YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aline Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2071
Resumo: Este artigo visa mostrar a competência comunicativa intercultural, nas aulas de língua estrangeira (LE), pois, para entender e produzir enunciados de maneira satisfatória, o falante/ouvinte precisa ter contato com as diversas possibilidades de expressão linguística, nas mais variadas situações comunicativas. Como docentes de LE no Ensino Básico, com alunos de 11 a 17 anos de idade, consideramos conveniente, nas práticas pedagógicas, o uso de materiais que explorem a cultura e a realidade recente dos povos, tornando, com isso, o aprendizado mais significativo para a vida dos estudantes. Trazemos, como exemplo, o vídeo de um youtuber francófono, por considerá-lo um bom documento audiovisual a ser trabalhado nas aulas de Francês Língua Estrangeira, tendo em vista que há nele várias referências socioculturais, relacionadas a situações reais cotidianas. Nossa análise tem como suportes teóricos, os trabalhos de Alkmim (2007), Byram et al. (2002), Calvet (2002), Charaudeau (2008), Fraga (1999) e Gadet (2003).
id CP2-1_efc07ed79c96ce52b375259a19ea0eb0
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2071
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURALcompetência comunicativa interculturaldocumento audiovisualensino de línguas adicionaisaprendizagem significativafrancês como língua estrangeira.Este artigo visa mostrar a competência comunicativa intercultural, nas aulas de língua estrangeira (LE), pois, para entender e produzir enunciados de maneira satisfatória, o falante/ouvinte precisa ter contato com as diversas possibilidades de expressão linguística, nas mais variadas situações comunicativas. Como docentes de LE no Ensino Básico, com alunos de 11 a 17 anos de idade, consideramos conveniente, nas práticas pedagógicas, o uso de materiais que explorem a cultura e a realidade recente dos povos, tornando, com isso, o aprendizado mais significativo para a vida dos estudantes. Trazemos, como exemplo, o vídeo de um youtuber francófono, por considerá-lo um bom documento audiovisual a ser trabalhado nas aulas de Francês Língua Estrangeira, tendo em vista que há nele várias referências socioculturais, relacionadas a situações reais cotidianas. Nossa análise tem como suportes teóricos, os trabalhos de Alkmim (2007), Byram et al. (2002), Calvet (2002), Charaudeau (2008), Fraga (1999) e Gadet (2003).Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2071Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 2-112525-28792525-287910.33025/ceb.v3i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2071/1395Lima, Aline Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:13:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2071Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:13:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL
title YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL
spellingShingle YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL
Lima, Aline Santos de
competência comunicativa intercultural
documento audiovisual
ensino de línguas adicionais
aprendizagem significativa
francês como língua estrangeira.
title_short YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL
title_full YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL
title_fullStr YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL
title_full_unstemmed YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL
title_sort YOUTUBE NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM CAMINHO PARA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL
author Lima, Aline Santos de
author_facet Lima, Aline Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Aline Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv competência comunicativa intercultural
documento audiovisual
ensino de línguas adicionais
aprendizagem significativa
francês como língua estrangeira.
topic competência comunicativa intercultural
documento audiovisual
ensino de línguas adicionais
aprendizagem significativa
francês como língua estrangeira.
description Este artigo visa mostrar a competência comunicativa intercultural, nas aulas de língua estrangeira (LE), pois, para entender e produzir enunciados de maneira satisfatória, o falante/ouvinte precisa ter contato com as diversas possibilidades de expressão linguística, nas mais variadas situações comunicativas. Como docentes de LE no Ensino Básico, com alunos de 11 a 17 anos de idade, consideramos conveniente, nas práticas pedagógicas, o uso de materiais que explorem a cultura e a realidade recente dos povos, tornando, com isso, o aprendizado mais significativo para a vida dos estudantes. Trazemos, como exemplo, o vídeo de um youtuber francófono, por considerá-lo um bom documento audiovisual a ser trabalhado nas aulas de Francês Língua Estrangeira, tendo em vista que há nele várias referências socioculturais, relacionadas a situações reais cotidianas. Nossa análise tem como suportes teóricos, os trabalhos de Alkmim (2007), Byram et al. (2002), Calvet (2002), Charaudeau (2008), Fraga (1999) e Gadet (2003).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2071
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2071/1395
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 3 n. 2 (2018); 2-11
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v3i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180195909632