Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Victor Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção espaço-temporal dos terreiros como espaços educativos, analisados sob a ótica das infâncias que neles se desenvolvem. Os terreiros de Umbanda e Candomblé, ou simplesmente das “macumbas” cariocas são, ainda hoje, espaços marginalizados não só sob a ótica religiosa, mas principalmente pelo caráter de distanciamento e falsa inacessibilidade às crianças. Neste artigo, porém, está proposto um olhar mais profundo sobre a construção desses espaços e, principalmente, das práticas de ensino-aprendizagem que neles se desenvolvem.  Para isso, discutimos e propomos novos olhares sobre educação, as infâncias e o papel que as crianças desempenham nesses espaços-tempos, concebidos e compreendidos a partir da noção de lugar, com toda sua carga de afetividade e subjetividade.
id CP2-1_cdfdfbde23dfa13e6d8e04d60f799cfa
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2744
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.Crianças de TerreiroInfânciaEspaço SagradoLugarEspaços Educativos.Geografia da InfânciaEste trabalho propõe uma reflexão sobre a construção espaço-temporal dos terreiros como espaços educativos, analisados sob a ótica das infâncias que neles se desenvolvem. Os terreiros de Umbanda e Candomblé, ou simplesmente das “macumbas” cariocas são, ainda hoje, espaços marginalizados não só sob a ótica religiosa, mas principalmente pelo caráter de distanciamento e falsa inacessibilidade às crianças. Neste artigo, porém, está proposto um olhar mais profundo sobre a construção desses espaços e, principalmente, das práticas de ensino-aprendizagem que neles se desenvolvem.  Para isso, discutimos e propomos novos olhares sobre educação, as infâncias e o papel que as crianças desempenham nesses espaços-tempos, concebidos e compreendidos a partir da noção de lugar, com toda sua carga de afetividade e subjetividade.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 12 (2019): DOSSIÊ "GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO"; 103-1162358-446710.33025/grgcp2.v6i12reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744/1748Ferreira, João Victor Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T22:54:53Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2744Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-27T22:54:53Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.
title Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.
spellingShingle Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.
Ferreira, João Victor Gonçalves
Crianças de Terreiro
Infância
Espaço Sagrado
Lugar
Espaços Educativos.
Geografia da Infância
title_short Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.
title_full Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.
title_fullStr Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.
title_full_unstemmed Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.
title_sort Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.
author Ferreira, João Victor Gonçalves
author_facet Ferreira, João Victor Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Victor Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças de Terreiro
Infância
Espaço Sagrado
Lugar
Espaços Educativos.
Geografia da Infância
topic Crianças de Terreiro
Infância
Espaço Sagrado
Lugar
Espaços Educativos.
Geografia da Infância
description Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção espaço-temporal dos terreiros como espaços educativos, analisados sob a ótica das infâncias que neles se desenvolvem. Os terreiros de Umbanda e Candomblé, ou simplesmente das “macumbas” cariocas são, ainda hoje, espaços marginalizados não só sob a ótica religiosa, mas principalmente pelo caráter de distanciamento e falsa inacessibilidade às crianças. Neste artigo, porém, está proposto um olhar mais profundo sobre a construção desses espaços e, principalmente, das práticas de ensino-aprendizagem que neles se desenvolvem.  Para isso, discutimos e propomos novos olhares sobre educação, as infâncias e o papel que as crianças desempenham nesses espaços-tempos, concebidos e compreendidos a partir da noção de lugar, com toda sua carga de afetividade e subjetividade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744/1748
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 12 (2019): DOSSIÊ "GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO"; 103-116
2358-4467
10.33025/grgcp2.v6i12
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177117290496