EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Rizzo, Deyvid Tenner
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marques Aranha, Ágata Cristina, Silvestre Monteiro de Freitas, Clara Maria, Daolio, Jocimar, Lopes, Jefferson Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40650
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar as significações que alunos de Educação Física e atletas de um centro esportivo têm sobre o esporte, com o intuito de verificar as diferenças e “possíveis” semelhanças de seus significados. A pesquisa possui uma abordagem de natureza qualitativa e os sujeitos do estudo foram alunos da educação física escolar e atletas de um centro esportivo com idades entre de 13 a 18 anos; para estes foi aplicado um questionário e suas respostas foram analisadas com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados indicam que as aulas de Educação Física ainda se caracterizam como reprodutoras de características competitivas e do esporte de rendimento, apontando para a necessidade do tratamento didático-pedagógico inerente a prática esportiva. 
id UFG-4_f802721ecf1048c4d4adeab74a6a509e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40650
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETASEsporte. Educação Física Escolar. Prática Esportiva.Educação Física Escolar e EsporteO objetivo do estudo foi analisar as significações que alunos de Educação Física e atletas de um centro esportivo têm sobre o esporte, com o intuito de verificar as diferenças e “possíveis” semelhanças de seus significados. A pesquisa possui uma abordagem de natureza qualitativa e os sujeitos do estudo foram alunos da educação física escolar e atletas de um centro esportivo com idades entre de 13 a 18 anos; para estes foi aplicado um questionário e suas respostas foram analisadas com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados indicam que as aulas de Educação Física ainda se caracterizam como reprodutoras de características competitivas e do esporte de rendimento, apontando para a necessidade do tratamento didático-pedagógico inerente a prática esportiva. Universidade Federal de Goiás2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa com observação participanteapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4065010.5216/rpp.v19i2.40650Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/40650/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Rizzo, Deyvid TennerMarques Aranha, Ágata CristinaSilvestre Monteiro de Freitas, Clara MariaDaolio, JocimarLopes, Jefferson Campos2016-07-12T16:33:13Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40650Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:11.584599Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETAS
title EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETAS
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETAS
de Souza Rizzo, Deyvid Tenner
Esporte. Educação Física Escolar. Prática Esportiva.
Educação Física Escolar e Esporte
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETAS
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETAS
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETAS
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: SIGNIFICAÇÕES DE ALUNOS E ATLETAS
author de Souza Rizzo, Deyvid Tenner
author_facet de Souza Rizzo, Deyvid Tenner
Marques Aranha, Ágata Cristina
Silvestre Monteiro de Freitas, Clara Maria
Daolio, Jocimar
Lopes, Jefferson Campos
author_role author
author2 Marques Aranha, Ágata Cristina
Silvestre Monteiro de Freitas, Clara Maria
Daolio, Jocimar
Lopes, Jefferson Campos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Rizzo, Deyvid Tenner
Marques Aranha, Ágata Cristina
Silvestre Monteiro de Freitas, Clara Maria
Daolio, Jocimar
Lopes, Jefferson Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte. Educação Física Escolar. Prática Esportiva.
Educação Física Escolar e Esporte
topic Esporte. Educação Física Escolar. Prática Esportiva.
Educação Física Escolar e Esporte
description O objetivo do estudo foi analisar as significações que alunos de Educação Física e atletas de um centro esportivo têm sobre o esporte, com o intuito de verificar as diferenças e “possíveis” semelhanças de seus significados. A pesquisa possui uma abordagem de natureza qualitativa e os sujeitos do estudo foram alunos da educação física escolar e atletas de um centro esportivo com idades entre de 13 a 18 anos; para estes foi aplicado um questionário e suas respostas foram analisadas com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados indicam que as aulas de Educação Física ainda se caracterizam como reprodutoras de características competitivas e do esporte de rendimento, apontando para a necessidade do tratamento didático-pedagógico inerente a prática esportiva. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa com observação participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40650
10.5216/rpp.v19i2.40650
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40650
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v19i2.40650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40650/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 19 No. 2 (2016)
Pensar a Prática; v. 19 n. 2 (2016)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858368106496