O PROEJA COMO MODALIDADE ARTICULADA À EPT: UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2785 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo fazer uma breve revisão sobre o PROEJA como modalidade articulada à Educação Profissional e Tecnológica, assim como abordar um dos maiores desafios da Educação de Jovens e Adultos: a evasão escolar. Para tanto, é necessário apresentar o percurso histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, ainda, analisar o Decreto 5.840/2006 - que instituiu o PROEJA como modalidade de ensino, a legislação reguladora emitida pelo Conselho Nacional de Educação, entre outros documentos. Visando apreender a realidade da evasão escolar do PROEJA, foram examinados os dados da Plataforma Nilo Peçanha, publicados pelo INEP em 2019 e do Censo Escolar, ambos referindo-se ao ano-base 2018. Para auxílio desta pesquisa, foi realizada revisão bibliográfica de especialistas na área de Educação de Jovens e Adultos, além de trabalhos acadêmicos publicados no âmbito dos programas de pós-graduação - lato e stricto sensu - em Educação Profissional e Tecnológica. Esse trabalho procurou evidenciar a complexidade do PROEJA enquanto modalidade educacional, por conta da diversidade dos estudantes, seja nos seus percursos acadêmicos, profissionais ou pessoais, que os fazem interagir com a comunidade escolar de maneira peculiar e diferenciada e, por isso, requerem atenção especial e específica para que possam beneficiar-se dessa nova experiência escolar de maneira a efetivar a transformação social que o PROEJA objetiva. |
id |
CP2-1_eec187d516a79f8202a3c6223ee01db7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2785 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROEJA COMO MODALIDADE ARTICULADA À EPT: UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLARO presente artigo tem como objetivo fazer uma breve revisão sobre o PROEJA como modalidade articulada à Educação Profissional e Tecnológica, assim como abordar um dos maiores desafios da Educação de Jovens e Adultos: a evasão escolar. Para tanto, é necessário apresentar o percurso histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, ainda, analisar o Decreto 5.840/2006 - que instituiu o PROEJA como modalidade de ensino, a legislação reguladora emitida pelo Conselho Nacional de Educação, entre outros documentos. Visando apreender a realidade da evasão escolar do PROEJA, foram examinados os dados da Plataforma Nilo Peçanha, publicados pelo INEP em 2019 e do Censo Escolar, ambos referindo-se ao ano-base 2018. Para auxílio desta pesquisa, foi realizada revisão bibliográfica de especialistas na área de Educação de Jovens e Adultos, além de trabalhos acadêmicos publicados no âmbito dos programas de pós-graduação - lato e stricto sensu - em Educação Profissional e Tecnológica. Esse trabalho procurou evidenciar a complexidade do PROEJA enquanto modalidade educacional, por conta da diversidade dos estudantes, seja nos seus percursos acadêmicos, profissionais ou pessoais, que os fazem interagir com a comunidade escolar de maneira peculiar e diferenciada e, por isso, requerem atenção especial e específica para que possam beneficiar-se dessa nova experiência escolar de maneira a efetivar a transformação social que o PROEJA objetiva.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2785Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 2: 2020; 187-2062525-28792525-287910.33025/ceb.v5i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2785/1777Carmo, Ana Carolina Rigonide Amorim, Elizabeth de Jesus Moreirados Remedios, Sâmia Elene Lobatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-01T16:45:06Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2785Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-09-01T16:45:06Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROEJA COMO MODALIDADE ARTICULADA À EPT: UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLAR |
title |
O PROEJA COMO MODALIDADE ARTICULADA À EPT: UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
O PROEJA COMO MODALIDADE ARTICULADA À EPT: UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLAR Carmo, Ana Carolina Rigoni |
title_short |
O PROEJA COMO MODALIDADE ARTICULADA À EPT: UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLAR |
title_full |
O PROEJA COMO MODALIDADE ARTICULADA À EPT: UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
O PROEJA COMO MODALIDADE ARTICULADA À EPT: UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O PROEJA COMO MODALIDADE ARTICULADA À EPT: UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLAR |
title_sort |
O PROEJA COMO MODALIDADE ARTICULADA À EPT: UMA ANÁLISE SOBRE EVASÃO ESCOLAR |
author |
Carmo, Ana Carolina Rigoni |
author_facet |
Carmo, Ana Carolina Rigoni de Amorim, Elizabeth de Jesus Moreira dos Remedios, Sâmia Elene Lobato |
author_role |
author |
author2 |
de Amorim, Elizabeth de Jesus Moreira dos Remedios, Sâmia Elene Lobato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Ana Carolina Rigoni de Amorim, Elizabeth de Jesus Moreira dos Remedios, Sâmia Elene Lobato |
description |
O presente artigo tem como objetivo fazer uma breve revisão sobre o PROEJA como modalidade articulada à Educação Profissional e Tecnológica, assim como abordar um dos maiores desafios da Educação de Jovens e Adultos: a evasão escolar. Para tanto, é necessário apresentar o percurso histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, ainda, analisar o Decreto 5.840/2006 - que instituiu o PROEJA como modalidade de ensino, a legislação reguladora emitida pelo Conselho Nacional de Educação, entre outros documentos. Visando apreender a realidade da evasão escolar do PROEJA, foram examinados os dados da Plataforma Nilo Peçanha, publicados pelo INEP em 2019 e do Censo Escolar, ambos referindo-se ao ano-base 2018. Para auxílio desta pesquisa, foi realizada revisão bibliográfica de especialistas na área de Educação de Jovens e Adultos, além de trabalhos acadêmicos publicados no âmbito dos programas de pós-graduação - lato e stricto sensu - em Educação Profissional e Tecnológica. Esse trabalho procurou evidenciar a complexidade do PROEJA enquanto modalidade educacional, por conta da diversidade dos estudantes, seja nos seus percursos acadêmicos, profissionais ou pessoais, que os fazem interagir com a comunidade escolar de maneira peculiar e diferenciada e, por isso, requerem atenção especial e específica para que possam beneficiar-se dessa nova experiência escolar de maneira a efetivar a transformação social que o PROEJA objetiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2785 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2785/1777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 2: 2020; 187-206 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180567105536 |