GÊNERO, PODER E ELEIÇÕES NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL FEMINISTA PARA O DEBATE SOBRE A (SUB)REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcia Menezes Thomaz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paz , Mariana Ingrid de Oliveira Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3882
Resumo: O objetivo deste texto é apresentar algumas contribuições que possam subsidiar, no contextoescolar, debates sobre representação feminina na política institucional, levando emconsideração a problematização de temáticas como cidadania, gênero e democracia, tão carasàs aulas de Sociologia no ensino básico. Para tanto, são mobilizadas e discutidas as noções depoder, agência e patriarcado, bem como, as perspectivas teórico-analíticas da socióloga ClaraAraújo e da cientista política Flávia Biroli sobre representação, inserção política e autonomia.Averiguamos que a sub-representação das mulheres na política brasileira tem o fatoreconômico como preponderante. Contudo, muitos esforços têm sido empregados para quebraressa e outras barreiras, como o financiamento de candidaturas femininas e as cotas de gênerona política. Por fim, destacamos que a discussão acerca da noção de sujeitos de direito nademocracia representativa, principalmente em relação às mulheres, na atualidade, constituium tema fundamental na formação escolar, especialmente em um ano eleitoral.
id CP2-1_d8312b9520d5f518f74ee5d5bf6de612
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3882
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling GÊNERO, PODER E ELEIÇÕES NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL FEMINISTA PARA O DEBATE SOBRE A (SUB)REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONALO objetivo deste texto é apresentar algumas contribuições que possam subsidiar, no contextoescolar, debates sobre representação feminina na política institucional, levando emconsideração a problematização de temáticas como cidadania, gênero e democracia, tão carasàs aulas de Sociologia no ensino básico. Para tanto, são mobilizadas e discutidas as noções depoder, agência e patriarcado, bem como, as perspectivas teórico-analíticas da socióloga ClaraAraújo e da cientista política Flávia Biroli sobre representação, inserção política e autonomia.Averiguamos que a sub-representação das mulheres na política brasileira tem o fatoreconômico como preponderante. Contudo, muitos esforços têm sido empregados para quebraressa e outras barreiras, como o financiamento de candidaturas femininas e as cotas de gênerona política. Por fim, destacamos que a discussão acerca da noção de sujeitos de direito nademocracia representativa, principalmente em relação às mulheres, na atualidade, constituium tema fundamental na formação escolar, especialmente em um ano eleitoral.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3882Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 30 (2022): Edição Comemorativa dos 30 anos do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II; 24-421983-007610.33025/rps.vi30reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3882/2413Copyright (c) 2023 Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Marcia Menezes ThomazPaz , Mariana Ingrid de Oliveira Pereira2024-07-22T20:37:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3882Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-07-22T20:37:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO, PODER E ELEIÇÕES NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL FEMINISTA PARA O DEBATE SOBRE A (SUB)REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONAL
title GÊNERO, PODER E ELEIÇÕES NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL FEMINISTA PARA O DEBATE SOBRE A (SUB)REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONAL
spellingShingle GÊNERO, PODER E ELEIÇÕES NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL FEMINISTA PARA O DEBATE SOBRE A (SUB)REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONAL
Pereira, Marcia Menezes Thomaz
title_short GÊNERO, PODER E ELEIÇÕES NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL FEMINISTA PARA O DEBATE SOBRE A (SUB)REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONAL
title_full GÊNERO, PODER E ELEIÇÕES NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL FEMINISTA PARA O DEBATE SOBRE A (SUB)REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONAL
title_fullStr GÊNERO, PODER E ELEIÇÕES NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL FEMINISTA PARA O DEBATE SOBRE A (SUB)REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONAL
title_full_unstemmed GÊNERO, PODER E ELEIÇÕES NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL FEMINISTA PARA O DEBATE SOBRE A (SUB)REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONAL
title_sort GÊNERO, PODER E ELEIÇÕES NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SOCIAL FEMINISTA PARA O DEBATE SOBRE A (SUB)REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONAL
author Pereira, Marcia Menezes Thomaz
author_facet Pereira, Marcia Menezes Thomaz
Paz , Mariana Ingrid de Oliveira Pereira
author_role author
author2 Paz , Mariana Ingrid de Oliveira Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcia Menezes Thomaz
Paz , Mariana Ingrid de Oliveira Pereira
description O objetivo deste texto é apresentar algumas contribuições que possam subsidiar, no contextoescolar, debates sobre representação feminina na política institucional, levando emconsideração a problematização de temáticas como cidadania, gênero e democracia, tão carasàs aulas de Sociologia no ensino básico. Para tanto, são mobilizadas e discutidas as noções depoder, agência e patriarcado, bem como, as perspectivas teórico-analíticas da socióloga ClaraAraújo e da cientista política Flávia Biroli sobre representação, inserção política e autonomia.Averiguamos que a sub-representação das mulheres na política brasileira tem o fatoreconômico como preponderante. Contudo, muitos esforços têm sido empregados para quebraressa e outras barreiras, como o financiamento de candidaturas femininas e as cotas de gênerona política. Por fim, destacamos que a discussão acerca da noção de sujeitos de direito nademocracia representativa, principalmente em relação às mulheres, na atualidade, constituium tema fundamental na formação escolar, especialmente em um ano eleitoral.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3882
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3882/2413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 30 (2022): Edição Comemorativa dos 30 anos do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II; 24-42
1983-0076
10.33025/rps.vi30
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176265846784