui em problematizá-lo, de modo a promover reflexões sobre este fenômeno e contribuir para que o mesmo seja percebido criticamente em suas manifestações pelos alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio; Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 81-962525-591610.33025/tefe.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469/pdf_7Ferreira, Janaína da SilvaSilva, Gustavo da Mottade Freitas, Rosineide CristinaAniszewski, EllenHenrique, JoséAnacleto, Francis Natally de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T18:57:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1469Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-08-23T18:57:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Ferreira, Janaína da Silva
Esporte Escolar
Educação Física
Sociologia
Escola.
title_short ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author Ferreira, Janaína da Silva
author_facet Ferreira, Janaína da Silva
Silva, Gustavo da Motta
de Freitas, Rosineide Cristina
Aniszewski, Ellen
Henrique, José
Anacleto, Francis Natally de Almeida
author_role author
author2 Silva, Gustavo da Motta
de Freitas, Rosineide Cristina
Aniszewski, Ellen
Henrique, José
Anacleto, Francis Natally de Almeida
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Janaína da Silva
Silva, Gustavo da Motta
de Freitas, Rosineide Cristina
Aniszewski, Ellen
Henrique, José
Anacleto, Francis Natally de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte Escolar
Educação Física
Sociologia
Escola.
topic Esporte Escolar
Educação Física
Sociologia
Escola.
description A partir das contribuições de Pierre Bourdieu este ensaio promove uma análise das características sociológicas da unidade temática esporte na Educação Física escolar e suas implicações na formação cultural, crítica e social do aluno. Propõe-se uma reflexão acerca desta prática corporal desenvolvida nas escolas e suscitar possibilidades para uma intervenção pedagógica que integre esta prática nas diferentes categorias desta unidade temática, produzindo assim conceitos, valores e atitudes que sejam significativos à formação da cidadania. Utilizou-se uma abordagem bibliográfica de matriz exploratória, descritiva e explicativa. Compreende-se que o desafio atual dos estudos e práticas corporais do esporte na escola se constitui em problematizá-lo, de modo a promover reflexões sobre este fenômeno e contribuir para que o mesmo seja percebido criticamente em suas manifestações pelos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio; Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1469/pdf_7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 81-96
2525-5916
10.33025/tefe.v4i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178376630272