Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudino, Sérgio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coscurão, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2738
Resumo: Quando cresce o apelo ao compromisso de cada um nas causas comunitárias e globais, a Escola e as Ciências Sociais, em particular, são cada vez mais desafiadas a darem um contributo efetivo para a educação para a cidadania. A disciplina de Geografia, que aborda as sociedades no território, tem uma reponsabilidade particularmente grande no desafio de contribuir para que os mais jovens construam comunidades harmoniosas e sustentáves. Em 2011/12, surgiu em Portugal o Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, hoje divulgado por todo o país e que se difundiu pelo Brasil e por vários outros países – é o projeto de educação geográfica mais internacionalizado. Ao longo dos anos, em Portugal foram apresentadas quase 2000 propostas de alunos que identificaram problemas locais, realizaram trabalho de campo sobre os mesmos e apresentaram propostas de intervenção. Mais do que o conteúdo destas propostas, a mais valia do Projeto consiste na educação para a cidadania territorial que promove. Com a pandemia, mesmo com as aulas suspensas nas escolas portuguesas, os mais jovens concluíram os seus projetos, candidataram-se aos vários concursos, numa demonstração de como o Projeto Nós Propomos!, porque desafio de uma cidadania vivida, lhes é singificativo.
id CP2-1_f09eb2fd213d431ddfac4ff4a64a6473
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2738
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20Trabalho de CampoComunidadeProjetosConcursosPandemia.Educação GeográficaQuando cresce o apelo ao compromisso de cada um nas causas comunitárias e globais, a Escola e as Ciências Sociais, em particular, são cada vez mais desafiadas a darem um contributo efetivo para a educação para a cidadania. A disciplina de Geografia, que aborda as sociedades no território, tem uma reponsabilidade particularmente grande no desafio de contribuir para que os mais jovens construam comunidades harmoniosas e sustentáves. Em 2011/12, surgiu em Portugal o Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, hoje divulgado por todo o país e que se difundiu pelo Brasil e por vários outros países – é o projeto de educação geográfica mais internacionalizado. Ao longo dos anos, em Portugal foram apresentadas quase 2000 propostas de alunos que identificaram problemas locais, realizaram trabalho de campo sobre os mesmos e apresentaram propostas de intervenção. Mais do que o conteúdo destas propostas, a mais valia do Projeto consiste na educação para a cidadania territorial que promove. Com a pandemia, mesmo com as aulas suspensas nas escolas portuguesas, os mais jovens concluíram os seus projetos, candidataram-se aos vários concursos, numa demonstração de como o Projeto Nós Propomos!, porque desafio de uma cidadania vivida, lhes é singificativo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2738Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 7-162358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2738/1739Claudino, SérgioCoscurão, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-12T21:23:51Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2738Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-12T21:23:51Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20
title Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20
spellingShingle Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20
Claudino, Sérgio
Trabalho de Campo
Comunidade
Projetos
Concursos
Pandemia.
Educação Geográfica
title_short Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20
title_full Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20
title_fullStr Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20
title_full_unstemmed Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20
title_sort Educação geográfica e cidadania. O Projeto Nós Propomos! em Portugal 2019/20
author Claudino, Sérgio
author_facet Claudino, Sérgio
Coscurão, Ricardo
author_role author
author2 Coscurão, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudino, Sérgio
Coscurão, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de Campo
Comunidade
Projetos
Concursos
Pandemia.
Educação Geográfica
topic Trabalho de Campo
Comunidade
Projetos
Concursos
Pandemia.
Educação Geográfica
description Quando cresce o apelo ao compromisso de cada um nas causas comunitárias e globais, a Escola e as Ciências Sociais, em particular, são cada vez mais desafiadas a darem um contributo efetivo para a educação para a cidadania. A disciplina de Geografia, que aborda as sociedades no território, tem uma reponsabilidade particularmente grande no desafio de contribuir para que os mais jovens construam comunidades harmoniosas e sustentáves. Em 2011/12, surgiu em Portugal o Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, hoje divulgado por todo o país e que se difundiu pelo Brasil e por vários outros países – é o projeto de educação geográfica mais internacionalizado. Ao longo dos anos, em Portugal foram apresentadas quase 2000 propostas de alunos que identificaram problemas locais, realizaram trabalho de campo sobre os mesmos e apresentaram propostas de intervenção. Mais do que o conteúdo destas propostas, a mais valia do Projeto consiste na educação para a cidadania territorial que promove. Com a pandemia, mesmo com as aulas suspensas nas escolas portuguesas, os mais jovens concluíram os seus projetos, candidataram-se aos vários concursos, numa demonstração de como o Projeto Nós Propomos!, porque desafio de uma cidadania vivida, lhes é singificativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2738
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2738/1739
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 7-16
2358-4467
10.33025/grgcp2.v6i11
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177115193344