OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Adriana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Evanir Piccolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os indicativos da teoria sociocultural dos letramentos em dois documentos oficiais do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo eles o Documento Base e o Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Informática. A finalidade é discutir os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a organização curricular deste curso. A pesquisa tem como suporte a teoria sociocultural dos letramentos e a base linguística se vincula à perspectiva dialógica bakhtiniana. Os resultados indicam que os documentos abrem possibilidades para o planejamento de um trabalho que favoreça a constituição crítica de sujeitos letrados. Palavras-chave: Letramentos. Proeja. Documento Base. Projeto Pedagógico. Curso Técnico em Informática.
id UNOESC-3_27e7b338b854758d2d4dac1db2aa49e0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1850
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA O objetivo deste artigo é analisar os indicativos da teoria sociocultural dos letramentos em dois documentos oficiais do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo eles o Documento Base e o Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Informática. A finalidade é discutir os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a organização curricular deste curso. A pesquisa tem como suporte a teoria sociocultural dos letramentos e a base linguística se vincula à perspectiva dialógica bakhtiniana. Os resultados indicam que os documentos abrem possibilidades para o planejamento de um trabalho que favoreça a constituição crítica de sujeitos letrados. Palavras-chave: Letramentos. Proeja. Documento Base. Projeto Pedagógico. Curso Técnico em Informática. Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 33-60Roteiro; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Roteiro; 33-60Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 33-60Roteiro; v. 38 n. 1 (2013): Roteiro; 33-60Roteiro; Vol. 38 N.º 1 (2013): Roteiro; 33-602177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850/pdfFischer, AdrianaCarvalho, Evanir Piccoloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:12:43Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1850Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:12:43Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA
title OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA
spellingShingle OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA
Fischer, Adriana
title_short OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA
title_full OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA
title_fullStr OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA
title_full_unstemmed OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA
title_sort OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA
author Fischer, Adriana
author_facet Fischer, Adriana
Carvalho, Evanir Piccolo
author_role author
author2 Carvalho, Evanir Piccolo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Adriana
Carvalho, Evanir Piccolo
description O objetivo deste artigo é analisar os indicativos da teoria sociocultural dos letramentos em dois documentos oficiais do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo eles o Documento Base e o Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Informática. A finalidade é discutir os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a organização curricular deste curso. A pesquisa tem como suporte a teoria sociocultural dos letramentos e a base linguística se vincula à perspectiva dialógica bakhtiniana. Os resultados indicam que os documentos abrem possibilidades para o planejamento de um trabalho que favoreça a constituição crítica de sujeitos letrados. Palavras-chave: Letramentos. Proeja. Documento Base. Projeto Pedagógico. Curso Técnico em Informática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 33-60
Roteiro; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Roteiro; 33-60
Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 33-60
Roteiro; v. 38 n. 1 (2013): Roteiro; 33-60
Roteiro; Vol. 38 N.º 1 (2013): Roteiro; 33-60
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529294049280