A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Silzane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1474
Resumo: Recentemente muito se falou sobre os Direitos Humanos a partir de um recurso do movimento Escola Sem Partido para que a redação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio não fosse zerada, por não seguir os direitos humanos alegando que eles representariam uma visão ideológica”. A decisão do judiciário deu ganho de causa ao movimento. Tal situação gerou grande debate não apenas sobre este movimento e a sua concepção de educação, mas fundamentalmente sobre a história dos Direitos Humanos. De fato, é surpreendente, até mesmo impensável que no mundo contemporâneo alguém ou alguma instituição acione o Judiciário para reivindicar o “direito” a um discurso contra os direitos humanos em uma competição nacional para ingressar na Universidade. Neste artigo, pretendo trazer uma reflexão sobre a importância da Educação em Direitos Humanos para a compreensão e interpretação da realidade em cenários de extrema violência e exclusão social.Palavras chave: Educação, Direitos Humanos, Violência.
id CP2-1_dc8d1b48dec1f5c085686f50b8aca9f8
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1474
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADERecentemente muito se falou sobre os Direitos Humanos a partir de um recurso do movimento Escola Sem Partido para que a redação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio não fosse zerada, por não seguir os direitos humanos alegando que eles representariam uma visão ideológica”. A decisão do judiciário deu ganho de causa ao movimento. Tal situação gerou grande debate não apenas sobre este movimento e a sua concepção de educação, mas fundamentalmente sobre a história dos Direitos Humanos. De fato, é surpreendente, até mesmo impensável que no mundo contemporâneo alguém ou alguma instituição acione o Judiciário para reivindicar o “direito” a um discurso contra os direitos humanos em uma competição nacional para ingressar na Universidade. Neste artigo, pretendo trazer uma reflexão sobre a importância da Educação em Direitos Humanos para a compreensão e interpretação da realidade em cenários de extrema violência e exclusão social.Palavras chave: Educação, Direitos Humanos, Violência.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1474Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 20: Ensino de Sociologia, Direitos Humanos e Educação; 53-651983-007610.33025/rps.v0i20reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1474/1068Carneiro, Silzaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-10T13:38:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1474Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-12-10T13:38:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADE
title A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADE
spellingShingle A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADE
Carneiro, Silzane
title_short A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADE
title_full A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADE
title_fullStr A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADE
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADE
title_sort A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADE
author Carneiro, Silzane
author_facet Carneiro, Silzane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Silzane
description Recentemente muito se falou sobre os Direitos Humanos a partir de um recurso do movimento Escola Sem Partido para que a redação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio não fosse zerada, por não seguir os direitos humanos alegando que eles representariam uma visão ideológica”. A decisão do judiciário deu ganho de causa ao movimento. Tal situação gerou grande debate não apenas sobre este movimento e a sua concepção de educação, mas fundamentalmente sobre a história dos Direitos Humanos. De fato, é surpreendente, até mesmo impensável que no mundo contemporâneo alguém ou alguma instituição acione o Judiciário para reivindicar o “direito” a um discurso contra os direitos humanos em uma competição nacional para ingressar na Universidade. Neste artigo, pretendo trazer uma reflexão sobre a importância da Educação em Direitos Humanos para a compreensão e interpretação da realidade em cenários de extrema violência e exclusão social.Palavras chave: Educação, Direitos Humanos, Violência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1474
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1474/1068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 20: Ensino de Sociologia, Direitos Humanos e Educação; 53-65
1983-0076
10.33025/rps.v0i20
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042175821250560