Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, JESSIANE DANTAS
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816
Resumo: Nesse relato, apresentamos a aplicação de dois produtos didático-geográficos, intitulados Sequência Didática com um jogo de tabuleiro: o meio ambiente do Seridó Potiguar no Ensino Fundamental de Geografia – Anos Iniciais e Jogo de Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. A proposta produziu um jogo de tabuleiro analógico voltado para a leitura espacial do Seridó Potiguar. As abordagens temáticas trabalhadas foram relacionadas a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização de lugares. Percebemos que jogos proporcionam ludicidade e participação do discente no ambiente de ensino-aprendizagem, potencializando a coletividade como forma de aprender e socializar essa aprendizagem. Como resultado, a aplicação dos produtos se mostrou eficaz no ensino e aprendizagem dos estudantes que contribuíram na construção desta pesquisa, implicando em participação e recorrência de dúvidas e abordagens dos conteúdos e temas estudados.
id CP2-1_ddde714a7ec6a021c3bca33d2aea21cb
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3816
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagensEnsino Fundamental de Geografia - Anos Iniciais. Jogo de Tabuleiro. Sequência didática. Seridó Potiguar. Caatinga.Ensino de GeografiaNesse relato, apresentamos a aplicação de dois produtos didático-geográficos, intitulados Sequência Didática com um jogo de tabuleiro: o meio ambiente do Seridó Potiguar no Ensino Fundamental de Geografia – Anos Iniciais e Jogo de Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. A proposta produziu um jogo de tabuleiro analógico voltado para a leitura espacial do Seridó Potiguar. As abordagens temáticas trabalhadas foram relacionadas a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização de lugares. Percebemos que jogos proporcionam ludicidade e participação do discente no ambiente de ensino-aprendizagem, potencializando a coletividade como forma de aprender e socializar essa aprendizagem. Como resultado, a aplicação dos produtos se mostrou eficaz no ensino e aprendizagem dos estudantes que contribuíram na construção desta pesquisa, implicando em participação e recorrência de dúvidas e abordagens dos conteúdos e temas estudados.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 105-1162358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816/2494Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERNANDES, JESSIANE DANTAS2023-12-31T12:56:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3816Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:56:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens
title Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens
spellingShingle Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens
FERNANDES, JESSIANE DANTAS
Ensino Fundamental de Geografia - Anos Iniciais. Jogo de Tabuleiro. Sequência didática. Seridó Potiguar. Caatinga.
Ensino de Geografia
title_short Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens
title_full Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens
title_fullStr Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens
title_full_unstemmed Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens
title_sort Um jogo de tabuleiro geográfico sobre o Seridó potiguar como estratégia no fortalecimento das aprendizagens sobre região e paisagens
author FERNANDES, JESSIANE DANTAS
author_facet FERNANDES, JESSIANE DANTAS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, JESSIANE DANTAS
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental de Geografia - Anos Iniciais. Jogo de Tabuleiro. Sequência didática. Seridó Potiguar. Caatinga.
Ensino de Geografia
topic Ensino Fundamental de Geografia - Anos Iniciais. Jogo de Tabuleiro. Sequência didática. Seridó Potiguar. Caatinga.
Ensino de Geografia
description Nesse relato, apresentamos a aplicação de dois produtos didático-geográficos, intitulados Sequência Didática com um jogo de tabuleiro: o meio ambiente do Seridó Potiguar no Ensino Fundamental de Geografia – Anos Iniciais e Jogo de Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. A proposta produziu um jogo de tabuleiro analógico voltado para a leitura espacial do Seridó Potiguar. As abordagens temáticas trabalhadas foram relacionadas a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização de lugares. Percebemos que jogos proporcionam ludicidade e participação do discente no ambiente de ensino-aprendizagem, potencializando a coletividade como forma de aprender e socializar essa aprendizagem. Como resultado, a aplicação dos produtos se mostrou eficaz no ensino e aprendizagem dos estudantes que contribuíram na construção desta pesquisa, implicando em participação e recorrência de dúvidas e abordagens dos conteúdos e temas estudados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3816/2494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 105-116
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i17
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177550352384