Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Ana Maria Severiano de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sá, Ilydio Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615
Resumo: Este artigo, ao apresentar a “Resolução de Problemas em Matemática” como metodologia auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, pretende demonstrar como ela contribui para a práxis pedagógica na Escola Básica. Como referencial teórico, citamos G. Polya, Luiz Roberto Dante, Pozo e Echeverria e Katia Stocco Smole, somados à experiência dos autores em pesquisa e docência, tanto na Escola Básica quanto no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), destacando-se o campo da Educação Matemática. O texto distingue exercício e problema, apresentando a importância de problemas heurísticos, que favorecem a descoberta e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Destacamos ainda que, quando nos propomos a ensinar matemática, a metodologia de resolução de problemas favorece a construção do conhecimento matemático, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o pensamento crítico.
id CP2-1_cef2f8bbb155022148bc19d931fb2de4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1615
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógicaEste artigo, ao apresentar a “Resolução de Problemas em Matemática” como metodologia auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, pretende demonstrar como ela contribui para a práxis pedagógica na Escola Básica. Como referencial teórico, citamos G. Polya, Luiz Roberto Dante, Pozo e Echeverria e Katia Stocco Smole, somados à experiência dos autores em pesquisa e docência, tanto na Escola Básica quanto no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), destacando-se o campo da Educação Matemática. O texto distingue exercício e problema, apresentando a importância de problemas heurísticos, que favorecem a descoberta e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Destacamos ainda que, quando nos propomos a ensinar matemática, a metodologia de resolução de problemas favorece a construção do conhecimento matemático, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o pensamento crítico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 2 (2017)2525-28792525-287910.33025/ceb.v2i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615/1160Paiva, Ana Maria Severiano deSá, Ilydio Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:11:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1615Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:11:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica
title Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica
spellingShingle Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica
Paiva, Ana Maria Severiano de
title_short Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica
title_full Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica
title_fullStr Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica
title_full_unstemmed Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica
title_sort Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica
author Paiva, Ana Maria Severiano de
author_facet Paiva, Ana Maria Severiano de
Sá, Ilydio Pereira de
author_role author
author2 Sá, Ilydio Pereira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Ana Maria Severiano de
Sá, Ilydio Pereira de
description Este artigo, ao apresentar a “Resolução de Problemas em Matemática” como metodologia auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, pretende demonstrar como ela contribui para a práxis pedagógica na Escola Básica. Como referencial teórico, citamos G. Polya, Luiz Roberto Dante, Pozo e Echeverria e Katia Stocco Smole, somados à experiência dos autores em pesquisa e docência, tanto na Escola Básica quanto no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), destacando-se o campo da Educação Matemática. O texto distingue exercício e problema, apresentando a importância de problemas heurísticos, que favorecem a descoberta e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Destacamos ainda que, quando nos propomos a ensinar matemática, a metodologia de resolução de problemas favorece a construção do conhecimento matemático, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o pensamento crítico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/1615/1160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 2 (2017)
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v2i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180175986688