Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816 |
Resumo: | Nesse relato, apresentamos a aplicação de dois produtos didático-geográficos, intitulados Sequência Didática com um jogo de tabuleiro: o meio ambiente do Seridó Potiguar no Ensino Fundamental de Geografia – Anos Iniciais e Jogo de Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. A proposta produziu um jogo de tabuleiro analógico voltado para a leitura espacial do Seridó Potiguar. As abordagens temáticas trabalhadas foram relacionadas a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização de lugares. Percebemos que jogos proporcionam ludicidade e participação do discente no ambiente de ensino-aprendizagem, potencializando a coletividade como forma de aprender e socializar essa aprendizagem. Como resultado, a aplicação dos produtos se mostrou eficaz no ensino e aprendizagem dos estudantes que contribuíram na construção desta pesquisa, implicando em participação e recorrência de dúvidas e abordagens dos conteúdos e temas estudados. |
id |
CP2-1_ddde714a7ec6a021c3bca33d2aea21cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3816 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagensEnsino Fundamental de Geografia - Anos Iniciais. Jogo de Tabuleiro. Sequência didática. Seridó Potiguar. Caatinga.Ensino de GeografiaNesse relato, apresentamos a aplicação de dois produtos didático-geográficos, intitulados Sequência Didática com um jogo de tabuleiro: o meio ambiente do Seridó Potiguar no Ensino Fundamental de Geografia – Anos Iniciais e Jogo de Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. A proposta produziu um jogo de tabuleiro analógico voltado para a leitura espacial do Seridó Potiguar. As abordagens temáticas trabalhadas foram relacionadas a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização de lugares. Percebemos que jogos proporcionam ludicidade e participação do discente no ambiente de ensino-aprendizagem, potencializando a coletividade como forma de aprender e socializar essa aprendizagem. Como resultado, a aplicação dos produtos se mostrou eficaz no ensino e aprendizagem dos estudantes que contribuíram na construção desta pesquisa, implicando em participação e recorrência de dúvidas e abordagens dos conteúdos e temas estudados.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 105-1162358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816/2494Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERNANDES, JESSIANE DANTAS2023-12-31T12:56:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3816Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:56:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens |
title |
Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens |
spellingShingle |
Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens FERNANDES, JESSIANE DANTAS Ensino Fundamental de Geografia - Anos Iniciais. Jogo de Tabuleiro. Sequência didática. Seridó Potiguar. Caatinga. Ensino de Geografia |
title_short |
Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens |
title_full |
Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens |
title_fullStr |
Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens |
title_full_unstemmed |
Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens |
title_sort |
Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens |
author |
FERNANDES, JESSIANE DANTAS |
author_facet |
FERNANDES, JESSIANE DANTAS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, JESSIANE DANTAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental de Geografia - Anos Iniciais. Jogo de Tabuleiro. Sequência didática. Seridó Potiguar. Caatinga. Ensino de Geografia |
topic |
Ensino Fundamental de Geografia - Anos Iniciais. Jogo de Tabuleiro. Sequência didática. Seridó Potiguar. Caatinga. Ensino de Geografia |
description |
Nesse relato, apresentamos a aplicação de dois produtos didático-geográficos, intitulados Sequência Didática com um jogo de tabuleiro: o meio ambiente do Seridó Potiguar no Ensino Fundamental de Geografia – Anos Iniciais e Jogo de Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. A proposta produziu um jogo de tabuleiro analógico voltado para a leitura espacial do Seridó Potiguar. As abordagens temáticas trabalhadas foram relacionadas a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização de lugares. Percebemos que jogos proporcionam ludicidade e participação do discente no ambiente de ensino-aprendizagem, potencializando a coletividade como forma de aprender e socializar essa aprendizagem. Como resultado, a aplicação dos produtos se mostrou eficaz no ensino e aprendizagem dos estudantes que contribuíram na construção desta pesquisa, implicando em participação e recorrência de dúvidas e abordagens dos conteúdos e temas estudados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816/2494 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 105-116 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i17 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177550352384 |