“SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donato, Priscilla Hygino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1824
Resumo: Este artigo é a síntese de uma pesquisa em educação musical sobre as relações étnico-raciais, desenvolvida com duas turmas de quarto ano em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Tem por objetivo identificar que mudanças podem ocorrer na perspectiva dos alunos sobre as raízes africanas e afro-brasileiras que carregamos, tanto enquanto indivíduos como enquanto coletividade, e nas questões da identidade afro-brasileira, mediante o contato com expressões artístico-musicais das populações pretas no Brasil no contexto das aulas de música. A metodologia consistiu de aplicação de propostas de aulas sobre o jongo, a capoeira e o maculelê e de aplicação e análise de questionários semiestruturados antes e depois dessas aulas. Como resultado, foi possível perceber o aumento do número de estudantes que se autoidentificaram como negros, o que pode sugerir um caminho possível para a abordagem das questões raciais nas aulas de música na escola básica.
id CP2-1_ef73beae4ab20200c49ccc4244933d9d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1824
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling “SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileiraEducação MusicalRelações Étnico-raciaisEducação Antirracista.Este artigo é a síntese de uma pesquisa em educação musical sobre as relações étnico-raciais, desenvolvida com duas turmas de quarto ano em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Tem por objetivo identificar que mudanças podem ocorrer na perspectiva dos alunos sobre as raízes africanas e afro-brasileiras que carregamos, tanto enquanto indivíduos como enquanto coletividade, e nas questões da identidade afro-brasileira, mediante o contato com expressões artístico-musicais das populações pretas no Brasil no contexto das aulas de música. A metodologia consistiu de aplicação de propostas de aulas sobre o jongo, a capoeira e o maculelê e de aplicação e análise de questionários semiestruturados antes e depois dessas aulas. Como resultado, foi possível perceber o aumento do número de estudantes que se autoidentificaram como negros, o que pode sugerir um caminho possível para a abordagem das questões raciais nas aulas de música na escola básica.Colégio Pedro II2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1824Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 6 n. 9 (2018): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical; 29-392594407X2236121910.33025/irdemcp2.v6i9reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1824/1310Donato, Priscilla Hyginoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T16:40:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1824Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-29T16:40:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv “SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileira
title “SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileira
spellingShingle “SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileira
Donato, Priscilla Hygino
Educação Musical
Relações Étnico-raciais
Educação Antirracista.
title_short “SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileira
title_full “SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileira
title_fullStr “SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileira
title_full_unstemmed “SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileira
title_sort “SIM, SOU NEGRA!”: As aulas de música e a construção da identidade afro-brasileira
author Donato, Priscilla Hygino
author_facet Donato, Priscilla Hygino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Donato, Priscilla Hygino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Relações Étnico-raciais
Educação Antirracista.
topic Educação Musical
Relações Étnico-raciais
Educação Antirracista.
description Este artigo é a síntese de uma pesquisa em educação musical sobre as relações étnico-raciais, desenvolvida com duas turmas de quarto ano em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Tem por objetivo identificar que mudanças podem ocorrer na perspectiva dos alunos sobre as raízes africanas e afro-brasileiras que carregamos, tanto enquanto indivíduos como enquanto coletividade, e nas questões da identidade afro-brasileira, mediante o contato com expressões artístico-musicais das populações pretas no Brasil no contexto das aulas de música. A metodologia consistiu de aplicação de propostas de aulas sobre o jongo, a capoeira e o maculelê e de aplicação e análise de questionários semiestruturados antes e depois dessas aulas. Como resultado, foi possível perceber o aumento do número de estudantes que se autoidentificaram como negros, o que pode sugerir um caminho possível para a abordagem das questões raciais nas aulas de música na escola básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1824
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1824/1310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 6 n. 9 (2018): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical; 29-39
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v6i9
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181444763648