EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Luana Torquato
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Peres, Juliana de Jesus Pinheiro, Roberto, Joanna de Ângelis Lima, Martins, Rodrigo Lema del Rio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905
Resumo: O artigo evidencia práticas pedagógicas realizadas nos ensinos fundamental e médio com foco no trato das culturas africanas e indígenas por meio da educação física escolar. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, que assume o relato de experiência como inspiração metodológica para lançar luz sobre vivências pedagógicas que tematizaram as culturas africanas e indígenas em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Os trabalhos pedagógicos com os ensinos fundamental e médio narrados e analisados neste artigo mostraram ser urgente e possível tratar das relações étnico-raciais por meio das danças de matriz africana e das lutas indígenas, tendo, ambos, sido exitosos para ampliar a compreensão sobre identidade cultural e combate a estigmas e preconceitos de corte racista.
id CP2-1_d5ec27d1f9b1feb2f50c72b84c27bf58
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3905
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous culturesDanças afro-brasileirasLutas IndígenasAntirracismoLei 11.645/2008O artigo evidencia práticas pedagógicas realizadas nos ensinos fundamental e médio com foco no trato das culturas africanas e indígenas por meio da educação física escolar. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, que assume o relato de experiência como inspiração metodológica para lançar luz sobre vivências pedagógicas que tematizaram as culturas africanas e indígenas em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Os trabalhos pedagógicos com os ensinos fundamental e médio narrados e analisados neste artigo mostraram ser urgente e possível tratar das relações étnico-raciais por meio das danças de matriz africana e das lutas indígenas, tendo, ambos, sido exitosos para ampliar a compreensão sobre identidade cultural e combate a estigmas e preconceitos de corte racista.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23302525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905/2454Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Luana TorquatoPeres, Juliana de Jesus PinheiroRoberto, Joanna de Ângelis LimaMartins, Rodrigo Lema del Rio2024-04-28T01:44:02Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3905Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-28T01:44:02Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures
title EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures
spellingShingle EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures
Siqueira, Luana Torquato
Danças afro-brasileiras
Lutas Indígenas
Antirracismo
Lei 11.645/2008
title_short EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures
title_full EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures
title_fullStr EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures
title_sort EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS CULTURAS AFRICANAS E INDÍGENAS: Pedagogical experiences of physical education with african and indigenous cultures
author Siqueira, Luana Torquato
author_facet Siqueira, Luana Torquato
Peres, Juliana de Jesus Pinheiro
Roberto, Joanna de Ângelis Lima
Martins, Rodrigo Lema del Rio
author_role author
author2 Peres, Juliana de Jesus Pinheiro
Roberto, Joanna de Ângelis Lima
Martins, Rodrigo Lema del Rio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Luana Torquato
Peres, Juliana de Jesus Pinheiro
Roberto, Joanna de Ângelis Lima
Martins, Rodrigo Lema del Rio
dc.subject.por.fl_str_mv Danças afro-brasileiras
Lutas Indígenas
Antirracismo
Lei 11.645/2008
topic Danças afro-brasileiras
Lutas Indígenas
Antirracismo
Lei 11.645/2008
description O artigo evidencia práticas pedagógicas realizadas nos ensinos fundamental e médio com foco no trato das culturas africanas e indígenas por meio da educação física escolar. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, que assume o relato de experiência como inspiração metodológica para lançar luz sobre vivências pedagógicas que tematizaram as culturas africanas e indígenas em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Os trabalhos pedagógicos com os ensinos fundamental e médio narrados e analisados neste artigo mostraram ser urgente e possível tratar das relações étnico-raciais por meio das danças de matriz africana e das lutas indígenas, tendo, ambos, sido exitosos para ampliar a compreensão sobre identidade cultural e combate a estigmas e preconceitos de corte racista.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3905/2454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2330
2525-5916
10.33025/tefe.v8i
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178946007040