A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1474 |
Resumo: | Recentemente muito se falou sobre os Direitos Humanos a partir de um recurso do movimento Escola Sem Partido para que a redação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio não fosse zerada, por não seguir os direitos humanos alegando que eles representariam uma visão ideológica”. A decisão do judiciário deu ganho de causa ao movimento. Tal situação gerou grande debate não apenas sobre este movimento e a sua concepção de educação, mas fundamentalmente sobre a história dos Direitos Humanos. De fato, é surpreendente, até mesmo impensável que no mundo contemporâneo alguém ou alguma instituição acione o Judiciário para reivindicar o “direito” a um discurso contra os direitos humanos em uma competição nacional para ingressar na Universidade. Neste artigo, pretendo trazer uma reflexão sobre a importância da Educação em Direitos Humanos para a compreensão e interpretação da realidade em cenários de extrema violência e exclusão social.Palavras chave: Educação, Direitos Humanos, Violência. |
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A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO SENSIBILIDADES E DESENVOLVENDO AUTONOMIA E SOLIDARIEDADERecentemente muito se falou sobre os Direitos Humanos a partir de um recurso do movimento Escola Sem Partido para que a redação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio não fosse zerada, por não seguir os direitos humanos alegando que eles representariam uma visão ideológica”. A decisão do judiciário deu ganho de causa ao movimento. Tal situação gerou grande debate não apenas sobre este movimento e a sua concepção de educação, mas fundamentalmente sobre a história dos Direitos Humanos. De fato, é surpreendente, até mesmo impensável que no mundo contemporâneo alguém ou alguma instituição acione o Judiciário para reivindicar o “direito” a um discurso contra os direitos humanos em uma competição nacional para ingressar na Universidade. Neste artigo, pretendo trazer uma reflexão sobre a importância da Educação em Direitos Humanos para a compreensão e interpretação da realidade em cenários de extrema violência e exclusão social.Palavras chave: Educação, Direitos Humanos, Violência.Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1474Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 20: Ensino de Sociologia, Direitos Humanos e Educação; 53-651983-007610.33025/rps.v0i20reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/1474/1068Carneiro, Silzaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-10T13:38:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1474Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-12-10T13:38:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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