Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Francisco Hermínio Ramalho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28580
Resumo: O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade sendo baseado na observação e na experiência. Essa forma de conhecimento antecede a chamada Geografia científica que só se tornou um conhecimento sistematizado no século XIX com os trabalhos de Humboldt e Ritter. No Brasil, a Geografia já era parte integrante dos currículos da educação básica antes da sua institucionalização como ciência. Sua consolidação como disciplina ocorreu no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837 e só veio tornar caráter científico com a criação do primeiro Departamento de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1934. Uma das primeiras formas de institucionalização do saber geográfico no Brasil ocorreu através do livro didático que se apresenta como o material mais utilizado pelos professores e alunos nas escolas de ensino básico do Brasil, especialmente nas escolas da rede pública. Percebe-se que os livros didáticos de Geografia utilizados no Brasil abordam conteúdos generalizados que, na maioria das vezes, não abordam os conteúdos específicos de algumas regiões. Nesse sentindo, os livros regionais surgem com o intuito de servir de auxiliares aos livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação nas escolas públicas. Diante a bibliografia analisada, percebe-se a importância de trabalhar a geografia regional com exemplos locais em sala de aula. Foi constatado que no Rio Grande do Norte existem poucos exemplares de materiais didáticos regionais de Geografia e quando se trata do Seridó Potiguar, não existem materiais didáticos que reproduzem as características peculiares da região em um livro didático de Geografia. A partir dessa afirmativa, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um material textual que verse sobre a Geografia do Seridó Potiguar voltado para os estudantes do ensino fundamental. Do ponto de vista metodológico essa pesquisa foi trabalhada com método indutivo utilizando a abdução, trabalhando com temas locais para que o aluno possa entender os conhecimentos gerais. Desse modo, esse trabalho estruturou-se nas seguintes fases: observações empíricas dos fenômenos, pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e produção do material. Com base nos dados dessa pesquisa, foi elaborado o livro didático intitulado “Geografia do Seridó Potiguar” que apresenta os aspectos físico-naturais e sociais da região buscando reproduzir conteúdos locais voltados para o ensino fundamental. O livro produzido traz uma abordagem para o ensino de Geografia promovendo uma análise sistêmica dos conteúdos, apresentando uma integração entre os conteúdos físico-naturais e sociais com um enfoque regional que atenta para as especificidades da região Seridó Potiguar.
id UFRN_bd638041222655dd5c0b839ecaee4067
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28580
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Francisco Hermínio Ramalho deTroleis, Adriano LimaAraújo, Raimundo Lenilde de2020-03-17T21:58:38Z2020-03-17T21:58:38Z2019-12-16ARAÚJO, Francisco Hermínio Ramalho de. Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28580O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade sendo baseado na observação e na experiência. Essa forma de conhecimento antecede a chamada Geografia científica que só se tornou um conhecimento sistematizado no século XIX com os trabalhos de Humboldt e Ritter. No Brasil, a Geografia já era parte integrante dos currículos da educação básica antes da sua institucionalização como ciência. Sua consolidação como disciplina ocorreu no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837 e só veio tornar caráter científico com a criação do primeiro Departamento de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1934. Uma das primeiras formas de institucionalização do saber geográfico no Brasil ocorreu através do livro didático que se apresenta como o material mais utilizado pelos professores e alunos nas escolas de ensino básico do Brasil, especialmente nas escolas da rede pública. Percebe-se que os livros didáticos de Geografia utilizados no Brasil abordam conteúdos generalizados que, na maioria das vezes, não abordam os conteúdos específicos de algumas regiões. Nesse sentindo, os livros regionais surgem com o intuito de servir de auxiliares aos livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação nas escolas públicas. Diante a bibliografia analisada, percebe-se a importância de trabalhar a geografia regional com exemplos locais em sala de aula. Foi constatado que no Rio Grande do Norte existem poucos exemplares de materiais didáticos regionais de Geografia e quando se trata do Seridó Potiguar, não existem materiais didáticos que reproduzem as características peculiares da região em um livro didático de Geografia. A partir dessa afirmativa, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um material textual que verse sobre a Geografia do Seridó Potiguar voltado para os estudantes do ensino fundamental. Do ponto de vista metodológico essa pesquisa foi trabalhada com método indutivo utilizando a abdução, trabalhando com temas locais para que o aluno possa entender os conhecimentos gerais. Desse modo, esse trabalho estruturou-se nas seguintes fases: observações empíricas dos fenômenos, pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e produção do material. Com base nos dados dessa pesquisa, foi elaborado o livro didático intitulado “Geografia do Seridó Potiguar” que apresenta os aspectos físico-naturais e sociais da região buscando reproduzir conteúdos locais voltados para o ensino fundamental. O livro produzido traz uma abordagem para o ensino de Geografia promovendo uma análise sistêmica dos conteúdos, apresentando uma integração entre os conteúdos físico-naturais e sociais com um enfoque regional que atenta para as especificidades da região Seridó Potiguar.Geographic knowledge arises in the early days of humanity and based on observation and experience. This form of knowledge precedes the so-called scientific geography which only became a systematized knowledge in the nineteenth century with the works of Humboldt and Ritter. In Brazil, geography was already an integral part of basic education curricula prior to its institutionalization as a science. Its consolidation as a discipline took place at the Colégio Pedro II in Rio de Janeiro in 1837 and only became a scientific character with the creation of first Department of Geography at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the Universidade de São Paulo in 1934. One of first forms of institutionalization of geographic knowledge in Brazil occurred through the textbook that presents itself as the most used material by teachers and students in elementary schools in Brazil, especially in public schools. It is noticed that Geography textbooks used in Brazil address generalized content that, in most cases, don‟t address the specific content of some regions. In this sense, the regional books appear to serve as auxiliaries to textbooks provided by Ministry of Education in public schools. Given the bibliography analyzed, we realize the importance of working regional geography with local examples in the classroom. It was found that in Rio Grande do Norte there are few copies of regional geography teaching materials and when it comes to Seridó Potiguar, there are no didactic materials that could be reproduce the peculiar characteristics of the region in a geography textbook. From this statement, the present work aimed to elaborate a textual material that deals with Geography of Seridó Potiguar help at elementary school students. From the methodological view point of this research, was worked with inductive method using abduction, working with local themes so that the student can understand the general knowledge. Thus, this work was structured in the following phases: empirical observations of the phenomena, bibliographical research, fieldwork and production of material. Based on data from this research, the textbook entitled “Geography of Seridó Potiguar” was prepared, which presents the physical-natural and social aspects of the region, seeking to reproduce local contents aimed at elementary school. The book produced brings an approach to the teaching of geography promoting a systemic analysis of contents, presenting an integration between the physical-natural and social contents with a regional focus that pays attention to the specificities of the Seridó Potiguar region.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino de GeografiaSaberes geográficosProdução de livro didático regionalGeografia do Seridó PotiguarElaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdfapplication/pdf24161068https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/1/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdfb5efa0e674c962c4452113bbe67adcecMD51TEXTElaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.txtElaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain323479https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/2/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.txt40f3433234218046bedc2fcbdc045ce9MD52THUMBNAILElaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.jpgElaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/3/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.jpg47574a271d1ffd270c98fb9eaaff71d1MD53123456789/285802020-03-22 04:41:50.721oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28580Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:41:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar
title Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar
spellingShingle Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar
Araújo, Francisco Hermínio Ramalho de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino de Geografia
Saberes geográficos
Produção de livro didático regional
Geografia do Seridó Potiguar
title_short Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar
title_full Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar
title_fullStr Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar
title_full_unstemmed Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar
title_sort Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar
author Araújo, Francisco Hermínio Ramalho de
author_facet Araújo, Francisco Hermínio Ramalho de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Troleis, Adriano Lima
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Raimundo Lenilde de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Francisco Hermínio Ramalho de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino de Geografia
Saberes geográficos
Produção de livro didático regional
Geografia do Seridó Potiguar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Saberes geográficos
Produção de livro didático regional
Geografia do Seridó Potiguar
description O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade sendo baseado na observação e na experiência. Essa forma de conhecimento antecede a chamada Geografia científica que só se tornou um conhecimento sistematizado no século XIX com os trabalhos de Humboldt e Ritter. No Brasil, a Geografia já era parte integrante dos currículos da educação básica antes da sua institucionalização como ciência. Sua consolidação como disciplina ocorreu no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837 e só veio tornar caráter científico com a criação do primeiro Departamento de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1934. Uma das primeiras formas de institucionalização do saber geográfico no Brasil ocorreu através do livro didático que se apresenta como o material mais utilizado pelos professores e alunos nas escolas de ensino básico do Brasil, especialmente nas escolas da rede pública. Percebe-se que os livros didáticos de Geografia utilizados no Brasil abordam conteúdos generalizados que, na maioria das vezes, não abordam os conteúdos específicos de algumas regiões. Nesse sentindo, os livros regionais surgem com o intuito de servir de auxiliares aos livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação nas escolas públicas. Diante a bibliografia analisada, percebe-se a importância de trabalhar a geografia regional com exemplos locais em sala de aula. Foi constatado que no Rio Grande do Norte existem poucos exemplares de materiais didáticos regionais de Geografia e quando se trata do Seridó Potiguar, não existem materiais didáticos que reproduzem as características peculiares da região em um livro didático de Geografia. A partir dessa afirmativa, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um material textual que verse sobre a Geografia do Seridó Potiguar voltado para os estudantes do ensino fundamental. Do ponto de vista metodológico essa pesquisa foi trabalhada com método indutivo utilizando a abdução, trabalhando com temas locais para que o aluno possa entender os conhecimentos gerais. Desse modo, esse trabalho estruturou-se nas seguintes fases: observações empíricas dos fenômenos, pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e produção do material. Com base nos dados dessa pesquisa, foi elaborado o livro didático intitulado “Geografia do Seridó Potiguar” que apresenta os aspectos físico-naturais e sociais da região buscando reproduzir conteúdos locais voltados para o ensino fundamental. O livro produzido traz uma abordagem para o ensino de Geografia promovendo uma análise sistêmica dos conteúdos, apresentando uma integração entre os conteúdos físico-naturais e sociais com um enfoque regional que atenta para as especificidades da região Seridó Potiguar.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-17T21:58:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-17T21:58:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Francisco Hermínio Ramalho de. Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28580
identifier_str_mv ARAÚJO, Francisco Hermínio Ramalho de. Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/1/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/2/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/3/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b5efa0e674c962c4452113bbe67adcec
40f3433234218046bedc2fcbdc045ce9
47574a271d1ffd270c98fb9eaaff71d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832853022670848