Material didático no ensino de geografia para surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358 |
Resumo: | Com este texto pretendemos apresentar ideias para uma proposta de material didático bilíngue de Geografia, específico para o estudante surdo do ensino básico. Buscamos estabelecer algumas relações que envolvem a Linguística, o Multiculturalismo e os estudos da imagem no referencial teórico de nossa pesquisa. Identificamos, assim, algumas possibilidades e limitações da imagem e da visualidade neste processo e avaliamos a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como suporte físico para as propostas elaboradas. Apesar da previsão legal, partimos de uma realidade em que quase todo o material didático disponível na rede pública, através da distribuição feita pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), se encontra em Língua Portuguesa, a segunda língua (L2) da comunidade surda, o que dificulta o acesso aos textos escritos do livro didático, pouco contribuindo em sua formação escolar. Portanto, a elaboração de material didático bilíngue – que articule a Libras como L1 e a Língua Portuguesa escrita como L2 – é uma necessidade urgente e deve ser entendida como um direito do estudante surdo. |
id |
CP2-1_d7f58ef47cf61cfcd688f56394173649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1358 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Material didático no ensino de geografia para surdosSurdezBilinguismoGeografiaMaterial didático.Ensino de GeografiaEducaçãoEducação GeográficaCom este texto pretendemos apresentar ideias para uma proposta de material didático bilíngue de Geografia, específico para o estudante surdo do ensino básico. Buscamos estabelecer algumas relações que envolvem a Linguística, o Multiculturalismo e os estudos da imagem no referencial teórico de nossa pesquisa. Identificamos, assim, algumas possibilidades e limitações da imagem e da visualidade neste processo e avaliamos a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como suporte físico para as propostas elaboradas. Apesar da previsão legal, partimos de uma realidade em que quase todo o material didático disponível na rede pública, através da distribuição feita pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), se encontra em Língua Portuguesa, a segunda língua (L2) da comunidade surda, o que dificulta o acesso aos textos escritos do livro didático, pouco contribuindo em sua formação escolar. Portanto, a elaboração de material didático bilíngue – que articule a Libras como L1 e a Língua Portuguesa escrita como L2 – é uma necessidade urgente e deve ser entendida como um direito do estudante surdo. Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 5 (2016): GIRAMUNDO, QUINTA EDIÇÃO; 103-1102358-446710.33025/grgcp2.v3i5reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358/990Pereira, Fábio RodriguesArruda, Guilherme Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-23T14:13:19Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1358Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-23T14:13:19Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Material didático no ensino de geografia para surdos |
title |
Material didático no ensino de geografia para surdos |
spellingShingle |
Material didático no ensino de geografia para surdos Pereira, Fábio Rodrigues Surdez Bilinguismo Geografia Material didático. Ensino de Geografia Educação Educação Geográfica |
title_short |
Material didático no ensino de geografia para surdos |
title_full |
Material didático no ensino de geografia para surdos |
title_fullStr |
Material didático no ensino de geografia para surdos |
title_full_unstemmed |
Material didático no ensino de geografia para surdos |
title_sort |
Material didático no ensino de geografia para surdos |
author |
Pereira, Fábio Rodrigues |
author_facet |
Pereira, Fábio Rodrigues Arruda, Guilherme Barros |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Guilherme Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fábio Rodrigues Arruda, Guilherme Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Bilinguismo Geografia Material didático. Ensino de Geografia Educação Educação Geográfica |
topic |
Surdez Bilinguismo Geografia Material didático. Ensino de Geografia Educação Educação Geográfica |
description |
Com este texto pretendemos apresentar ideias para uma proposta de material didático bilíngue de Geografia, específico para o estudante surdo do ensino básico. Buscamos estabelecer algumas relações que envolvem a Linguística, o Multiculturalismo e os estudos da imagem no referencial teórico de nossa pesquisa. Identificamos, assim, algumas possibilidades e limitações da imagem e da visualidade neste processo e avaliamos a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como suporte físico para as propostas elaboradas. Apesar da previsão legal, partimos de uma realidade em que quase todo o material didático disponível na rede pública, através da distribuição feita pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), se encontra em Língua Portuguesa, a segunda língua (L2) da comunidade surda, o que dificulta o acesso aos textos escritos do livro didático, pouco contribuindo em sua formação escolar. Portanto, a elaboração de material didático bilíngue – que articule a Libras como L1 e a Língua Portuguesa escrita como L2 – é uma necessidade urgente e deve ser entendida como um direito do estudante surdo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/1358/990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 3 n. 5 (2016): GIRAMUNDO, QUINTA EDIÇÃO; 103-110 2358-4467 10.33025/grgcp2.v3i5 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176681082880 |