Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33847 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas práticas pedagógicas realizadas no âmbito da Educação Infantil na perspectiva do letramento a partir de ações pensadas e organizadas dentro do PIBID em escolas infantis municipais de Jaguarão. A metodologia utilizada baseia-se na construção de um plano de trabalho, anual, organizado e construído, coletivamente, pelo grupo de bolsistas e supervisora com a intenção de subsidiar os planejamentos diários. Buscamos, assim, propiciar às crianças situações de contato com diferentes gêneros textuais apresentando seus autores, utilizando entonações, pausas, ênfases nas colocações, trabalho com rótulos, releitura do livro, construção de textos coletivos. Como resultado foi possível observar que as situações de leitura podem causar e despertar diferentes emoções nas crianças fazendo-as se manifestarem distintamente em suas ações, pois a partir de um mesmo texto lido, nos fazendo acreditar que as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID, juntamente com as professoras de turma e supervisoras de área com os alunos da Educação Infantil tem papel primordial na construção de leitores. |
id |
VERACRUZ-0_9dd75c905045b1d82070857578363ca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33847 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantilEducação InfantilIniciação à DocênciaLetramentoPIBID.Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas práticas pedagógicas realizadas no âmbito da Educação Infantil na perspectiva do letramento a partir de ações pensadas e organizadas dentro do PIBID em escolas infantis municipais de Jaguarão. A metodologia utilizada baseia-se na construção de um plano de trabalho, anual, organizado e construído, coletivamente, pelo grupo de bolsistas e supervisora com a intenção de subsidiar os planejamentos diários. Buscamos, assim, propiciar às crianças situações de contato com diferentes gêneros textuais apresentando seus autores, utilizando entonações, pausas, ênfases nas colocações, trabalho com rótulos, releitura do livro, construção de textos coletivos. Como resultado foi possível observar que as situações de leitura podem causar e despertar diferentes emoções nas crianças fazendo-as se manifestarem distintamente em suas ações, pois a partir de um mesmo texto lido, nos fazendo acreditar que as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID, juntamente com as professoras de turma e supervisoras de área com os alunos da Educação Infantil tem papel primordial na construção de leitores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3384710.34117/bjdv7n8-062Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76613-76619Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76613-76619Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76613-766192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33847/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Patrícia dos Santosde Oliveira, Silvana Souza PeresBretanha, Milena Rodrigues RochaNeumann, Carolina Pinheiro2021-09-16T20:49:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33847Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:46.150733Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil |
title |
Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil |
spellingShingle |
Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil Moura, Patrícia dos Santos Educação Infantil Iniciação à Docência Letramento PIBID. |
title_short |
Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil |
title_full |
Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil |
title_fullStr |
Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil |
title_full_unstemmed |
Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil |
title_sort |
Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na educação Infantil / Planificación de la práctica pedagógica en la perspectiva del letramento en la educación infantil |
author |
Moura, Patrícia dos Santos |
author_facet |
Moura, Patrícia dos Santos de Oliveira, Silvana Souza Peres Bretanha, Milena Rodrigues Rocha Neumann, Carolina Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Silvana Souza Peres Bretanha, Milena Rodrigues Rocha Neumann, Carolina Pinheiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Patrícia dos Santos de Oliveira, Silvana Souza Peres Bretanha, Milena Rodrigues Rocha Neumann, Carolina Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Iniciação à Docência Letramento PIBID. |
topic |
Educação Infantil Iniciação à Docência Letramento PIBID. |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas práticas pedagógicas realizadas no âmbito da Educação Infantil na perspectiva do letramento a partir de ações pensadas e organizadas dentro do PIBID em escolas infantis municipais de Jaguarão. A metodologia utilizada baseia-se na construção de um plano de trabalho, anual, organizado e construído, coletivamente, pelo grupo de bolsistas e supervisora com a intenção de subsidiar os planejamentos diários. Buscamos, assim, propiciar às crianças situações de contato com diferentes gêneros textuais apresentando seus autores, utilizando entonações, pausas, ênfases nas colocações, trabalho com rótulos, releitura do livro, construção de textos coletivos. Como resultado foi possível observar que as situações de leitura podem causar e despertar diferentes emoções nas crianças fazendo-as se manifestarem distintamente em suas ações, pois a partir de um mesmo texto lido, nos fazendo acreditar que as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID, juntamente com as professoras de turma e supervisoras de área com os alunos da Educação Infantil tem papel primordial na construção de leitores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33847 10.34117/bjdv7n8-062 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33847 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33847/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 76613-76619 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 76613-76619 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 76613-76619 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645549767753728 |