O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catta Preta, Luziana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1693
Resumo: O presente artigo se propõe a fazer uma breve reflexão sobre o ensino de Língua Espanhola no Colégio Pedro II, a fim de discutir o lugar ocupado pelo Espanhol como disciplina escolar na Educação Básica. Para tanto, considero também a posição do espanhol nos âmbitos estaduais e municipais do Rio de Janeiro. Com este propósito, tomo como embasamento teórico as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/61 e 5692/71, a Lei do espanhol 11.161/2005 e os Decretos que versam sobre o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Ademais, este artigo toma como aporte dados já documentados em LEFFA (1999), DAHER (2006), PARAQUETT (2006, 2009) e FREITAS (2010) acerca da trajetória dessa disciplina no currículo das escolas brasileiras. A partir da discussão aqui promovida, é possível constatar que o espanhol no Colégio Pedro II se mostra resistente ao quadro apresentado pela atual esfera governamental e que novos estudos serão importantes para uma transformação nesse cenário que a Língua Espanhola vem atravessando na educação brasileira.
id CP2-1_df7a912e70a0b08d3011a5b514086bcb
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1693
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistênciaO presente artigo se propõe a fazer uma breve reflexão sobre o ensino de Língua Espanhola no Colégio Pedro II, a fim de discutir o lugar ocupado pelo Espanhol como disciplina escolar na Educação Básica. Para tanto, considero também a posição do espanhol nos âmbitos estaduais e municipais do Rio de Janeiro. Com este propósito, tomo como embasamento teórico as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/61 e 5692/71, a Lei do espanhol 11.161/2005 e os Decretos que versam sobre o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Ademais, este artigo toma como aporte dados já documentados em LEFFA (1999), DAHER (2006), PARAQUETT (2006, 2009) e FREITAS (2010) acerca da trajetória dessa disciplina no currículo das escolas brasileiras. A partir da discussão aqui promovida, é possível constatar que o espanhol no Colégio Pedro II se mostra resistente ao quadro apresentado pela atual esfera governamental e que novos estudos serão importantes para uma transformação nesse cenário que a Língua Espanhola vem atravessando na educação brasileira.Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1693Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2018): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II25954792reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1693/1214Catta Preta, Luzianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T10:10:01Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1693Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-10-21T10:10:01Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência
title O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência
spellingShingle O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência
Catta Preta, Luziana
title_short O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência
title_full O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência
title_fullStr O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência
title_full_unstemmed O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência
title_sort O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência
author Catta Preta, Luziana
author_facet Catta Preta, Luziana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catta Preta, Luziana
description O presente artigo se propõe a fazer uma breve reflexão sobre o ensino de Língua Espanhola no Colégio Pedro II, a fim de discutir o lugar ocupado pelo Espanhol como disciplina escolar na Educação Básica. Para tanto, considero também a posição do espanhol nos âmbitos estaduais e municipais do Rio de Janeiro. Com este propósito, tomo como embasamento teórico as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/61 e 5692/71, a Lei do espanhol 11.161/2005 e os Decretos que versam sobre o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Ademais, este artigo toma como aporte dados já documentados em LEFFA (1999), DAHER (2006), PARAQUETT (2006, 2009) e FREITAS (2010) acerca da trajetória dessa disciplina no currículo das escolas brasileiras. A partir da discussão aqui promovida, é possível constatar que o espanhol no Colégio Pedro II se mostra resistente ao quadro apresentado pela atual esfera governamental e que novos estudos serão importantes para uma transformação nesse cenário que a Língua Espanhola vem atravessando na educação brasileira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1693
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1693/1214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2018): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
25954792
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181877825536