O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1693 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a fazer uma breve reflexão sobre o ensino de Língua Espanhola no Colégio Pedro II, a fim de discutir o lugar ocupado pelo Espanhol como disciplina escolar na Educação Básica. Para tanto, considero também a posição do espanhol nos âmbitos estaduais e municipais do Rio de Janeiro. Com este propósito, tomo como embasamento teórico as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/61 e 5692/71, a Lei do espanhol 11.161/2005 e os Decretos que versam sobre o ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Ademais, este artigo toma como aporte dados já documentados em LEFFA (1999), DAHER (2006), PARAQUETT (2006, 2009) e FREITAS (2010) acerca da trajetória dessa disciplina no currículo das escolas brasileiras. A partir da discussão aqui promovida, é possível constatar que o espanhol no Colégio Pedro II se mostra resistente ao quadro apresentado pela atual esfera governamental e que novos estudos serão importantes para uma transformação nesse cenário que a Língua Espanhola vem atravessando na educação brasileira. |
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