Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615 |
Resumo: | Este artigo, ao apresentar a “Resolução de Problemas em Matemática” como metodologia auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, pretende demonstrar como ela contribui para a práxis pedagógica na Escola Básica. Como referencial teórico, citamos G. Polya, Luiz Roberto Dante, Pozo e Echeverria e Katia Stocco Smole, somados à experiência dos autores em pesquisa e docência, tanto na Escola Básica quanto no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), destacando-se o campo da Educação Matemática. O texto distingue exercício e problema, apresentando a importância de problemas heurísticos, que favorecem a descoberta e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Destacamos ainda que, quando nos propomos a ensinar matemática, a metodologia de resolução de problemas favorece a construção do conhecimento matemático, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o pensamento crítico. |
id |
CP2-1_cef2f8bbb155022148bc19d931fb2de4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1615 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógicaEste artigo, ao apresentar a “Resolução de Problemas em Matemática” como metodologia auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, pretende demonstrar como ela contribui para a práxis pedagógica na Escola Básica. Como referencial teórico, citamos G. Polya, Luiz Roberto Dante, Pozo e Echeverria e Katia Stocco Smole, somados à experiência dos autores em pesquisa e docência, tanto na Escola Básica quanto no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), destacando-se o campo da Educação Matemática. O texto distingue exercício e problema, apresentando a importância de problemas heurísticos, que favorecem a descoberta e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Destacamos ainda que, quando nos propomos a ensinar matemática, a metodologia de resolução de problemas favorece a construção do conhecimento matemático, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o pensamento crítico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 2 (2017)2525-28792525-287910.33025/ceb.v2i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615/1160Paiva, Ana Maria Severiano deSá, Ilydio Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:11:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1615Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:11:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica |
title |
Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica |
spellingShingle |
Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica Paiva, Ana Maria Severiano de |
title_short |
Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica |
title_full |
Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica |
title_fullStr |
Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica |
title_full_unstemmed |
Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica |
title_sort |
Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica |
author |
Paiva, Ana Maria Severiano de |
author_facet |
Paiva, Ana Maria Severiano de Sá, Ilydio Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Ilydio Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Ana Maria Severiano de Sá, Ilydio Pereira de |
description |
Este artigo, ao apresentar a “Resolução de Problemas em Matemática” como metodologia auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, pretende demonstrar como ela contribui para a práxis pedagógica na Escola Básica. Como referencial teórico, citamos G. Polya, Luiz Roberto Dante, Pozo e Echeverria e Katia Stocco Smole, somados à experiência dos autores em pesquisa e docência, tanto na Escola Básica quanto no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), destacando-se o campo da Educação Matemática. O texto distingue exercício e problema, apresentando a importância de problemas heurísticos, que favorecem a descoberta e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Destacamos ainda que, quando nos propomos a ensinar matemática, a metodologia de resolução de problemas favorece a construção do conhecimento matemático, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o pensamento crítico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615/1160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 2 (2017) 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v2i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180175986688 |