QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156 |
Resumo: | Neste texto analiso as interações das crianças no espaço externo da Unidade de Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II, a partir das experiências e observações realizadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. No período de agosto de 2014 a dezembro de 2015, participei semanalmente das experiências em uma turma de crianças de 5 e 6 anos. O eixo de análise desse trabalho são as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita no contexto observado. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente artigo a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares, ampliando a liberdade para seus corpos, suas brincadeiras e criações. |
id |
CP2-1_d6d4a8ef6b64a474f03fc48e5ee27fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1156 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação InfantilEducação InfantilEspaços ExternosIniciação à Docência.Neste texto analiso as interações das crianças no espaço externo da Unidade de Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II, a partir das experiências e observações realizadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. No período de agosto de 2014 a dezembro de 2015, participei semanalmente das experiências em uma turma de crianças de 5 e 6 anos. O eixo de análise desse trabalho são as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita no contexto observado. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente artigo a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares, ampliando a liberdade para seus corpos, suas brincadeiras e criações.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156/852dos Santos, Ana Carolina de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-26T09:16:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1156Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-09-26T09:16:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil |
title |
QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil |
spellingShingle |
QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil dos Santos, Ana Carolina de Jesus Educação Infantil Espaços Externos Iniciação à Docência. |
title_short |
QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil |
title_full |
QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil |
title_fullStr |
QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil |
title_sort |
QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil |
author |
dos Santos, Ana Carolina de Jesus |
author_facet |
dos Santos, Ana Carolina de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Ana Carolina de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Espaços Externos Iniciação à Docência. |
topic |
Educação Infantil Espaços Externos Iniciação à Docência. |
description |
Neste texto analiso as interações das crianças no espaço externo da Unidade de Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II, a partir das experiências e observações realizadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. No período de agosto de 2014 a dezembro de 2015, participei semanalmente das experiências em uma turma de crianças de 5 e 6 anos. O eixo de análise desse trabalho são as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita no contexto observado. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente artigo a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares, ampliando a liberdade para seus corpos, suas brincadeiras e criações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156/852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177982365696 |