DUPLA JORNADA NO ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO: O CASO DOS ATLETAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Iuri Scremin de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Fernando Bernardes, Silva, Pedro Romualdo da, Costa, Felipe Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2087
Resumo: Aos atletas estudantes que dividem seu tempo entre atividades esportivas e escolares, o termo Dupla Carreira define o ato de conciliar formação educacional e o esporte de alto rendimento (EAR). A literatura internacional sobre Dupla Carreira compartilha do entendimento holístico, buscando o ambiente adequado para o desenvolvimento esportivo, pessoal e acadêmico, vislumbrando a preparação para a vida pós EAR. Se a especialização precoce se encontra principalmente concomitante ao ensino básico, o auge desses atletas está no período em que ingressam no ensino superior. Objetivo: Conhecer o estudante atleta da Universidade de Brasília (UnB), no âmbito socioeconômico, acadêmico e esportivo. Métodos: A partir da população de 213 estudantes que representaram a UnB no ano de 2017, foi aplicado um questionário estruturado com 46 perguntas na plataforma Google Forms, para identificar as principais condições tensões presentes na dupla jornada dos estudantes da UnB. A amostra foi composta por 37 mulheres e 19 homens com média de 21,94 e 21,63 anos, respectivamente. Resultados: Os resultados ilustram a conciliação como prática incorporada pelos estudantes atletas que declaram relativa compatibilidade entre as jornadas e apresentam desempenho acadêmico elevado e amparo socioeconômico da família além do recebimento do Bolsa Atleta UnB (BA-UnB). No entanto a amostra discorda quanto às condições de treino na universidade, relatam preconceito e incompreensão por parte do corpo discente e docente, respectivamente, quanto à condição de atleta estudante. Conclusão: Mais importante que o auxílio financeiro é a manutenção e desenvolvimento das condições de treinamento e a compreensão do corpo docente sobre dupla jornada. Para além do esporte de representação, não podemos descuidar para existência do EAR dentro da UnB. Logo, regulamentações específicas devem ser estudadas e eleitas baseadas no regime de direitos e deveres a todos os envolvidos, sejam com o esporte, sejam com a vida acadêmica.  
id CP2-1_e9a95409b335bb35390748cc159f1248
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2087
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling DUPLA JORNADA NO ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO: O CASO DOS ATLETAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIAEstudantePsicologia do EsporteUniversidadesEducação Superior.Aos atletas estudantes que dividem seu tempo entre atividades esportivas e escolares, o termo Dupla Carreira define o ato de conciliar formação educacional e o esporte de alto rendimento (EAR). A literatura internacional sobre Dupla Carreira compartilha do entendimento holístico, buscando o ambiente adequado para o desenvolvimento esportivo, pessoal e acadêmico, vislumbrando a preparação para a vida pós EAR. Se a especialização precoce se encontra principalmente concomitante ao ensino básico, o auge desses atletas está no período em que ingressam no ensino superior. Objetivo: Conhecer o estudante atleta da Universidade de Brasília (UnB), no âmbito socioeconômico, acadêmico e esportivo. Métodos: A partir da população de 213 estudantes que representaram a UnB no ano de 2017, foi aplicado um questionário estruturado com 46 perguntas na plataforma Google Forms, para identificar as principais condições tensões presentes na dupla jornada dos estudantes da UnB. A amostra foi composta por 37 mulheres e 19 homens com média de 21,94 e 21,63 anos, respectivamente. Resultados: Os resultados ilustram a conciliação como prática incorporada pelos estudantes atletas que declaram relativa compatibilidade entre as jornadas e apresentam desempenho acadêmico elevado e amparo socioeconômico da família além do recebimento do Bolsa Atleta UnB (BA-UnB). No entanto a amostra discorda quanto às condições de treino na universidade, relatam preconceito e incompreensão por parte do corpo discente e docente, respectivamente, quanto à condição de atleta estudante. Conclusão: Mais importante que o auxílio financeiro é a manutenção e desenvolvimento das condições de treinamento e a compreensão do corpo docente sobre dupla jornada. Para além do esporte de representação, não podemos descuidar para existência do EAR dentro da UnB. Logo, regulamentações específicas devem ser estudadas e eleitas baseadas no regime de direitos e deveres a todos os envolvidos, sejam com o esporte, sejam com a vida acadêmica.  Imperial Editora do Colégio Pedro II2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2087Temas em Educação Física Escolar; v. 3 n. 1 (2018): V Encontro de Educação Física Escolar; 19-352525-591610.33025/tefe.v3i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2087/1411Miranda, Iuri Scremin deMartins, Fernando BernardesSilva, Pedro Romualdo daCosta, Felipe Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-11T16:51:20Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2087Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-06-11T16:51:20Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv DUPLA JORNADA NO ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO: O CASO DOS ATLETAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
title DUPLA JORNADA NO ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO: O CASO DOS ATLETAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
spellingShingle DUPLA JORNADA NO ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO: O CASO DOS ATLETAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Miranda, Iuri Scremin de
Estudante
Psicologia do Esporte
Universidades
Educação Superior.
title_short DUPLA JORNADA NO ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO: O CASO DOS ATLETAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
title_full DUPLA JORNADA NO ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO: O CASO DOS ATLETAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
title_fullStr DUPLA JORNADA NO ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO: O CASO DOS ATLETAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
title_full_unstemmed DUPLA JORNADA NO ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO: O CASO DOS ATLETAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
title_sort DUPLA JORNADA NO ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO: O CASO DOS ATLETAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
author Miranda, Iuri Scremin de
author_facet Miranda, Iuri Scremin de
Martins, Fernando Bernardes
Silva, Pedro Romualdo da
Costa, Felipe Rodrigues da
author_role author
author2 Martins, Fernando Bernardes
Silva, Pedro Romualdo da
Costa, Felipe Rodrigues da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Iuri Scremin de
Martins, Fernando Bernardes
Silva, Pedro Romualdo da
Costa, Felipe Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante
Psicologia do Esporte
Universidades
Educação Superior.
topic Estudante
Psicologia do Esporte
Universidades
Educação Superior.
description Aos atletas estudantes que dividem seu tempo entre atividades esportivas e escolares, o termo Dupla Carreira define o ato de conciliar formação educacional e o esporte de alto rendimento (EAR). A literatura internacional sobre Dupla Carreira compartilha do entendimento holístico, buscando o ambiente adequado para o desenvolvimento esportivo, pessoal e acadêmico, vislumbrando a preparação para a vida pós EAR. Se a especialização precoce se encontra principalmente concomitante ao ensino básico, o auge desses atletas está no período em que ingressam no ensino superior. Objetivo: Conhecer o estudante atleta da Universidade de Brasília (UnB), no âmbito socioeconômico, acadêmico e esportivo. Métodos: A partir da população de 213 estudantes que representaram a UnB no ano de 2017, foi aplicado um questionário estruturado com 46 perguntas na plataforma Google Forms, para identificar as principais condições tensões presentes na dupla jornada dos estudantes da UnB. A amostra foi composta por 37 mulheres e 19 homens com média de 21,94 e 21,63 anos, respectivamente. Resultados: Os resultados ilustram a conciliação como prática incorporada pelos estudantes atletas que declaram relativa compatibilidade entre as jornadas e apresentam desempenho acadêmico elevado e amparo socioeconômico da família além do recebimento do Bolsa Atleta UnB (BA-UnB). No entanto a amostra discorda quanto às condições de treino na universidade, relatam preconceito e incompreensão por parte do corpo discente e docente, respectivamente, quanto à condição de atleta estudante. Conclusão: Mais importante que o auxílio financeiro é a manutenção e desenvolvimento das condições de treinamento e a compreensão do corpo docente sobre dupla jornada. Para além do esporte de representação, não podemos descuidar para existência do EAR dentro da UnB. Logo, regulamentações específicas devem ser estudadas e eleitas baseadas no regime de direitos e deveres a todos os envolvidos, sejam com o esporte, sejam com a vida acadêmica.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2087
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2087/1411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 3 n. 1 (2018): V Encontro de Educação Física Escolar; 19-35
2525-5916
10.33025/tefe.v3i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178388164608