DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e fundamentada nas propostas dos conteúdos específicos de dança dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1997b) e de Artes (BRASIL, 1997a). A partir de um diálogo significativo entre o repertório de dança do universo cultural dos estudantes pesquisados, a Dança do Passinho, e o Frevo, repertório de dança pernambucana, emergiu o seguinte problema: como desenvolver o conteúdo dança enquanto proposta pedagógica nas aulas de Educação Física escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para que o aluno se aproprie de nossas e/ou novas culturas? O objetivo do trabalhofoi verificar as possibilidades práticas de trabalho com dança nas aulas de Educação Física de uma turma de 3˚ ano de escolaridade de uma escola da Rede Municipal de Nova Iguaçu.Na organização desse estudo, aplicou-se uma pesquisa-ação cujo plano de ação foi estruturado em sete encontros, totalizando um mês de projeto. Esse trabalho viabilizou a ampliação do repertório cultural do educando, a compreensão do conceito de historicidade intrínseca nas danças em estudo e a vivência de conteúdos de dança tais como reconhecimento de ritmos, exploração do espaço e improvisação em dança. |
id |
CP2-1_e64a5485b272d734026c80aa0f4b03af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1106 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do FrevoEducação FísicaCultura CorporalDançaDança do PassinhoTrata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e fundamentada nas propostas dos conteúdos específicos de dança dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1997b) e de Artes (BRASIL, 1997a). A partir de um diálogo significativo entre o repertório de dança do universo cultural dos estudantes pesquisados, a Dança do Passinho, e o Frevo, repertório de dança pernambucana, emergiu o seguinte problema: como desenvolver o conteúdo dança enquanto proposta pedagógica nas aulas de Educação Física escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para que o aluno se aproprie de nossas e/ou novas culturas? O objetivo do trabalhofoi verificar as possibilidades práticas de trabalho com dança nas aulas de Educação Física de uma turma de 3˚ ano de escolaridade de uma escola da Rede Municipal de Nova Iguaçu.Na organização desse estudo, aplicou-se uma pesquisa-ação cujo plano de ação foi estruturado em sete encontros, totalizando um mês de projeto. Esse trabalho viabilizou a ampliação do repertório cultural do educando, a compreensão do conceito de historicidade intrínseca nas danças em estudo e a vivência de conteúdos de dança tais como reconhecimento de ritmos, exploração do espaço e improvisação em dança. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 1 (2020): JAN/JUN 2020; 23-382525-591610.33025/tefe.v5i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106/pdf_14Maria, VanessaAzevedo, Ivone Overney Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-11T15:51:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1106Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-06-11T15:51:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo |
title |
DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo |
spellingShingle |
DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo Maria, Vanessa Educação Física Cultura Corporal Dança Dança do Passinho |
title_short |
DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo |
title_full |
DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo |
title_fullStr |
DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo |
title_full_unstemmed |
DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo |
title_sort |
DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo |
author |
Maria, Vanessa |
author_facet |
Maria, Vanessa Azevedo, Ivone Overney Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Ivone Overney Santos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria, Vanessa Azevedo, Ivone Overney Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Cultura Corporal Dança Dança do Passinho |
topic |
Educação Física Cultura Corporal Dança Dança do Passinho |
description |
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e fundamentada nas propostas dos conteúdos específicos de dança dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1997b) e de Artes (BRASIL, 1997a). A partir de um diálogo significativo entre o repertório de dança do universo cultural dos estudantes pesquisados, a Dança do Passinho, e o Frevo, repertório de dança pernambucana, emergiu o seguinte problema: como desenvolver o conteúdo dança enquanto proposta pedagógica nas aulas de Educação Física escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para que o aluno se aproprie de nossas e/ou novas culturas? O objetivo do trabalhofoi verificar as possibilidades práticas de trabalho com dança nas aulas de Educação Física de uma turma de 3˚ ano de escolaridade de uma escola da Rede Municipal de Nova Iguaçu.Na organização desse estudo, aplicou-se uma pesquisa-ação cujo plano de ação foi estruturado em sete encontros, totalizando um mês de projeto. Esse trabalho viabilizou a ampliação do repertório cultural do educando, a compreensão do conceito de historicidade intrínseca nas danças em estudo e a vivência de conteúdos de dança tais como reconhecimento de ritmos, exploração do espaço e improvisação em dança. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106/pdf_14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 1 (2020): JAN/JUN 2020; 23-38 2525-5916 10.33025/tefe.v5i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178361950208 |