A criação musical no 2º ciclo com alunos do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Luísa Cláudia Afonso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3522
Resumo: Este trabalho tem por base a criação musical desenvolvida em contexto de sala de aula da disciplina de Educação Musical no segundo ciclo, tendo o seu foco numa turma de 5º ano. A ideia surge enquadrada no conhecimento prévio da realidade, por parte da investigadora, enquanto docente de Educação Musical no Ensino Básico. Assim, tendo verificado ao longo dos anos uma predisposição mais ténue por parte dos alunos para a criação musical, comparativamente com aquela que demonstram para a interpretação musical, foi posto em prática um conjunto de atividades que permitiram ampliar o trabalho criativo. A nível metodológico seguiu-se o paradigma qualitativo levando a cabo um trabalho de investigação-ação cujas técnicas e instrumentos de recolha de dados estiveram assentes na observação, no diário de investigação, na captação de som e imagem e análise de conteúdo, desencadeando um processo de triangulação. As atividades desenvolvidas com o grupo participante foram diversificadas e tiveram como objetivo inicial verificar até que ponto os intervenientes estavam familiarizados com tarefas que envolvam criação musical. Posteriormente, foram concretizadas outras, destinadas especificamente à criação musical, trabalhando primordialmente elementos como timbre, ritmo e altura, por vezes com recursos tecnológicos. A diversidade de estratégias adotadas veio a demonstrar que a capacidade criativa dos participantes quando estimulada, pode potenciar a uma vivência musical mais produtiva. Da análise dos dados verificou-se também que, este grupo de alunos, consegue e gosta de desenvolver trabalho colaborativo e que tem especial apreço por atividades que apresentem algum fator surpresa, independentemente de incluírem ou não tecnologia.
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