Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3390 |
Resumo: | This work has as main objective to contribute to the good performance of the student in solving math problems and logical reasoning. Many of our students have difficulties in solving math problems, and therefore have poor performance in reasoning correctly in logical terms. Concerned about this situation, the author of this work investigated the possible causes of these difficulties experienced in teaching practice and found bibliographical researches of mathematical educators such as Dante (2009), Isoda and Katagari (2012), Onuchic (1999), Onuchic and Allevato (2009) Polya (2006), Smole, Diniz and Candido (2000) eSpinilo (1994) that reveal why these people have difficulties in solving math problems and logical reasoning. We have also found that the development of logical reasoning is related to the ability to solve problems and that the insistent practice of exercises may not guarantee mathematical knowledge. With the objective of contributing to reduce the difficulties studied in the literature review, we did an experiment outside the classroom, test of sounding and presented suggestions of problems of logical reasoning to be applied in Elementary School. |
id |
UFAL_62cb02c7b65003b81e717fdcf8b3bf31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/3390 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino FundamentalMatemática – Estudo e ensinoRaciocínio lógicoEnsino fundamentalMatemática – Resolução de problemasSaber matemáticoMathematics - Study and teachingLogical reasoningElementary SchoolMathematics - Problem SolvingMathematical knowledgeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis work has as main objective to contribute to the good performance of the student in solving math problems and logical reasoning. Many of our students have difficulties in solving math problems, and therefore have poor performance in reasoning correctly in logical terms. Concerned about this situation, the author of this work investigated the possible causes of these difficulties experienced in teaching practice and found bibliographical researches of mathematical educators such as Dante (2009), Isoda and Katagari (2012), Onuchic (1999), Onuchic and Allevato (2009) Polya (2006), Smole, Diniz and Candido (2000) eSpinilo (1994) that reveal why these people have difficulties in solving math problems and logical reasoning. We have also found that the development of logical reasoning is related to the ability to solve problems and that the insistent practice of exercises may not guarantee mathematical knowledge. With the objective of contributing to reduce the difficulties studied in the literature review, we did an experiment outside the classroom, test of sounding and presented suggestions of problems of logical reasoning to be applied in Elementary School.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho tem como objetivo principal contribuir para o bom desempenho do estudante em resolução de problemas de matemática e raciocínio lógico. Muitos de nossos alunos têm dificuldades em resolver problemas de matemática e, consequentemente, apresentam fraco desempenho em raciocinar corretamente em termos lógicos. Preocupado com essa situação, o autor deste trabalho investigou as possíveis causas dessas dificuldades vivenciadas na prática docente e encontrou pesquisas bibliográficas dos educadores matemáticos como Dante (2009), Isoda e Katagari (2012), Onuchic (1999), Onuchic e Allevato (2009), Polya (2006), Smole, Diniz e Candido (2000) e Spinilo (1994) que revelam porque essas pessoas têm dificuldades de resolver problemas de matemática e raciocínio lógico. Descobrimos também que o desenvolvimento do raciocínio lógico está relacionado com a habilidade em resolver problemas e que a prática insistente de exercícios poderá não garantir o saber matemático. Com o objetivo de contribuir para diminuir as dificuldades estudadas na revisão de literatura, fizemos uma experiência fora da sala de aula, teste de sondagem e apresentamos sugestões de problemas de raciocínio lógico para serem aplicados no Ensino Fundamental II.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALSantos, Viviane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428Melo, Vanio Fragoso dehttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453Santos, Givaldo Oliveira doshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299Santos, José Ailton dos2018-10-08T17:08:00Z2018-09-272018-10-08T17:08:00Z2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS,José Ailton dos. Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:59:03Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/3390Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:59:03Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental |
title |
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental Santos, José Ailton dos Matemática – Estudo e ensino Raciocínio lógico Ensino fundamental Matemática – Resolução de problemas Saber matemático Mathematics - Study and teaching Logical reasoning Elementary School Mathematics - Problem Solving Mathematical knowledge CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental |
title_full |
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental |
title_sort |
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental |
author |
Santos, José Ailton dos |
author_facet |
Santos, José Ailton dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Viviane de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7168613854793428 Melo, Vanio Fragoso de http://lattes.cnpq.br/9682146246826453 Santos, Givaldo Oliveira dos http://lattes.cnpq.br/2811899043438299 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Ailton dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática – Estudo e ensino Raciocínio lógico Ensino fundamental Matemática – Resolução de problemas Saber matemático Mathematics - Study and teaching Logical reasoning Elementary School Mathematics - Problem Solving Mathematical knowledge CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Matemática – Estudo e ensino Raciocínio lógico Ensino fundamental Matemática – Resolução de problemas Saber matemático Mathematics - Study and teaching Logical reasoning Elementary School Mathematics - Problem Solving Mathematical knowledge CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work has as main objective to contribute to the good performance of the student in solving math problems and logical reasoning. Many of our students have difficulties in solving math problems, and therefore have poor performance in reasoning correctly in logical terms. Concerned about this situation, the author of this work investigated the possible causes of these difficulties experienced in teaching practice and found bibliographical researches of mathematical educators such as Dante (2009), Isoda and Katagari (2012), Onuchic (1999), Onuchic and Allevato (2009) Polya (2006), Smole, Diniz and Candido (2000) eSpinilo (1994) that reveal why these people have difficulties in solving math problems and logical reasoning. We have also found that the development of logical reasoning is related to the ability to solve problems and that the insistent practice of exercises may not guarantee mathematical knowledge. With the objective of contributing to reduce the difficulties studied in the literature review, we did an experiment outside the classroom, test of sounding and presented suggestions of problems of logical reasoning to be applied in Elementary School. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-08T17:08:00Z 2018-09-27 2018-10-08T17:08:00Z 2018-07-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS,José Ailton dos. Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3390 |
identifier_str_mv |
SANTOS,José Ailton dos. Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233741961003008 |