Material didático no ensino de geografia para surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fábio Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Arruda, Guilherme Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358
Resumo: Com este texto pretendemos apresentar ideias para uma proposta de material didático bilíngue de Geografia, específico para o estudante surdo do ensino básico. Buscamos estabelecer algumas relações que envolvem a Linguística, o Multiculturalismo e os estudos da imagem no referencial teórico de nossa pesquisa. Identificamos, assim, algumas possibilidades e limitações da imagem e da visualidade neste processo e avaliamos a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como suporte físico para as propostas elaboradas. Apesar da previsão legal, partimos de uma realidade em que quase todo o material didático disponível na rede pública, através da distribuição feita pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), se encontra em Língua Portuguesa, a segunda língua (L2) da comunidade surda, o que dificulta o acesso aos textos escritos do livro didático, pouco contribuindo em sua formação escolar. Portanto, a elaboração de material didático bilíngue – que articule a Libras como L1 e a Língua Portuguesa escrita como L2 – é uma necessidade urgente e deve ser entendida como um direito do estudante surdo. 
id CP2-1_d7f58ef47cf61cfcd688f56394173649
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1358
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Material didático no ensino de geografia para surdosSurdezBilinguismoGeografiaMaterial didático.Ensino de GeografiaEducaçãoEducação GeográficaCom este texto pretendemos apresentar ideias para uma proposta de material didático bilíngue de Geografia, específico para o estudante surdo do ensino básico. Buscamos estabelecer algumas relações que envolvem a Linguística, o Multiculturalismo e os estudos da imagem no referencial teórico de nossa pesquisa. Identificamos, assim, algumas possibilidades e limitações da imagem e da visualidade neste processo e avaliamos a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como suporte físico para as propostas elaboradas. Apesar da previsão legal, partimos de uma realidade em que quase todo o material didático disponível na rede pública, através da distribuição feita pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), se encontra em Língua Portuguesa, a segunda língua (L2) da comunidade surda, o que dificulta o acesso aos textos escritos do livro didático, pouco contribuindo em sua formação escolar. Portanto, a elaboração de material didático bilíngue – que articule a Libras como L1 e a Língua Portuguesa escrita como L2 – é uma necessidade urgente e deve ser entendida como um direito do estudante surdo. Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 5 (2016): GIRAMUNDO, QUINTA EDIÇÃO; 103-1102358-446710.33025/grgcp2.v3i5reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358/990Pereira, Fábio RodriguesArruda, Guilherme Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-23T14:13:19Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1358Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-23T14:13:19Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Material didático no ensino de geografia para surdos
title Material didático no ensino de geografia para surdos
spellingShingle Material didático no ensino de geografia para surdos
Pereira, Fábio Rodrigues
Surdez
Bilinguismo
Geografia
Material didático.
Ensino de Geografia
Educação
Educação Geográfica
title_short Material didático no ensino de geografia para surdos
title_full Material didático no ensino de geografia para surdos
title_fullStr Material didático no ensino de geografia para surdos
title_full_unstemmed Material didático no ensino de geografia para surdos
title_sort Material didático no ensino de geografia para surdos
author Pereira, Fábio Rodrigues
author_facet Pereira, Fábio Rodrigues
Arruda, Guilherme Barros
author_role author
author2 Arruda, Guilherme Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fábio Rodrigues
Arruda, Guilherme Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Bilinguismo
Geografia
Material didático.
Ensino de Geografia
Educação
Educação Geográfica
topic Surdez
Bilinguismo
Geografia
Material didático.
Ensino de Geografia
Educação
Educação Geográfica
description Com este texto pretendemos apresentar ideias para uma proposta de material didático bilíngue de Geografia, específico para o estudante surdo do ensino básico. Buscamos estabelecer algumas relações que envolvem a Linguística, o Multiculturalismo e os estudos da imagem no referencial teórico de nossa pesquisa. Identificamos, assim, algumas possibilidades e limitações da imagem e da visualidade neste processo e avaliamos a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como suporte físico para as propostas elaboradas. Apesar da previsão legal, partimos de uma realidade em que quase todo o material didático disponível na rede pública, através da distribuição feita pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), se encontra em Língua Portuguesa, a segunda língua (L2) da comunidade surda, o que dificulta o acesso aos textos escritos do livro didático, pouco contribuindo em sua formação escolar. Portanto, a elaboração de material didático bilíngue – que articule a Libras como L1 e a Língua Portuguesa escrita como L2 – é uma necessidade urgente e deve ser entendida como um direito do estudante surdo. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358/990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 5 (2016): GIRAMUNDO, QUINTA EDIÇÃO; 103-110
2358-4467
10.33025/grgcp2.v3i5
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176681082880