OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar os indicativos da teoria sociocultural dos letramentos em dois documentos oficiais do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo eles o Documento Base e o Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Informática. A finalidade é discutir os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a organização curricular deste curso. A pesquisa tem como suporte a teoria sociocultural dos letramentos e a base linguística se vincula à perspectiva dialógica bakhtiniana. Os resultados indicam que os documentos abrem possibilidades para o planejamento de um trabalho que favoreça a constituição crítica de sujeitos letrados. Palavras-chave: Letramentos. Proeja. Documento Base. Projeto Pedagógico. Curso Técnico em Informática. |
id |
UNOESC-3_27e7b338b854758d2d4dac1db2aa49e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1850 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA O objetivo deste artigo é analisar os indicativos da teoria sociocultural dos letramentos em dois documentos oficiais do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo eles o Documento Base e o Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Informática. A finalidade é discutir os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a organização curricular deste curso. A pesquisa tem como suporte a teoria sociocultural dos letramentos e a base linguística se vincula à perspectiva dialógica bakhtiniana. Os resultados indicam que os documentos abrem possibilidades para o planejamento de um trabalho que favoreça a constituição crítica de sujeitos letrados. Palavras-chave: Letramentos. Proeja. Documento Base. Projeto Pedagógico. Curso Técnico em Informática. Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 33-60Roteiro; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Roteiro; 33-60Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 33-60Roteiro; v. 38 n. 1 (2013): Roteiro; 33-60Roteiro; Vol. 38 N.º 1 (2013): Roteiro; 33-602177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850/pdfFischer, AdrianaCarvalho, Evanir Piccoloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:12:43Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1850Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:12:43Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA |
title |
OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA |
spellingShingle |
OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA Fischer, Adriana |
title_short |
OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA |
title_full |
OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA |
title_fullStr |
OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA |
title_full_unstemmed |
OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA |
title_sort |
OS LETRAMENTOS ESCOLARES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA MODALIDADE DE ENSINO PROEJA |
author |
Fischer, Adriana |
author_facet |
Fischer, Adriana Carvalho, Evanir Piccolo |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Evanir Piccolo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Adriana Carvalho, Evanir Piccolo |
description |
O objetivo deste artigo é analisar os indicativos da teoria sociocultural dos letramentos em dois documentos oficiais do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo eles o Documento Base e o Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Informática. A finalidade é discutir os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a organização curricular deste curso. A pesquisa tem como suporte a teoria sociocultural dos letramentos e a base linguística se vincula à perspectiva dialógica bakhtiniana. Os resultados indicam que os documentos abrem possibilidades para o planejamento de um trabalho que favoreça a constituição crítica de sujeitos letrados. Palavras-chave: Letramentos. Proeja. Documento Base. Projeto Pedagógico. Curso Técnico em Informática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1850/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 33-60 Roteiro; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Roteiro; 33-60 Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 33-60 Roteiro; v. 38 n. 1 (2013): Roteiro; 33-60 Roteiro; Vol. 38 N.º 1 (2013): Roteiro; 33-60 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529294049280 |