Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28580 |
Resumo: | O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade sendo baseado na observação e na experiência. Essa forma de conhecimento antecede a chamada Geografia científica que só se tornou um conhecimento sistematizado no século XIX com os trabalhos de Humboldt e Ritter. No Brasil, a Geografia já era parte integrante dos currículos da educação básica antes da sua institucionalização como ciência. Sua consolidação como disciplina ocorreu no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837 e só veio tornar caráter científico com a criação do primeiro Departamento de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1934. Uma das primeiras formas de institucionalização do saber geográfico no Brasil ocorreu através do livro didático que se apresenta como o material mais utilizado pelos professores e alunos nas escolas de ensino básico do Brasil, especialmente nas escolas da rede pública. Percebe-se que os livros didáticos de Geografia utilizados no Brasil abordam conteúdos generalizados que, na maioria das vezes, não abordam os conteúdos específicos de algumas regiões. Nesse sentindo, os livros regionais surgem com o intuito de servir de auxiliares aos livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação nas escolas públicas. Diante a bibliografia analisada, percebe-se a importância de trabalhar a geografia regional com exemplos locais em sala de aula. Foi constatado que no Rio Grande do Norte existem poucos exemplares de materiais didáticos regionais de Geografia e quando se trata do Seridó Potiguar, não existem materiais didáticos que reproduzem as características peculiares da região em um livro didático de Geografia. A partir dessa afirmativa, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um material textual que verse sobre a Geografia do Seridó Potiguar voltado para os estudantes do ensino fundamental. Do ponto de vista metodológico essa pesquisa foi trabalhada com método indutivo utilizando a abdução, trabalhando com temas locais para que o aluno possa entender os conhecimentos gerais. Desse modo, esse trabalho estruturou-se nas seguintes fases: observações empíricas dos fenômenos, pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e produção do material. Com base nos dados dessa pesquisa, foi elaborado o livro didático intitulado “Geografia do Seridó Potiguar” que apresenta os aspectos físico-naturais e sociais da região buscando reproduzir conteúdos locais voltados para o ensino fundamental. O livro produzido traz uma abordagem para o ensino de Geografia promovendo uma análise sistêmica dos conteúdos, apresentando uma integração entre os conteúdos físico-naturais e sociais com um enfoque regional que atenta para as especificidades da região Seridó Potiguar. |
id |
UFRN_bd638041222655dd5c0b839ecaee4067 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28580 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Francisco Hermínio Ramalho deTroleis, Adriano LimaAraújo, Raimundo Lenilde de2020-03-17T21:58:38Z2020-03-17T21:58:38Z2019-12-16ARAÚJO, Francisco Hermínio Ramalho de. Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28580O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade sendo baseado na observação e na experiência. Essa forma de conhecimento antecede a chamada Geografia científica que só se tornou um conhecimento sistematizado no século XIX com os trabalhos de Humboldt e Ritter. No Brasil, a Geografia já era parte integrante dos currículos da educação básica antes da sua institucionalização como ciência. Sua consolidação como disciplina ocorreu no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837 e só veio tornar caráter científico com a criação do primeiro Departamento de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1934. Uma das primeiras formas de institucionalização do saber geográfico no Brasil ocorreu através do livro didático que se apresenta como o material mais utilizado pelos professores e alunos nas escolas de ensino básico do Brasil, especialmente nas escolas da rede pública. Percebe-se que os livros didáticos de Geografia utilizados no Brasil abordam conteúdos generalizados que, na maioria das vezes, não abordam os conteúdos específicos de algumas regiões. Nesse sentindo, os livros regionais surgem com o intuito de servir de auxiliares aos livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação nas escolas públicas. Diante a bibliografia analisada, percebe-se a importância de trabalhar a geografia regional com exemplos locais em sala de aula. Foi constatado que no Rio Grande do Norte existem poucos exemplares de materiais didáticos regionais de Geografia e quando se trata do Seridó Potiguar, não existem materiais didáticos que reproduzem as características peculiares da região em um livro didático de Geografia. A partir dessa afirmativa, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um material textual que verse sobre a Geografia do Seridó Potiguar voltado para os estudantes do ensino fundamental. Do ponto de vista metodológico essa pesquisa foi trabalhada com método indutivo utilizando a abdução, trabalhando com temas locais para que o aluno possa entender os conhecimentos gerais. Desse modo, esse trabalho estruturou-se nas seguintes fases: observações empíricas dos fenômenos, pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e produção do material. Com base nos dados dessa pesquisa, foi elaborado o livro didático intitulado “Geografia do Seridó Potiguar” que apresenta os aspectos físico-naturais e sociais da região buscando reproduzir conteúdos locais voltados para o ensino fundamental. O livro produzido traz uma abordagem para o ensino de Geografia promovendo uma análise sistêmica dos conteúdos, apresentando uma integração entre os conteúdos físico-naturais e sociais com um enfoque regional que atenta para as especificidades da região Seridó Potiguar.Geographic knowledge arises in the early days of humanity and based on observation and experience. This form of knowledge precedes the so-called scientific geography which only became a systematized knowledge in the nineteenth century with the works of Humboldt and Ritter. In Brazil, geography was already an integral part of basic education curricula prior to its institutionalization as a science. Its consolidation as a discipline took place at the Colégio Pedro II in Rio de Janeiro in 1837 and only became a scientific character with the creation of first Department of Geography at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the Universidade de São Paulo in 1934. One of first forms of institutionalization of geographic knowledge in Brazil occurred through the textbook that presents itself as the most used material by teachers and students in elementary schools in Brazil, especially in public schools. It is noticed that Geography textbooks used in Brazil address generalized content that, in most cases, don‟t address the specific content of some regions. In this sense, the regional books appear to serve as auxiliaries to textbooks provided by Ministry of Education in public schools. Given the bibliography analyzed, we realize the importance of working regional geography with local examples in the classroom. It was found that in Rio Grande do Norte there are few copies of regional geography teaching materials and when it comes to Seridó Potiguar, there are no didactic materials that could be reproduce the peculiar characteristics of the region in a geography textbook. From this statement, the present work aimed to elaborate a textual material that deals with Geography of Seridó Potiguar help at elementary school students. From the methodological view point of this research, was worked with inductive method using abduction, working with local themes so that the student can understand the general knowledge. Thus, this work was structured in the following phases: empirical observations of the phenomena, bibliographical research, fieldwork and production of material. Based on data from this research, the textbook entitled “Geography of Seridó Potiguar” was prepared, which presents the physical-natural and social aspects of the region, seeking to reproduce local contents aimed at elementary school. The book produced brings an approach to the teaching of geography promoting a systemic analysis of contents, presenting an integration between the physical-natural and social contents with a regional focus that pays attention to the specificities of the Seridó Potiguar region.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino de GeografiaSaberes geográficosProdução de livro didático regionalGeografia do Seridó PotiguarElaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALElaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdfapplication/pdf24161068https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/1/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdfb5efa0e674c962c4452113bbe67adcecMD51TEXTElaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.txtElaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain323479https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/2/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.txt40f3433234218046bedc2fcbdc045ce9MD52THUMBNAILElaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.jpgElaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/3/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.jpg47574a271d1ffd270c98fb9eaaff71d1MD53123456789/285802020-03-22 04:41:50.721oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28580Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:41:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar |
title |
Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar |
spellingShingle |
Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar Araújo, Francisco Hermínio Ramalho de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Ensino de Geografia Saberes geográficos Produção de livro didático regional Geografia do Seridó Potiguar |
title_short |
Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar |
title_full |
Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar |
title_fullStr |
Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar |
title_full_unstemmed |
Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar |
title_sort |
Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar |
author |
Araújo, Francisco Hermínio Ramalho de |
author_facet |
Araújo, Francisco Hermínio Ramalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Troleis, Adriano Lima |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, Raimundo Lenilde de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Francisco Hermínio Ramalho de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Ensino de Geografia Saberes geográficos Produção de livro didático regional Geografia do Seridó Potiguar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Saberes geográficos Produção de livro didático regional Geografia do Seridó Potiguar |
description |
O conhecimento geográfico surge nos primórdios da humanidade sendo baseado na observação e na experiência. Essa forma de conhecimento antecede a chamada Geografia científica que só se tornou um conhecimento sistematizado no século XIX com os trabalhos de Humboldt e Ritter. No Brasil, a Geografia já era parte integrante dos currículos da educação básica antes da sua institucionalização como ciência. Sua consolidação como disciplina ocorreu no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1837 e só veio tornar caráter científico com a criação do primeiro Departamento de Geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1934. Uma das primeiras formas de institucionalização do saber geográfico no Brasil ocorreu através do livro didático que se apresenta como o material mais utilizado pelos professores e alunos nas escolas de ensino básico do Brasil, especialmente nas escolas da rede pública. Percebe-se que os livros didáticos de Geografia utilizados no Brasil abordam conteúdos generalizados que, na maioria das vezes, não abordam os conteúdos específicos de algumas regiões. Nesse sentindo, os livros regionais surgem com o intuito de servir de auxiliares aos livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação nas escolas públicas. Diante a bibliografia analisada, percebe-se a importância de trabalhar a geografia regional com exemplos locais em sala de aula. Foi constatado que no Rio Grande do Norte existem poucos exemplares de materiais didáticos regionais de Geografia e quando se trata do Seridó Potiguar, não existem materiais didáticos que reproduzem as características peculiares da região em um livro didático de Geografia. A partir dessa afirmativa, o presente trabalho teve como objetivo elaborar um material textual que verse sobre a Geografia do Seridó Potiguar voltado para os estudantes do ensino fundamental. Do ponto de vista metodológico essa pesquisa foi trabalhada com método indutivo utilizando a abdução, trabalhando com temas locais para que o aluno possa entender os conhecimentos gerais. Desse modo, esse trabalho estruturou-se nas seguintes fases: observações empíricas dos fenômenos, pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e produção do material. Com base nos dados dessa pesquisa, foi elaborado o livro didático intitulado “Geografia do Seridó Potiguar” que apresenta os aspectos físico-naturais e sociais da região buscando reproduzir conteúdos locais voltados para o ensino fundamental. O livro produzido traz uma abordagem para o ensino de Geografia promovendo uma análise sistêmica dos conteúdos, apresentando uma integração entre os conteúdos físico-naturais e sociais com um enfoque regional que atenta para as especificidades da região Seridó Potiguar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-17T21:58:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-17T21:58:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Francisco Hermínio Ramalho de. Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28580 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Francisco Hermínio Ramalho de. Elaboração do livro didático: Geografia do Seridó potiguar. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/1/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/2/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28580/3/Elaboracaolivrodidatico_Araujo_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b5efa0e674c962c4452113bbe67adcec 40f3433234218046bedc2fcbdc045ce9 47574a271d1ffd270c98fb9eaaff71d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832853022670848 |