Compondo no MUSESCORE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291 |
Resumo: | O presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental que teve como objetivo principal a criação de produções audiovisuais a partir da utilização de um software gratuito de edição e criação de partituras, MuseScore, para o desenvolvimento de trechos musicais originais. Ao longo do projeto foram usados outros recursos para relacionar a produção musical com a produção sonora e audiovisual. A parceria entre Informática Educativa e Educação Musical auxiliou na aquisição do domínio da escrita, por meio da vivência sonora que o software propiciou. Este projeto mostrou ser possível trabalhar conteúdos curriculares de educação musical com uma nova abordagem pedagógica, explorando a criatividade e motivação dos alunos, utilizando-se a integração de diversas formas de representação do conhecimento, tais como: partituras musicais, sons, imagens e vídeos. |
id |
CP2-1_e9dafc41e626815dafdb883571702446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1291 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Compondo no MUSESCOREO presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental que teve como objetivo principal a criação de produções audiovisuais a partir da utilização de um software gratuito de edição e criação de partituras, MuseScore, para o desenvolvimento de trechos musicais originais. Ao longo do projeto foram usados outros recursos para relacionar a produção musical com a produção sonora e audiovisual. A parceria entre Informática Educativa e Educação Musical auxiliou na aquisição do domínio da escrita, por meio da vivência sonora que o software propiciou. Este projeto mostrou ser possível trabalhar conteúdos curriculares de educação musical com uma nova abordagem pedagógica, explorando a criatividade e motivação dos alunos, utilizando-se a integração de diversas formas de representação do conhecimento, tais como: partituras musicais, sons, imagens e vídeos.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2017-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 1 n. 01 (2017): Edição Especial2594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291/943Souza, CecíliaPedro, Márcia ValpassosD'Escoffier, Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-11T15:23:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1291Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-11T15:23:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compondo no MUSESCORE |
title |
Compondo no MUSESCORE |
spellingShingle |
Compondo no MUSESCORE Souza, Cecília |
title_short |
Compondo no MUSESCORE |
title_full |
Compondo no MUSESCORE |
title_fullStr |
Compondo no MUSESCORE |
title_full_unstemmed |
Compondo no MUSESCORE |
title_sort |
Compondo no MUSESCORE |
author |
Souza, Cecília |
author_facet |
Souza, Cecília Pedro, Márcia Valpassos D'Escoffier, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Márcia Valpassos D'Escoffier, Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Cecília Pedro, Márcia Valpassos D'Escoffier, Maria |
description |
O presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental que teve como objetivo principal a criação de produções audiovisuais a partir da utilização de um software gratuito de edição e criação de partituras, MuseScore, para o desenvolvimento de trechos musicais originais. Ao longo do projeto foram usados outros recursos para relacionar a produção musical com a produção sonora e audiovisual. A parceria entre Informática Educativa e Educação Musical auxiliou na aquisição do domínio da escrita, por meio da vivência sonora que o software propiciou. Este projeto mostrou ser possível trabalhar conteúdos curriculares de educação musical com uma nova abordagem pedagógica, explorando a criatividade e motivação dos alunos, utilizando-se a integração de diversas formas de representação do conhecimento, tais como: partituras musicais, sons, imagens e vídeos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/1291/943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 1 n. 01 (2017): Edição Especial 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181760385024 |