Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção espaço-temporal dos terreiros como espaços educativos, analisados sob a ótica das infâncias que neles se desenvolvem. Os terreiros de Umbanda e Candomblé, ou simplesmente das “macumbas” cariocas são, ainda hoje, espaços marginalizados não só sob a ótica religiosa, mas principalmente pelo caráter de distanciamento e falsa inacessibilidade às crianças. Neste artigo, porém, está proposto um olhar mais profundo sobre a construção desses espaços e, principalmente, das práticas de ensino-aprendizagem que neles se desenvolvem. Para isso, discutimos e propomos novos olhares sobre educação, as infâncias e o papel que as crianças desempenham nesses espaços-tempos, concebidos e compreendidos a partir da noção de lugar, com toda sua carga de afetividade e subjetividade. |
id |
CP2-1_cdfdfbde23dfa13e6d8e04d60f799cfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2744 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros.Crianças de TerreiroInfânciaEspaço SagradoLugarEspaços Educativos.Geografia da InfânciaEste trabalho propõe uma reflexão sobre a construção espaço-temporal dos terreiros como espaços educativos, analisados sob a ótica das infâncias que neles se desenvolvem. Os terreiros de Umbanda e Candomblé, ou simplesmente das “macumbas” cariocas são, ainda hoje, espaços marginalizados não só sob a ótica religiosa, mas principalmente pelo caráter de distanciamento e falsa inacessibilidade às crianças. Neste artigo, porém, está proposto um olhar mais profundo sobre a construção desses espaços e, principalmente, das práticas de ensino-aprendizagem que neles se desenvolvem. Para isso, discutimos e propomos novos olhares sobre educação, as infâncias e o papel que as crianças desempenham nesses espaços-tempos, concebidos e compreendidos a partir da noção de lugar, com toda sua carga de afetividade e subjetividade.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 12 (2019): DOSSIÊ "GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO"; 103-1162358-446710.33025/grgcp2.v6i12reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744/1748Ferreira, João Victor Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T22:54:53Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2744Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-27T22:54:53Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros. |
title |
Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros. |
spellingShingle |
Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros. Ferreira, João Victor Gonçalves Crianças de Terreiro Infância Espaço Sagrado Lugar Espaços Educativos. Geografia da Infância |
title_short |
Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros. |
title_full |
Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros. |
title_fullStr |
Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros. |
title_full_unstemmed |
Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros. |
title_sort |
Terreiro é lugar de aprender: pensando as infâncias nos espaços educativos dos terreiros. |
author |
Ferreira, João Victor Gonçalves |
author_facet |
Ferreira, João Victor Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, João Victor Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças de Terreiro Infância Espaço Sagrado Lugar Espaços Educativos. Geografia da Infância |
topic |
Crianças de Terreiro Infância Espaço Sagrado Lugar Espaços Educativos. Geografia da Infância |
description |
Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção espaço-temporal dos terreiros como espaços educativos, analisados sob a ótica das infâncias que neles se desenvolvem. Os terreiros de Umbanda e Candomblé, ou simplesmente das “macumbas” cariocas são, ainda hoje, espaços marginalizados não só sob a ótica religiosa, mas principalmente pelo caráter de distanciamento e falsa inacessibilidade às crianças. Neste artigo, porém, está proposto um olhar mais profundo sobre a construção desses espaços e, principalmente, das práticas de ensino-aprendizagem que neles se desenvolvem. Para isso, discutimos e propomos novos olhares sobre educação, as infâncias e o papel que as crianças desempenham nesses espaços-tempos, concebidos e compreendidos a partir da noção de lugar, com toda sua carga de afetividade e subjetividade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2744/1748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 12 (2019): DOSSIÊ "GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO"; 103-116 2358-4467 10.33025/grgcp2.v6i12 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177117290496 |