Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Vera
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca de práticas de contação de histórias no contexto escolar trazendo um recorte das experiências vividas no projeto apresentado ao Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II (CREIR-CPII). Além de o texto evidenciar os encontros com as crianças, propondo uma aproximação da ótica do leitor/ouvinte, as discussões sobre a temática durante uma oficina de contação de histórias, com professores do Programa de Residência Docente (PRD), também contribuíram para uma breve reflexão sobre a importância da literatura, da leitura e da contação de histórias na primeira etapa da Educação Básica. Um dos caminhos encontrados para a condução das reflexões foi o resgate da prática da contação de histórias como prática cultural em contextos escolares.
id CP2-1_dff54c349dedf71da31cbdf51952b0e8
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1839
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolaresEducação Infantilpráticas pedagógicascontação de histórias.Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca de práticas de contação de histórias no contexto escolar trazendo um recorte das experiências vividas no projeto apresentado ao Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II (CREIR-CPII). Além de o texto evidenciar os encontros com as crianças, propondo uma aproximação da ótica do leitor/ouvinte, as discussões sobre a temática durante uma oficina de contação de histórias, com professores do Programa de Residência Docente (PRD), também contribuíram para uma breve reflexão sobre a importância da literatura, da leitura e da contação de histórias na primeira etapa da Educação Básica. Um dos caminhos encontrados para a condução das reflexões foi o resgate da prática da contação de histórias como prática cultural em contextos escolares.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839/2117Moura, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-26T11:17:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1839Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-26T11:17:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares
title Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares
spellingShingle Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares
Moura, Vera
Educação Infantil
práticas pedagógicas
contação de histórias.
title_short Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares
title_full Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares
title_fullStr Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares
title_full_unstemmed Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares
title_sort Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares
author Moura, Vera
author_facet Moura, Vera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
práticas pedagógicas
contação de histórias.
topic Educação Infantil
práticas pedagógicas
contação de histórias.
description Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca de práticas de contação de histórias no contexto escolar trazendo um recorte das experiências vividas no projeto apresentado ao Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II (CREIR-CPII). Além de o texto evidenciar os encontros com as crianças, propondo uma aproximação da ótica do leitor/ouvinte, as discussões sobre a temática durante uma oficina de contação de histórias, com professores do Programa de Residência Docente (PRD), também contribuíram para uma breve reflexão sobre a importância da literatura, da leitura e da contação de histórias na primeira etapa da Educação Básica. Um dos caminhos encontrados para a condução das reflexões foi o resgate da prática da contação de histórias como prática cultural em contextos escolares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839/2117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177988657152