Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594 |
Resumo: | Trata o presente artigo da situação da música na contemporaneidade e de suas possibilidades na escola, levando em conta seu reconhecimento como linguagem, seu papel no forjar cidadãos conscientes, sensíveis e autônomos e a importância de se criar currículos em que se leve em consideração a diversidade cultural e os direitos de aprendizagem. Como argumento para adoção dessa linha de pensamento, mostra-se que em cada momento histórico a música correspondeu às necessidades da sociedade em que se achava inserida. Espera-se que professores e alunos possam se conscientizar da importância do fazer musical, coletivo, gerado no e gerido pelo grupo, na conquista da compreensão da música como arte. |
id |
CP2-1_ef4f010eaa7ddf9a550a3d6fd59d8623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1594 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação MusicalContemporaneidadeDiversidade CulturalFazer Artístico.Trata o presente artigo da situação da música na contemporaneidade e de suas possibilidades na escola, levando em conta seu reconhecimento como linguagem, seu papel no forjar cidadãos conscientes, sensíveis e autônomos e a importância de se criar currículos em que se leve em consideração a diversidade cultural e os direitos de aprendizagem. Como argumento para adoção dessa linha de pensamento, mostra-se que em cada momento histórico a música correspondeu às necessidades da sociedade em que se achava inserida. Espera-se que professores e alunos possam se conscientizar da importância do fazer musical, coletivo, gerado no e gerido pelo grupo, na conquista da compreensão da música como arte.Colégio Pedro II2017-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 4 n. 5 (2016): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 8-152594407X2236121910.33025/irdemcp2.v4i5reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594/1154Fonterrada, Marisa Trench de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-26T10:45:06Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1594Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-03-26T10:45:06Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical |
title |
Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical |
spellingShingle |
Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira Contemporaneidade Diversidade Cultural Fazer Artístico. |
title_short |
Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical |
title_full |
Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical |
title_fullStr |
Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical |
title_full_unstemmed |
Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical |
title_sort |
Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical |
author |
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira |
author_facet |
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporaneidade Diversidade Cultural Fazer Artístico. |
topic |
Contemporaneidade Diversidade Cultural Fazer Artístico. |
description |
Trata o presente artigo da situação da música na contemporaneidade e de suas possibilidades na escola, levando em conta seu reconhecimento como linguagem, seu papel no forjar cidadãos conscientes, sensíveis e autônomos e a importância de se criar currículos em que se leve em consideração a diversidade cultural e os direitos de aprendizagem. Como argumento para adoção dessa linha de pensamento, mostra-se que em cada momento histórico a música correspondeu às necessidades da sociedade em que se achava inserida. Espera-se que professores e alunos possam se conscientizar da importância do fazer musical, coletivo, gerado no e gerido pelo grupo, na conquista da compreensão da música como arte. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594/1154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 4 n. 5 (2016): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 8-15 2594407X 22361219 10.33025/irdemcp2.v4i5 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181420646401 |