Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594
Resumo: Trata o presente artigo da situação da música na contemporaneidade e de suas possibilidades na escola, levando em conta seu reconhecimento como linguagem, seu papel no forjar cidadãos conscientes, sensíveis e autônomos e a importância de se criar currículos em que se leve em consideração a diversidade cultural e os direitos de aprendizagem. Como argumento para adoção dessa linha de pensamento, mostra-se que em cada momento histórico a música correspondeu às necessidades da sociedade em que se achava inserida. Espera-se que professores e alunos possam se conscientizar da importância do fazer musical, coletivo, gerado no e gerido pelo grupo, na conquista da compreensão da música como arte.
id CP2-1_ef4f010eaa7ddf9a550a3d6fd59d8623
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1594
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação MusicalContemporaneidadeDiversidade CulturalFazer Artístico.Trata o presente artigo da situação da música na contemporaneidade e de suas possibilidades na escola, levando em conta seu reconhecimento como linguagem, seu papel no forjar cidadãos conscientes, sensíveis e autônomos e a importância de se criar currículos em que se leve em consideração a diversidade cultural e os direitos de aprendizagem. Como argumento para adoção dessa linha de pensamento, mostra-se que em cada momento histórico a música correspondeu às necessidades da sociedade em que se achava inserida. Espera-se que professores e alunos possam se conscientizar da importância do fazer musical, coletivo, gerado no e gerido pelo grupo, na conquista da compreensão da música como arte.Colégio Pedro II2017-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 4 n. 5 (2016): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 8-152594407X2236121910.33025/irdemcp2.v4i5reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594/1154Fonterrada, Marisa Trench de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-26T10:45:06Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1594Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2018-03-26T10:45:06Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical
title Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical
spellingShingle Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Contemporaneidade
Diversidade Cultural
Fazer Artístico.
title_short Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical
title_full Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical
title_fullStr Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical
title_full_unstemmed Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical
title_sort Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na Educação Musical
author Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
author_facet Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporaneidade
Diversidade Cultural
Fazer Artístico.
topic Contemporaneidade
Diversidade Cultural
Fazer Artístico.
description Trata o presente artigo da situação da música na contemporaneidade e de suas possibilidades na escola, levando em conta seu reconhecimento como linguagem, seu papel no forjar cidadãos conscientes, sensíveis e autônomos e a importância de se criar currículos em que se leve em consideração a diversidade cultural e os direitos de aprendizagem. Como argumento para adoção dessa linha de pensamento, mostra-se que em cada momento histórico a música correspondeu às necessidades da sociedade em que se achava inserida. Espera-se que professores e alunos possam se conscientizar da importância do fazer musical, coletivo, gerado no e gerido pelo grupo, na conquista da compreensão da música como arte.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1594/1154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 4 n. 5 (2016): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 8-15
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v4i5
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181420646401