QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Ana Carolina de Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156
Resumo: Neste texto analiso as interações das crianças no espaço externo da Unidade de Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II, a partir das experiências e observações realizadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. No período de agosto de 2014 a dezembro de 2015, participei semanalmente das experiências em uma turma de crianças de 5 e 6 anos. O eixo de análise desse trabalho são as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita no contexto observado. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente artigo a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares, ampliando a liberdade para seus corpos, suas brincadeiras e criações.
id CP2-1_d6d4a8ef6b64a474f03fc48e5ee27fd4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1156
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação InfantilEducação InfantilEspaços ExternosIniciação à Docência.Neste texto analiso as interações das crianças no espaço externo da Unidade de Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II, a partir das experiências e observações realizadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. No período de agosto de 2014 a dezembro de 2015, participei semanalmente das experiências em uma turma de crianças de 5 e 6 anos. O eixo de análise desse trabalho são as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita no contexto observado. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente artigo a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares, ampliando a liberdade para seus corpos, suas brincadeiras e criações.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156/852dos Santos, Ana Carolina de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-26T09:16:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1156Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-09-26T09:16:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
title QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
spellingShingle QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
dos Santos, Ana Carolina de Jesus
Educação Infantil
Espaços Externos
Iniciação à Docência.
title_short QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
title_full QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
title_fullStr QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
title_full_unstemmed QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
title_sort QUE LUGAR É ESSE? O pátio e as suas potencialidades no cotidiano da Educação Infantil
author dos Santos, Ana Carolina de Jesus
author_facet dos Santos, Ana Carolina de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Ana Carolina de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Espaços Externos
Iniciação à Docência.
topic Educação Infantil
Espaços Externos
Iniciação à Docência.
description Neste texto analiso as interações das crianças no espaço externo da Unidade de Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II, a partir das experiências e observações realizadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. No período de agosto de 2014 a dezembro de 2015, participei semanalmente das experiências em uma turma de crianças de 5 e 6 anos. O eixo de análise desse trabalho são as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita no contexto observado. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente artigo a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares, ampliando a liberdade para seus corpos, suas brincadeiras e criações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1156/852
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 2 n. 2 (2017)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177982365696