Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca de práticas de contação de histórias no contexto escolar trazendo um recorte das experiências vividas no projeto apresentado ao Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II (CREIR-CPII). Além de o texto evidenciar os encontros com as crianças, propondo uma aproximação da ótica do leitor/ouvinte, as discussões sobre a temática durante uma oficina de contação de histórias, com professores do Programa de Residência Docente (PRD), também contribuíram para uma breve reflexão sobre a importância da literatura, da leitura e da contação de histórias na primeira etapa da Educação Básica. Um dos caminhos encontrados para a condução das reflexões foi o resgate da prática da contação de histórias como prática cultural em contextos escolares. |
id |
CP2-1_dff54c349dedf71da31cbdf51952b0e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1839 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolaresEducação Infantilpráticas pedagógicascontação de histórias.Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca de práticas de contação de histórias no contexto escolar trazendo um recorte das experiências vividas no projeto apresentado ao Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II (CREIR-CPII). Além de o texto evidenciar os encontros com as crianças, propondo uma aproximação da ótica do leitor/ouvinte, as discussões sobre a temática durante uma oficina de contação de histórias, com professores do Programa de Residência Docente (PRD), também contribuíram para uma breve reflexão sobre a importância da literatura, da leitura e da contação de histórias na primeira etapa da Educação Básica. Um dos caminhos encontrados para a condução das reflexões foi o resgate da prática da contação de histórias como prática cultural em contextos escolares.Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839/2117Moura, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-26T11:17:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1839Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-26T11:17:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares |
title |
Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares |
spellingShingle |
Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares Moura, Vera Educação Infantil práticas pedagógicas contação de histórias. |
title_short |
Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares |
title_full |
Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares |
title_fullStr |
Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares |
title_full_unstemmed |
Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares |
title_sort |
Práticas de contação de histórias na Educação Infantil: as sutilezas de uma arte milenar em contextos escolares |
author |
Moura, Vera |
author_facet |
Moura, Vera |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Vera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil práticas pedagógicas contação de histórias. |
topic |
Educação Infantil práticas pedagógicas contação de histórias. |
description |
Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca de práticas de contação de histórias no contexto escolar trazendo um recorte das experiências vividas no projeto apresentado ao Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II (CREIR-CPII). Além de o texto evidenciar os encontros com as crianças, propondo uma aproximação da ótica do leitor/ouvinte, as discussões sobre a temática durante uma oficina de contação de histórias, com professores do Programa de Residência Docente (PRD), também contribuíram para uma breve reflexão sobre a importância da literatura, da leitura e da contação de histórias na primeira etapa da Educação Básica. Um dos caminhos encontrados para a condução das reflexões foi o resgate da prática da contação de histórias como prática cultural em contextos escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/1839/2117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 3 n. 3 (2018) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177988657152 |