Compondo no MUSESCORE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cecília
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pedro, Márcia Valpassos, D'Escoffier, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291
Resumo: O presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental que teve como objetivo principal a criação de produções audiovisuais a partir da utilização de um software gratuito de edição e criação de partituras, MuseScore, para o desenvolvimento de trechos musicais originais. Ao longo do projeto foram usados outros recursos para relacionar a produção musical com a produção sonora e audiovisual. A parceria entre Informática Educativa e Educação Musical auxiliou na aquisição do domínio da escrita, por meio da vivência sonora que o software propiciou. Este projeto mostrou ser possível trabalhar conteúdos curriculares de educação musical com uma nova abordagem pedagógica, explorando a criatividade e motivação dos alunos, utilizando-se a integração de diversas formas de representação do conhecimento, tais como: partituras musicais, sons, imagens e vídeos.
id CP2-1_e9dafc41e626815dafdb883571702446
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1291
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Compondo no MUSESCOREO presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental que teve como objetivo principal a criação de produções audiovisuais a partir da utilização de um software gratuito de edição e criação de partituras, MuseScore, para o desenvolvimento de trechos musicais originais. Ao longo do projeto foram usados outros recursos para relacionar a produção musical com a produção sonora e audiovisual. A parceria entre Informática Educativa e Educação Musical auxiliou na aquisição do domínio da escrita, por meio da vivência sonora que o software propiciou. Este projeto mostrou ser possível trabalhar conteúdos curriculares de educação musical com uma nova abordagem pedagógica, explorando a criatividade e motivação dos alunos, utilizando-se a integração de diversas formas de representação do conhecimento, tais como: partituras musicais, sons, imagens e vídeos.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2017-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 1 n. 01 (2017): Edição Especial2594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291/943Souza, CecíliaPedro, Márcia ValpassosD'Escoffier, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-11T15:23:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1291Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-11T15:23:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Compondo no MUSESCORE
title Compondo no MUSESCORE
spellingShingle Compondo no MUSESCORE
Souza, Cecília
title_short Compondo no MUSESCORE
title_full Compondo no MUSESCORE
title_fullStr Compondo no MUSESCORE
title_full_unstemmed Compondo no MUSESCORE
title_sort Compondo no MUSESCORE
author Souza, Cecília
author_facet Souza, Cecília
Pedro, Márcia Valpassos
D'Escoffier, Maria
author_role author
author2 Pedro, Márcia Valpassos
D'Escoffier, Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cecília
Pedro, Márcia Valpassos
D'Escoffier, Maria
description O presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental que teve como objetivo principal a criação de produções audiovisuais a partir da utilização de um software gratuito de edição e criação de partituras, MuseScore, para o desenvolvimento de trechos musicais originais. Ao longo do projeto foram usados outros recursos para relacionar a produção musical com a produção sonora e audiovisual. A parceria entre Informática Educativa e Educação Musical auxiliou na aquisição do domínio da escrita, por meio da vivência sonora que o software propiciou. Este projeto mostrou ser possível trabalhar conteúdos curriculares de educação musical com uma nova abordagem pedagógica, explorando a criatividade e motivação dos alunos, utilizando-se a integração de diversas formas de representação do conhecimento, tais como: partituras musicais, sons, imagens e vídeos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291/943
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 1 n. 01 (2017): Edição Especial
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181760385024