EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905 |
Resumo: | O artigo evidencia práticas pedagógicas realizadas nos ensinos fundamental e médio com foco no trato das culturas africanas e indígenas por meio da educação física escolar. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, que assume o relato de experiência como inspiração metodológica para lançar luz sobre vivências pedagógicas que tematizaram as culturas africanas e indígenas em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Os trabalhos pedagógicos com os ensinos fundamental e médio narrados e analisados neste artigo mostraram ser urgente e possível tratar das relações étnico-raciais por meio das danças de matriz africana e das lutas indígenas, tendo, ambos, sido exitosos para ampliar a compreensão sobre identidade cultural e combate a estigmas e preconceitos de corte racista. |
id |
CP2-1_d5ec27d1f9b1feb2f50c72b84c27bf58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3905 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous culturesDanças afro-brasileirasLutas IndígenasAntirracismoLei 11.645/2008O artigo evidencia práticas pedagógicas realizadas nos ensinos fundamental e médio com foco no trato das culturas africanas e indígenas por meio da educação física escolar. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, que assume o relato de experiência como inspiração metodológica para lançar luz sobre vivências pedagógicas que tematizaram as culturas africanas e indígenas em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Os trabalhos pedagógicos com os ensinos fundamental e médio narrados e analisados neste artigo mostraram ser urgente e possível tratar das relações étnico-raciais por meio das danças de matriz africana e das lutas indígenas, tendo, ambos, sido exitosos para ampliar a compreensão sobre identidade cultural e combate a estigmas e preconceitos de corte racista.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23302525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905/2454Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Luana TorquatoPeres, Juliana de Jesus PinheiroRoberto, Joanna de Ângelis LimaMartins, Rodrigo Lema del Rio2024-04-28T01:44:02Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3905Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-28T01:44:02Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures |
title |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures Siqueira, Luana Torquato Danças afro-brasileiras Lutas Indígenas Antirracismo Lei 11.645/2008 |
title_short |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures |
title_full |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures |
title_sort |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures |
author |
Siqueira, Luana Torquato |
author_facet |
Siqueira, Luana Torquato Peres, Juliana de Jesus Pinheiro Roberto, Joanna de Ângelis Lima Martins, Rodrigo Lema del Rio |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Juliana de Jesus Pinheiro Roberto, Joanna de Ângelis Lima Martins, Rodrigo Lema del Rio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Luana Torquato Peres, Juliana de Jesus Pinheiro Roberto, Joanna de Ângelis Lima Martins, Rodrigo Lema del Rio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Danças afro-brasileiras Lutas Indígenas Antirracismo Lei 11.645/2008 |
topic |
Danças afro-brasileiras Lutas Indígenas Antirracismo Lei 11.645/2008 |
description |
O artigo evidencia práticas pedagógicas realizadas nos ensinos fundamental e médio com foco no trato das culturas africanas e indígenas por meio da educação física escolar. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, que assume o relato de experiência como inspiração metodológica para lançar luz sobre vivências pedagógicas que tematizaram as culturas africanas e indígenas em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Os trabalhos pedagógicos com os ensinos fundamental e médio narrados e analisados neste artigo mostraram ser urgente e possível tratar das relações étnico-raciais por meio das danças de matriz africana e das lutas indígenas, tendo, ambos, sido exitosos para ampliar a compreensão sobre identidade cultural e combate a estigmas e preconceitos de corte racista. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905/2454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2330 2525-5916 10.33025/tefe.v8i reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178946007040 |