YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2071 |
Resumo: | Este artigo visa mostrar a competência comunicativa intercultural, nas aulas de língua estrangeira (LE), pois, para entender e produzir enunciados de maneira satisfatória, o falante/ouvinte precisa ter contato com as diversas possibilidades de expressão linguística, nas mais variadas situações comunicativas. Como docentes de LE no Ensino Básico, com alunos de 11 a 17 anos de idade, consideramos conveniente, nas práticas pedagógicas, o uso de materiais que explorem a cultura e a realidade recente dos povos, tornando, com isso, o aprendizado mais significativo para a vida dos estudantes. Trazemos, como exemplo, o vídeo de um youtuber francófono, por considerá-lo um bom documento audiovisual a ser trabalhado nas aulas de Francês Língua Estrangeira, tendo em vista que há nele várias referências socioculturais, relacionadas a situações reais cotidianas. Nossa análise tem como suportes teóricos, os trabalhos de Alkmim (2007), Byram et al. (2002), Calvet (2002), Charaudeau (2008), Fraga (1999) e Gadet (2003). |
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