Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luiz Antonio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Lílian Aparecida, Ramos, Glauco Nunes Souto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133
Resumo: Resumo Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. Alunos e professor, conjuntamente, construíram regras de convivência e diversos jogos de cooperação que buscaram despertar respeito pelo outro, compromisso e responsabilidade. A promoção de uma proposta de enfrentamento da indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos em si vão resolver os problemas. É importante que o professor tenha claro que os resultados demandam tempo, exigindo paciência e comprometimento.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Indisciplina. Jogos de Cooperação. Student perceptions and reflections on indiscipline in physical education classes Abstract The objectives of the research were to identify situations of indiscipline in a class of the 5th year of elementary school and to analyze students' perceptions and reflections on the theme from didactic-pedagogical actions. The investigation was characterized by action research and the data collection instruments were: class diaries and conversation circles. Messy situations, side conversations, verbal aggressions and name-calling were identified. Some resistance was noted by some students to understand how to problematize indiscipline in class. Students and teacher, together, built rules of coexistence and several games of cooperation that sought to awaken respect for others, commitment and responsibility. The promotion of a proposal to confront indiscipline must not be accompanied by the illusion that the content itself will solve the problems. It is important that the teacher is clear that the results take time, requiring patience and commitment.Keywords: School Physical Education. Indiscipline. Cooperation Games. Percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación física Resumen Los objetivos de la investigación fueron identificar situaciones de indisciplina en una clase de 5º año de primaria y analizar las percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre el tema a partir de acciones didáctico-pedagógicas. La investigación se caracterizó por la investigación acción y los instrumentos de recolección de datos fueron: diarios de clase y círculos de conversación. Se identificaron situaciones desordenadas, conversaciones secundarias, agresiones verbales y apodos. Algunos estudiantes notaron cierta resistencia a entender cómo problematizar la indisciplina en clase. Alumnos y docente, juntos, construyeron reglas de convivencia y varios juegos de cooperación que buscaban despertar el respeto por los demás, el compromiso y la responsabilidad. La promoción de una propuesta para enfrentar la indisciplina no debe ir acompañada de la ilusión de que el propio contenido resolverá los problemas. Es importante que el profesor tenga claro que los resultados llevan tiempo, requiriendo paciencia y compromiso.Palabras clave: Educación Física Escolar. Indisciplina. Juegos de Cooperación.
id SPQMH_7acdbec9843580e3055f7afd9d0b44f0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação físicaStudent perceptions and reflections on indiscipline in physical education classesPercepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación físicaSchool Physical EducationIndisciplineCooperation GamesEducação Física EscolarIndisciplinaJogos de CooperaçãoEducación Física EscolarIndisciplinaJuegos de CooperaciónResumo Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. Alunos e professor, conjuntamente, construíram regras de convivência e diversos jogos de cooperação que buscaram despertar respeito pelo outro, compromisso e responsabilidade. A promoção de uma proposta de enfrentamento da indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos em si vão resolver os problemas. É importante que o professor tenha claro que os resultados demandam tempo, exigindo paciência e comprometimento.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Indisciplina. Jogos de Cooperação. Student perceptions and reflections on indiscipline in physical education classes Abstract The objectives of the research were to identify situations of indiscipline in a class of the 5th year of elementary school and to analyze students' perceptions and reflections on the theme from didactic-pedagogical actions. The investigation was characterized by action research and the data collection instruments were: class diaries and conversation circles. Messy situations, side conversations, verbal aggressions and name-calling were identified. Some resistance was noted by some students to understand how to problematize indiscipline in class. Students and teacher, together, built rules of coexistence and several games of cooperation that sought to awaken respect for others, commitment and responsibility. The promotion of a proposal to confront indiscipline must not be accompanied by the illusion that the content itself will solve the problems. It is important that the teacher is clear that the results take time, requiring patience and commitment.Keywords: School Physical Education. Indiscipline. Cooperation Games. Percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación física Resumen Los objetivos de la investigación fueron identificar situaciones de indisciplina en una clase de 5º año de primaria y analizar las percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre el tema a partir de acciones didáctico-pedagógicas. La investigación se caracterizó por la investigación acción y los instrumentos de recolección de datos fueron: diarios de clase y círculos de conversación. Se identificaron situaciones desordenadas, conversaciones secundarias, agresiones verbales y apodos. Algunos estudiantes notaron cierta resistencia a entender cómo problematizar la indisciplina en clase. Alumnos y docente, juntos, construyeron reglas de convivencia y varios juegos de cooperación que buscaban despertar el respeto por los demás, el compromiso y la responsabilidad. La promoción de una propuesta para enfrentar la indisciplina no debe ir acompañada de la ilusión de que el propio contenido resolverá los problemas. Es importante que el profesor tenga claro que los resultados llevan tiempo, requiriendo paciencia y compromiso.Palabras clave: Educación Física Escolar. Indisciplina. Juegos de Cooperación.Resumo Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. Alunos e professor, conjuntamente, construíram regras de convivência e diversos jogos de cooperação que buscaram despertar respeito pelo outro, compromisso e responsabilidade. A promoção de uma proposta de enfrentamento da indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos em si vão resolver os problemas. É importante que o professor tenha claro que os resultados demandam tempo, exigindo paciência e comprometimento.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Indisciplina. Jogos de Cooperação. Student perceptions and reflections on indiscipline in physical education classes Abstract The objectives of the research were to identify situations of indiscipline in a class of the 5th year of elementary school and to analyze students' perceptions and reflections on the theme from didactic-pedagogical actions. The investigation was characterized by action research and the data collection instruments were: class diaries and conversation circles. Messy situations, side conversations, verbal aggressions and name-calling were identified. Some resistance was noted by some students to understand how to problematize indiscipline in class. Students and teacher, together, built rules of coexistence and several games of cooperation that sought to awaken respect for others, commitment and responsibility. The promotion of a proposal to confront indiscipline must not be accompanied by the illusion that the content itself will solve the problems. It is important that the teacher is clear that the results take time, requiring patience and commitment.Keywords: School Physical Education. Indiscipline. Cooperation Games. Percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación física Resumen Los objetivos de la investigación fueron identificar situaciones de indisciplina en una clase de 5º año de primaria y analizar las percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre el tema a partir de acciones didáctico-pedagógicas. La investigación se caracterizó por la investigación acción y los instrumentos de recolección de datos fueron: diarios de clase y círculos de conversación. Se identificaron situaciones desordenadas, conversaciones secundarias, agresiones verbales y apodos. Algunos estudiantes notaron cierta resistencia a entender cómo problematizar la indisciplina en clase. Alumnos y docente, juntos, construyeron reglas de convivencia y varios juegos de cooperación que buscaban despertar el respeto por los demás, el compromiso y la responsabilidad. La promoción de una propuesta para enfrentar la indisciplina no debe ir acompañada de la ilusión de que el propio contenido resolverá los problemas. Es importante que el profesor tenga claro que los resultados llevan tiempo, requiriendo paciencia y compromiso.Palabras clave: Educación Física Escolar. Indisciplina. Juegos de Cooperación.Resumo Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. Alunos e professor, conjuntamente, construíram regras de convivência e diversos jogos de cooperação que buscaram despertar respeito pelo outro, compromisso e responsabilidade. A promoção de uma proposta de enfrentamento da indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos em si vão resolver os problemas. É importante que o professor tenha claro que os resultados demandam tempo, exigindo paciência e comprometimento.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Indisciplina. Jogos de Cooperação. Student perceptions and reflections on indiscipline in physical education classes Abstract The objectives of the research were to identify situations of indiscipline in a class of the 5th year of elementary school and to analyze students' perceptions and reflections on the theme from didactic-pedagogical actions. The investigation was characterized by action research and the data collection instruments were: class diaries and conversation circles. Messy situations, side conversations, verbal aggressions and name-calling were identified. Some resistance was noted by some students to understand how to problematize indiscipline in class. Students and teacher, together, built rules of coexistence and several games of cooperation that sought to awaken respect for others, commitment and responsibility. The promotion of a proposal to confront indiscipline must not be accompanied by the illusion that the content itself will solve the problems. It is important that the teacher is clear that the results take time, requiring patience and commitment.Keywords: School Physical Education. Indiscipline. Cooperation Games. Percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación física Resumen Los objetivos de la investigación fueron identificar situaciones de indisciplina en una clase de 5º año de primaria y analizar las percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre el tema a partir de acciones didáctico-pedagógicas. La investigación se caracterizó por la investigación acción y los instrumentos de recolección de datos fueron: diarios de clase y círculos de conversación. Se identificaron situaciones desordenadas, conversaciones secundarias, agresiones verbales y apodos. Algunos estudiantes notaron cierta resistencia a entender cómo problematizar la indisciplina en clase. Alumnos y docente, juntos, construyeron reglas de convivencia y varios juegos de cooperación que buscaban despertar el respeto por los demás, el compromiso y la responsabilidad. La promoción de una propuesta para enfrentar la indisciplina no debe ir acompañada de la ilusión de que el propio contenido resolverá los problemas. Es importante que el profesor tenga claro que los resultados llevan tiempo, requiriendo paciencia y compromiso.Palabras clave: Educación Física Escolar. Indisciplina. Juegos de Cooperación.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-13310.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 123-133Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 1 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 123-133Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 123-1332594-646310.29181/2594-6463-2021-v5-n1reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133/283http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133/284Copyright (c) 2021 Luiz Antonio Pereira, Lílian Aparecida Ferreira, Glauco Nunes Souto Ramoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Luiz AntonioFerreira, Lílian AparecidaRamos, Glauco Nunes Souto2022-02-26T01:55:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T01:55:47Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física
Student perceptions and reflections on indiscipline in physical education classes
Percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación física
title Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física
spellingShingle Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física
Pereira, Luiz Antonio
School Physical Education
Indiscipline
Cooperation Games
Educação Física Escolar
Indisciplina
Jogos de Cooperação
Educación Física Escolar
Indisciplina
Juegos de Cooperación
title_short Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física
title_full Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física
title_fullStr Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física
title_full_unstemmed Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física
title_sort Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física
author Pereira, Luiz Antonio
author_facet Pereira, Luiz Antonio
Ferreira, Lílian Aparecida
Ramos, Glauco Nunes Souto
author_role author
author2 Ferreira, Lílian Aparecida
Ramos, Glauco Nunes Souto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luiz Antonio
Ferreira, Lílian Aparecida
Ramos, Glauco Nunes Souto
dc.subject.por.fl_str_mv School Physical Education
Indiscipline
Cooperation Games
Educação Física Escolar
Indisciplina
Jogos de Cooperação
Educación Física Escolar
Indisciplina
Juegos de Cooperación
topic School Physical Education
Indiscipline
Cooperation Games
Educação Física Escolar
Indisciplina
Jogos de Cooperação
Educación Física Escolar
Indisciplina
Juegos de Cooperación
description Resumo Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. Alunos e professor, conjuntamente, construíram regras de convivência e diversos jogos de cooperação que buscaram despertar respeito pelo outro, compromisso e responsabilidade. A promoção de uma proposta de enfrentamento da indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos em si vão resolver os problemas. É importante que o professor tenha claro que os resultados demandam tempo, exigindo paciência e comprometimento.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Indisciplina. Jogos de Cooperação. Student perceptions and reflections on indiscipline in physical education classes Abstract The objectives of the research were to identify situations of indiscipline in a class of the 5th year of elementary school and to analyze students' perceptions and reflections on the theme from didactic-pedagogical actions. The investigation was characterized by action research and the data collection instruments were: class diaries and conversation circles. Messy situations, side conversations, verbal aggressions and name-calling were identified. Some resistance was noted by some students to understand how to problematize indiscipline in class. Students and teacher, together, built rules of coexistence and several games of cooperation that sought to awaken respect for others, commitment and responsibility. The promotion of a proposal to confront indiscipline must not be accompanied by the illusion that the content itself will solve the problems. It is important that the teacher is clear that the results take time, requiring patience and commitment.Keywords: School Physical Education. Indiscipline. Cooperation Games. Percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación física Resumen Los objetivos de la investigación fueron identificar situaciones de indisciplina en una clase de 5º año de primaria y analizar las percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre el tema a partir de acciones didáctico-pedagógicas. La investigación se caracterizó por la investigación acción y los instrumentos de recolección de datos fueron: diarios de clase y círculos de conversación. Se identificaron situaciones desordenadas, conversaciones secundarias, agresiones verbales y apodos. Algunos estudiantes notaron cierta resistencia a entender cómo problematizar la indisciplina en clase. Alumnos y docente, juntos, construyeron reglas de convivencia y varios juegos de cooperación que buscaban despertar el respeto por los demás, el compromiso y la responsabilidad. La promoción de una propuesta para enfrentar la indisciplina no debe ir acompañada de la ilusión de que el propio contenido resolverá los problemas. Es importante que el profesor tenga claro que los resultados llevan tiempo, requiriendo paciencia y compromiso.Palabras clave: Educación Física Escolar. Indisciplina. Juegos de Cooperación.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133
10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133/283
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133/284
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Antonio Pereira, Lílian Aparecida Ferreira, Glauco Nunes Souto Ramos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luiz Antonio Pereira, Lílian Aparecida Ferreira, Glauco Nunes Souto Ramos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 123-133
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 5 No. 1 (2021): Motricities: Journal SPQMH; 123-133
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 5 Núm. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH; 123-133
2594-6463
10.29181/2594-6463-2021-v5-n1
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873108365312