DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, Vanessa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Azevedo, Ivone Overney Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e fundamentada nas propostas dos conteúdos específicos de dança dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1997b) e de Artes (BRASIL, 1997a). A partir de um diálogo significativo entre o repertório de dança do universo cultural dos estudantes pesquisados, a Dança do Passinho, e o Frevo, repertório de dança pernambucana, emergiu o seguinte problema: como desenvolver o conteúdo dança enquanto proposta pedagógica nas aulas de Educação Física escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para que o aluno se aproprie de nossas e/ou novas culturas? O objetivo do trabalhofoi verificar as possibilidades práticas de trabalho com dança nas aulas de Educação Física de uma turma de 3˚ ano de escolaridade de uma escola da Rede Municipal de Nova Iguaçu.Na organização desse estudo, aplicou-se uma pesquisa-ação cujo plano de ação foi estruturado em sete encontros, totalizando um mês de projeto. Esse trabalho viabilizou a ampliação do repertório cultural do educando, a compreensão do conceito de historicidade intrínseca nas danças em estudo e a vivência de conteúdos de dança tais como reconhecimento de ritmos, exploração do espaço e improvisação em dança.
id CP2-1_e64a5485b272d734026c80aa0f4b03af
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1106
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do FrevoEducação FísicaCultura CorporalDançaDança do PassinhoTrata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e fundamentada nas propostas dos conteúdos específicos de dança dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1997b) e de Artes (BRASIL, 1997a). A partir de um diálogo significativo entre o repertório de dança do universo cultural dos estudantes pesquisados, a Dança do Passinho, e o Frevo, repertório de dança pernambucana, emergiu o seguinte problema: como desenvolver o conteúdo dança enquanto proposta pedagógica nas aulas de Educação Física escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para que o aluno se aproprie de nossas e/ou novas culturas? O objetivo do trabalhofoi verificar as possibilidades práticas de trabalho com dança nas aulas de Educação Física de uma turma de 3˚ ano de escolaridade de uma escola da Rede Municipal de Nova Iguaçu.Na organização desse estudo, aplicou-se uma pesquisa-ação cujo plano de ação foi estruturado em sete encontros, totalizando um mês de projeto. Esse trabalho viabilizou a ampliação do repertório cultural do educando, a compreensão do conceito de historicidade intrínseca nas danças em estudo e a vivência de conteúdos de dança tais como reconhecimento de ritmos, exploração do espaço e improvisação em dança. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 1 (2020): JAN/JUN 2020; 23-382525-591610.33025/tefe.v5i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106/pdf_14Maria, VanessaAzevedo, Ivone Overney Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-11T15:51:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1106Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-06-11T15:51:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo
title DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo
spellingShingle DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo
Maria, Vanessa
Educação Física
Cultura Corporal
Dança
Dança do Passinho
title_short DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo
title_full DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo
title_fullStr DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo
title_full_unstemmed DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo
title_sort DANÇA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: da Batalha do Passinho à Batalha do Frevo
author Maria, Vanessa
author_facet Maria, Vanessa
Azevedo, Ivone Overney Santos de
author_role author
author2 Azevedo, Ivone Overney Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria, Vanessa
Azevedo, Ivone Overney Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Cultura Corporal
Dança
Dança do Passinho
topic Educação Física
Cultura Corporal
Dança
Dança do Passinho
description Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e fundamentada nas propostas dos conteúdos específicos de dança dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 1997b) e de Artes (BRASIL, 1997a). A partir de um diálogo significativo entre o repertório de dança do universo cultural dos estudantes pesquisados, a Dança do Passinho, e o Frevo, repertório de dança pernambucana, emergiu o seguinte problema: como desenvolver o conteúdo dança enquanto proposta pedagógica nas aulas de Educação Física escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para que o aluno se aproprie de nossas e/ou novas culturas? O objetivo do trabalhofoi verificar as possibilidades práticas de trabalho com dança nas aulas de Educação Física de uma turma de 3˚ ano de escolaridade de uma escola da Rede Municipal de Nova Iguaçu.Na organização desse estudo, aplicou-se uma pesquisa-ação cujo plano de ação foi estruturado em sete encontros, totalizando um mês de projeto. Esse trabalho viabilizou a ampliação do repertório cultural do educando, a compreensão do conceito de historicidade intrínseca nas danças em estudo e a vivência de conteúdos de dança tais como reconhecimento de ritmos, exploração do espaço e improvisação em dança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1106/pdf_14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 1 (2020): JAN/JUN 2020; 23-38
2525-5916
10.33025/tefe.v5i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178361950208