A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504 |
Resumo: | A indisciplina está presente nas aulas de educação física, sendo importante encontrar meios que contribuam para resolver/amenizar este problema. Dentro desta perspectiva, o objetivo desta investigação foi analisar uma proposta didático-pedagógica junto a uma turma do 5° ano do ensino fundamental de uma rede pública municipal. Durante as aulas foram realizadas atividades envolvendo a construção de valores que, associados aos jogos sociomotrizes de cooperação, permitiram analisar as percepções e reflexões dos alunos sobre as situações de indisciplina em aula. A investigação utilizou-se da pesquisa-ação e os dados foram coletados através de diários de aula e rodas de conversa. Foram observadas diversas situações de indisciplina e de resistência em relação às propostas construídas conjuntamente entre professor e estudantes, contudo, os jogos sociomotrizes de cooperação foram importantes aliados neste processo. Concluímos que os jogos sociomotrizes de cooperação e as reflexões realizadas contribuíram para minimizar os enfrentamentos relacionados à indisciplina. |
id |
CP2-1_d35fc88f3cf37593ac4a09831418c630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3504 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃOEducação Física EscolarJogos sociomotrizes de cooperaçãoIndisciplina.A indisciplina está presente nas aulas de educação física, sendo importante encontrar meios que contribuam para resolver/amenizar este problema. Dentro desta perspectiva, o objetivo desta investigação foi analisar uma proposta didático-pedagógica junto a uma turma do 5° ano do ensino fundamental de uma rede pública municipal. Durante as aulas foram realizadas atividades envolvendo a construção de valores que, associados aos jogos sociomotrizes de cooperação, permitiram analisar as percepções e reflexões dos alunos sobre as situações de indisciplina em aula. A investigação utilizou-se da pesquisa-ação e os dados foram coletados através de diários de aula e rodas de conversa. Foram observadas diversas situações de indisciplina e de resistência em relação às propostas construídas conjuntamente entre professor e estudantes, contudo, os jogos sociomotrizes de cooperação foram importantes aliados neste processo. Concluímos que os jogos sociomotrizes de cooperação e as reflexões realizadas contribuíram para minimizar os enfrentamentos relacionados à indisciplina.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 3 (2021): AGO/DEZ 2021; 1-172525-591610.33025/tefe.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504/2154Pereira, Luiz AntonioFerreira, Lílian AparecidaRamos, Glauco Nunes Soutoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T15:19:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3504Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-03T15:19:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO |
title |
A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO |
spellingShingle |
A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO Pereira, Luiz Antonio Educação Física Escolar Jogos sociomotrizes de cooperação Indisciplina. |
title_short |
A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO |
title_full |
A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO |
title_fullStr |
A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO |
title_sort |
A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO |
author |
Pereira, Luiz Antonio |
author_facet |
Pereira, Luiz Antonio Ferreira, Lílian Aparecida Ramos, Glauco Nunes Souto |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Lílian Aparecida Ramos, Glauco Nunes Souto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luiz Antonio Ferreira, Lílian Aparecida Ramos, Glauco Nunes Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Jogos sociomotrizes de cooperação Indisciplina. |
topic |
Educação Física Escolar Jogos sociomotrizes de cooperação Indisciplina. |
description |
A indisciplina está presente nas aulas de educação física, sendo importante encontrar meios que contribuam para resolver/amenizar este problema. Dentro desta perspectiva, o objetivo desta investigação foi analisar uma proposta didático-pedagógica junto a uma turma do 5° ano do ensino fundamental de uma rede pública municipal. Durante as aulas foram realizadas atividades envolvendo a construção de valores que, associados aos jogos sociomotrizes de cooperação, permitiram analisar as percepções e reflexões dos alunos sobre as situações de indisciplina em aula. A investigação utilizou-se da pesquisa-ação e os dados foram coletados através de diários de aula e rodas de conversa. Foram observadas diversas situações de indisciplina e de resistência em relação às propostas construídas conjuntamente entre professor e estudantes, contudo, os jogos sociomotrizes de cooperação foram importantes aliados neste processo. Concluímos que os jogos sociomotrizes de cooperação e as reflexões realizadas contribuíram para minimizar os enfrentamentos relacionados à indisciplina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504/2154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 3 (2021): AGO/DEZ 2021; 1-17 2525-5916 10.33025/tefe.v6i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178891481088 |