A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luiz Antonio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Lílian Aparecida, Ramos, Glauco Nunes Souto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504
Resumo: A indisciplina está presente nas aulas de educação física, sendo importante encontrar meios que contribuam para resolver/amenizar este problema. Dentro desta perspectiva, o objetivo desta investigação foi analisar uma proposta didático-pedagógica junto a uma turma do 5° ano do ensino fundamental de uma rede pública municipal. Durante as aulas foram realizadas atividades envolvendo a construção de valores que, associados aos jogos sociomotrizes de cooperação, permitiram analisar as percepções e reflexões dos alunos sobre as situações de indisciplina em aula. A investigação utilizou-se da pesquisa-ação e os dados foram coletados através de diários de aula e rodas de conversa. Foram observadas diversas situações de indisciplina e de resistência em relação às propostas construídas conjuntamente entre professor e estudantes, contudo, os jogos sociomotrizes de cooperação foram importantes aliados neste processo. Concluímos que os jogos sociomotrizes de cooperação e as reflexões realizadas contribuíram para minimizar os enfrentamentos relacionados à indisciplina.
id CP2-1_d35fc88f3cf37593ac4a09831418c630
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3504
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃOEducação Física EscolarJogos sociomotrizes de cooperaçãoIndisciplina.A indisciplina está presente nas aulas de educação física, sendo importante encontrar meios que contribuam para resolver/amenizar este problema. Dentro desta perspectiva, o objetivo desta investigação foi analisar uma proposta didático-pedagógica junto a uma turma do 5° ano do ensino fundamental de uma rede pública municipal. Durante as aulas foram realizadas atividades envolvendo a construção de valores que, associados aos jogos sociomotrizes de cooperação, permitiram analisar as percepções e reflexões dos alunos sobre as situações de indisciplina em aula. A investigação utilizou-se da pesquisa-ação e os dados foram coletados através de diários de aula e rodas de conversa. Foram observadas diversas situações de indisciplina e de resistência em relação às propostas construídas conjuntamente entre professor e estudantes, contudo, os jogos sociomotrizes de cooperação foram importantes aliados neste processo. Concluímos que os jogos sociomotrizes de cooperação e as reflexões realizadas contribuíram para minimizar os enfrentamentos relacionados à indisciplina.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 3 (2021): AGO/DEZ 2021; 1-172525-591610.33025/tefe.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504/2154Pereira, Luiz AntonioFerreira, Lílian AparecidaRamos, Glauco Nunes Soutoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T15:19:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3504Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-03T15:19:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO
title A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO
spellingShingle A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO
Pereira, Luiz Antonio
Educação Física Escolar
Jogos sociomotrizes de cooperação
Indisciplina.
title_short A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO
title_full A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO
title_fullStr A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO
title_full_unstemmed A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO
title_sort A INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO ORIENTADA PELOS JOGOS SOCIOMOTRIZES DE COOPERAÇÃO
author Pereira, Luiz Antonio
author_facet Pereira, Luiz Antonio
Ferreira, Lílian Aparecida
Ramos, Glauco Nunes Souto
author_role author
author2 Ferreira, Lílian Aparecida
Ramos, Glauco Nunes Souto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luiz Antonio
Ferreira, Lílian Aparecida
Ramos, Glauco Nunes Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Jogos sociomotrizes de cooperação
Indisciplina.
topic Educação Física Escolar
Jogos sociomotrizes de cooperação
Indisciplina.
description A indisciplina está presente nas aulas de educação física, sendo importante encontrar meios que contribuam para resolver/amenizar este problema. Dentro desta perspectiva, o objetivo desta investigação foi analisar uma proposta didático-pedagógica junto a uma turma do 5° ano do ensino fundamental de uma rede pública municipal. Durante as aulas foram realizadas atividades envolvendo a construção de valores que, associados aos jogos sociomotrizes de cooperação, permitiram analisar as percepções e reflexões dos alunos sobre as situações de indisciplina em aula. A investigação utilizou-se da pesquisa-ação e os dados foram coletados através de diários de aula e rodas de conversa. Foram observadas diversas situações de indisciplina e de resistência em relação às propostas construídas conjuntamente entre professor e estudantes, contudo, os jogos sociomotrizes de cooperação foram importantes aliados neste processo. Concluímos que os jogos sociomotrizes de cooperação e as reflexões realizadas contribuíram para minimizar os enfrentamentos relacionados à indisciplina.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3504/2154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 3 (2021): AGO/DEZ 2021; 1-17
2525-5916
10.33025/tefe.v6i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178891481088