Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação física
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p123-133 |
Resumo: | Resumo Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. Alunos e professor, conjuntamente, construíram regras de convivência e diversos jogos de cooperação que buscaram despertar respeito pelo outro, compromisso e responsabilidade. A promoção de uma proposta de enfrentamento da indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos em si vão resolver os problemas. É importante que o professor tenha claro que os resultados demandam tempo, exigindo paciência e comprometimento.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Indisciplina. Jogos de Cooperação. Student perceptions and reflections on indiscipline in physical education classes Abstract The objectives of the research were to identify situations of indiscipline in a class of the 5th year of elementary school and to analyze students' perceptions and reflections on the theme from didactic-pedagogical actions. The investigation was characterized by action research and the data collection instruments were: class diaries and conversation circles. Messy situations, side conversations, verbal aggressions and name-calling were identified. Some resistance was noted by some students to understand how to problematize indiscipline in class. Students and teacher, together, built rules of coexistence and several games of cooperation that sought to awaken respect for others, commitment and responsibility. The promotion of a proposal to confront indiscipline must not be accompanied by the illusion that the content itself will solve the problems. It is important that the teacher is clear that the results take time, requiring patience and commitment.Keywords: School Physical Education. Indiscipline. Cooperation Games. Percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación física Resumen Los objetivos de la investigación fueron identificar situaciones de indisciplina en una clase de 5º año de primaria y analizar las percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre el tema a partir de acciones didáctico-pedagógicas. La investigación se caracterizó por la investigación acción y los instrumentos de recolección de datos fueron: diarios de clase y círculos de conversación. Se identificaron situaciones desordenadas, conversaciones secundarias, agresiones verbales y apodos. Algunos estudiantes notaron cierta resistencia a entender cómo problematizar la indisciplina en clase. Alumnos y docente, juntos, construyeron reglas de convivencia y varios juegos de cooperación que buscaban despertar el respeto por los demás, el compromiso y la responsabilidad. La promoción de una propuesta para enfrentar la indisciplina no debe ir acompañada de la ilusión de que el propio contenido resolverá los problemas. Es importante que el profesor tenga claro que los resultados llevan tiempo, requiriendo paciencia y compromiso.Palabras clave: Educación Física Escolar. Indisciplina. Juegos de Cooperación. |
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Percepções e reflexões de estudantes sobre indisciplina em aulas de educação físicaStudent perceptions and reflections on indiscipline in physical education classesPercepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación físicaSchool Physical EducationIndisciplineCooperation GamesEducação Física EscolarIndisciplinaJogos de CooperaçãoEducación Física EscolarIndisciplinaJuegos de CooperaciónResumo Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. Alunos e professor, conjuntamente, construíram regras de convivência e diversos jogos de cooperação que buscaram despertar respeito pelo outro, compromisso e responsabilidade. A promoção de uma proposta de enfrentamento da indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos em si vão resolver os problemas. É importante que o professor tenha claro que os resultados demandam tempo, exigindo paciência e comprometimento.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Indisciplina. Jogos de Cooperação. Student perceptions and reflections on indiscipline in physical education classes Abstract The objectives of the research were to identify situations of indiscipline in a class of the 5th year of elementary school and to analyze students' perceptions and reflections on the theme from didactic-pedagogical actions. The investigation was characterized by action research and the data collection instruments were: class diaries and conversation circles. Messy situations, side conversations, verbal aggressions and name-calling were identified. Some resistance was noted by some students to understand how to problematize indiscipline in class. Students and teacher, together, built rules of coexistence and several games of cooperation that sought to awaken respect for others, commitment and responsibility. The promotion of a proposal to confront indiscipline must not be accompanied by the illusion that the content itself will solve the problems. It is important that the teacher is clear that the results take time, requiring patience and commitment.Keywords: School Physical Education. Indiscipline. Cooperation Games. Percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación física Resumen Los objetivos de la investigación fueron identificar situaciones de indisciplina en una clase de 5º año de primaria y analizar las percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre el tema a partir de acciones didáctico-pedagógicas. La investigación se caracterizó por la investigación acción y los instrumentos de recolección de datos fueron: diarios de clase y círculos de conversación. Se identificaron situaciones desordenadas, conversaciones secundarias, agresiones verbales y apodos. Algunos estudiantes notaron cierta resistencia a entender cómo problematizar la indisciplina en clase. Alumnos y docente, juntos, construyeron reglas de convivencia y varios juegos de cooperación que buscaban despertar el respeto por los demás, el compromiso y la responsabilidad. La promoción de una propuesta para enfrentar la indisciplina no debe ir acompañada de la ilusión de que el propio contenido resolverá los problemas. Es importante que el profesor tenga claro que los resultados llevan tiempo, requiriendo paciencia y compromiso.Palabras clave: Educación Física Escolar. Indisciplina. Juegos de Cooperación.Resumo Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. Alunos e professor, conjuntamente, construíram regras de convivência e diversos jogos de cooperação que buscaram despertar respeito pelo outro, compromisso e responsabilidade. A promoção de uma proposta de enfrentamento da indisciplina não deve vir acompanhada da ilusão de que os conteúdos em si vão resolver os problemas. É importante que o professor tenha claro que os resultados demandam tempo, exigindo paciência e comprometimento.Palavras-chave: Educação Física Escolar. Indisciplina. Jogos de Cooperação. Student perceptions and reflections on indiscipline in physical education classes Abstract The objectives of the research were to identify situations of indiscipline in a class of the 5th year of elementary school and to analyze students' perceptions and reflections on the theme from didactic-pedagogical actions. The investigation was characterized by action research and the data collection instruments were: class diaries and conversation circles. Messy situations, side conversations, verbal aggressions and name-calling were identified. Some resistance was noted by some students to understand how to problematize indiscipline in class. Students and teacher, together, built rules of coexistence and several games of cooperation that sought to awaken respect for others, commitment and responsibility. The promotion of a proposal to confront indiscipline must not be accompanied by the illusion that the content itself will solve the problems. It is important that the teacher is clear that the results take time, requiring patience and commitment.Keywords: School Physical Education. Indiscipline. Cooperation Games. Percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación física Resumen Los objetivos de la investigación fueron identificar situaciones de indisciplina en una clase de 5º año de primaria y analizar las percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre el tema a partir de acciones didáctico-pedagógicas. La investigación se caracterizó por la investigación acción y los instrumentos de recolección de datos fueron: diarios de clase y círculos de conversación. Se identificaron situaciones desordenadas, conversaciones secundarias, agresiones verbales y apodos. Algunos estudiantes notaron cierta resistencia a entender cómo problematizar la indisciplina en clase. Alumnos y docente, juntos, construyeron reglas de convivencia y varios juegos de cooperación que buscaban despertar el respeto por los demás, el compromiso y la responsabilidad. La promoción de una propuesta para enfrentar la indisciplina no debe ir acompañada de la ilusión de que el propio contenido resolverá los problemas. Es importante que el profesor tenga claro que los resultados llevan tiempo, requiriendo paciencia y compromiso.Palabras clave: Educación Física Escolar. Indisciplina. Juegos de Cooperación.Resumo Os objetivos da pesquisa foram identificar situações de indisciplina em uma turma do 5º ano do ensino fundamental e analisar percepções e reflexões dos estudantes sobre a temática a partir de ações didático-pedagógicas. A investigação caracterizou-se pela pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados foram: diários de aula e rodas de conversa. Foram identificadas situações de bagunça, conversas paralelas, agressões verbais e xingamentos. Notou-se certa resistência por parte de alguns estudantes para perceber como problematizar a indisciplina nas aulas. 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Messy situations, side conversations, verbal aggressions and name-calling were identified. Some resistance was noted by some students to understand how to problematize indiscipline in class. Students and teacher, together, built rules of coexistence and several games of cooperation that sought to awaken respect for others, commitment and responsibility. The promotion of a proposal to confront indiscipline must not be accompanied by the illusion that the content itself will solve the problems. It is important that the teacher is clear that the results take time, requiring patience and commitment.Keywords: School Physical Education. Indiscipline. Cooperation Games. Percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre la indisciplina en las clases de educación física Resumen Los objetivos de la investigación fueron identificar situaciones de indisciplina en una clase de 5º año de primaria y analizar las percepciones y reflexiones de los estudiantes sobre el tema a partir de acciones didáctico-pedagógicas. La investigación se caracterizó por la investigación acción y los instrumentos de recolección de datos fueron: diarios de clase y círculos de conversación. Se identificaron situaciones desordenadas, conversaciones secundarias, agresiones verbales y apodos. Algunos estudiantes notaron cierta resistencia a entender cómo problematizar la indisciplina en clase. Alumnos y docente, juntos, construyeron reglas de convivencia y varios juegos de cooperación que buscaban despertar el respeto por los demás, el compromiso y la responsabilidad. 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