Criação musical entre crianças: uma banda como estratégia metodológica de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanzillotti, João Marcelo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1809
Resumo: Esse texto pretende apresentar aspectos metodológicos de uma pesquisa de doutorado que teve como tema a criação musical de crianças.  Tendo como objetivo compreender os processos de criação musical como experiência de infância, tal estudo foi realizado numa escola pública federal do Rio de Janeiro com um grupo de oito crianças interlocutoras entre oito e doze anos numa oficina musical na qual tinham como norte a composição de músicas.  A abordagem sobre criação procura dialogar com a cultura de modo a apontar a criação na sua dimensão da experiência.  Como principal estratégia metodológica foi formada uma banda musical nessa oficina, na qual o pesquisador também atuou como coordenador, implicando-se dessa forma nos diálogos e interações nas atividades musicais.  Tomamos como referência teórico-metodológica uma abordagem acerca de alteridade e dialogismo (AMORIM, 2001) e de pesquisa com crianças (PEREIRA, 2012), apoiadas no pensamento do filósofo Mikhail Bakhtin.  Como principais autores que fundamentam a discussão sobre criação e cultura traz-se Vigotski (2009), Certeau (2012), Chauí (2008) e Bakhtin (2010), assim como, comentários acerca da criança e criação musical coletiva por Green (2012) e Brito (2007).  Apresentamos brevemente a construção dessa estratégia metodológica, os sujeitos da pesquisa e alguns aspectos do processo de criação como um todo. 
id CP2-1_ee9d6d9bf8c32d921caa8c8966d029d2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1809
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Criação musical entre crianças: uma banda como estratégia metodológica de pesquisaCriação MusicalCriançasEstratégia Metodológica.Esse texto pretende apresentar aspectos metodológicos de uma pesquisa de doutorado que teve como tema a criação musical de crianças.  Tendo como objetivo compreender os processos de criação musical como experiência de infância, tal estudo foi realizado numa escola pública federal do Rio de Janeiro com um grupo de oito crianças interlocutoras entre oito e doze anos numa oficina musical na qual tinham como norte a composição de músicas.  A abordagem sobre criação procura dialogar com a cultura de modo a apontar a criação na sua dimensão da experiência.  Como principal estratégia metodológica foi formada uma banda musical nessa oficina, na qual o pesquisador também atuou como coordenador, implicando-se dessa forma nos diálogos e interações nas atividades musicais.  Tomamos como referência teórico-metodológica uma abordagem acerca de alteridade e dialogismo (AMORIM, 2001) e de pesquisa com crianças (PEREIRA, 2012), apoiadas no pensamento do filósofo Mikhail Bakhtin.  Como principais autores que fundamentam a discussão sobre criação e cultura traz-se Vigotski (2009), Certeau (2012), Chauí (2008) e Bakhtin (2010), assim como, comentários acerca da criança e criação musical coletiva por Green (2012) e Brito (2007).  Apresentamos brevemente a construção dessa estratégia metodológica, os sujeitos da pesquisa e alguns aspectos do processo de criação como um todo. Colégio Pedro II2018-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1809Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 5 n. 8 (2017): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical; 43-532594407X2236121910.33025/irdemcp2.v5i8reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1809/1297Lanzillotti, João Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T16:21:33Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1809Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-29T16:21:33Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação musical entre crianças: uma banda como estratégia metodológica de pesquisa
title Criação musical entre crianças: uma banda como estratégia metodológica de pesquisa
spellingShingle Criação musical entre crianças: uma banda como estratégia metodológica de pesquisa
Lanzillotti, João Marcelo
Criação Musical
Crianças
Estratégia Metodológica.
title_short Criação musical entre crianças: uma banda como estratégia metodológica de pesquisa
title_full Criação musical entre crianças: uma banda como estratégia metodológica de pesquisa
title_fullStr Criação musical entre crianças: uma banda como estratégia metodológica de pesquisa
title_full_unstemmed Criação musical entre crianças: uma banda como estratégia metodológica de pesquisa
title_sort Criação musical entre crianças: uma banda como estratégia metodológica de pesquisa
author Lanzillotti, João Marcelo
author_facet Lanzillotti, João Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanzillotti, João Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Criação Musical
Crianças
Estratégia Metodológica.
topic Criação Musical
Crianças
Estratégia Metodológica.
description Esse texto pretende apresentar aspectos metodológicos de uma pesquisa de doutorado que teve como tema a criação musical de crianças.  Tendo como objetivo compreender os processos de criação musical como experiência de infância, tal estudo foi realizado numa escola pública federal do Rio de Janeiro com um grupo de oito crianças interlocutoras entre oito e doze anos numa oficina musical na qual tinham como norte a composição de músicas.  A abordagem sobre criação procura dialogar com a cultura de modo a apontar a criação na sua dimensão da experiência.  Como principal estratégia metodológica foi formada uma banda musical nessa oficina, na qual o pesquisador também atuou como coordenador, implicando-se dessa forma nos diálogos e interações nas atividades musicais.  Tomamos como referência teórico-metodológica uma abordagem acerca de alteridade e dialogismo (AMORIM, 2001) e de pesquisa com crianças (PEREIRA, 2012), apoiadas no pensamento do filósofo Mikhail Bakhtin.  Como principais autores que fundamentam a discussão sobre criação e cultura traz-se Vigotski (2009), Certeau (2012), Chauí (2008) e Bakhtin (2010), assim como, comentários acerca da criança e criação musical coletiva por Green (2012) e Brito (2007).  Apresentamos brevemente a construção dessa estratégia metodológica, os sujeitos da pesquisa e alguns aspectos do processo de criação como um todo. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1809
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1809/1297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 5 n. 8 (2017): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical; 43-53
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v5i8
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181433229312