A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461 |
Resumo: | Este artigo pretende refletir sobre o contributo do “Projeto Nós Propomos” para o desenvolvimento de competências enunciadas no perfil dos alunos do século XXI, documento de referência publicado pelo Ministério da Educação Português (26 de julho de 2017) e para atingir alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Geografia A realiza-se um “Estudo de Caso”. Assim, o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” concretiza a implementação do Estudo de Caso, aproxima os alunos à autarquia e ao respetivo Plano Diretor Municipal/PDM, sensibiliza para os problemas territoriais locais, motiva para a elaboração e apresentação de propostas de intervenção local e, por último, estimula a cooperação entre, a escola, a universidade e entidades públicas e privadas. Por último, far-se-á uma retrospetiva da participação no Projeto Nós Propomos desde o primeiro ano em 2011/2012, o primeiro lugar no ano letivo de 2015/2016, o primeiro lugar em fotografia no ano de 2017/2018 e o segundo lugar a nível municipal no ano de 2018/2019, do Estabelecimento Prisional do Linhó, município de Cascais, distrito de Lisboa, Portugal. No ano letivo 2019/2020 far-se-á referência ao contexto de pandemia em que se desenvolveu o projeto. E ainda, uma reflexão da importância da implementação do Projeto para os alunos, destacando a implementação num estabelecimento prisional, mas também, para a motivação dos professores e ainda, para a visibilidade e notoriedade da Escola, quer a nível local, nacional e também a nível internacional. |
id |
CP2-1_0627f30e97b630890c38409c93180c31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2461 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativaInovação EducacionalEducação GeográficaCidadania ParticipativaInclusãoProjeto Nós Propomos.Educação GeográficaEste artigo pretende refletir sobre o contributo do “Projeto Nós Propomos” para o desenvolvimento de competências enunciadas no perfil dos alunos do século XXI, documento de referência publicado pelo Ministério da Educação Português (26 de julho de 2017) e para atingir alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Geografia A realiza-se um “Estudo de Caso”. Assim, o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” concretiza a implementação do Estudo de Caso, aproxima os alunos à autarquia e ao respetivo Plano Diretor Municipal/PDM, sensibiliza para os problemas territoriais locais, motiva para a elaboração e apresentação de propostas de intervenção local e, por último, estimula a cooperação entre, a escola, a universidade e entidades públicas e privadas. Por último, far-se-á uma retrospetiva da participação no Projeto Nós Propomos desde o primeiro ano em 2011/2012, o primeiro lugar no ano letivo de 2015/2016, o primeiro lugar em fotografia no ano de 2017/2018 e o segundo lugar a nível municipal no ano de 2018/2019, do Estabelecimento Prisional do Linhó, município de Cascais, distrito de Lisboa, Portugal. No ano letivo 2019/2020 far-se-á referência ao contexto de pandemia em que se desenvolveu o projeto. E ainda, uma reflexão da importância da implementação do Projeto para os alunos, destacando a implementação num estabelecimento prisional, mas também, para a motivação dos professores e ainda, para a visibilidade e notoriedade da Escola, quer a nível local, nacional e também a nível internacional.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 17-262358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461/1727Clemente, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T14:41:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2461Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-11T14:41:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa |
title |
A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa |
spellingShingle |
A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa Clemente, Filomena Inovação Educacional Educação Geográfica Cidadania Participativa Inclusão Projeto Nós Propomos. Educação Geográfica |
title_short |
A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa |
title_full |
A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa |
title_fullStr |
A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa |
title_full_unstemmed |
A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa |
title_sort |
A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa |
author |
Clemente, Filomena |
author_facet |
Clemente, Filomena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemente, Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Educacional Educação Geográfica Cidadania Participativa Inclusão Projeto Nós Propomos. Educação Geográfica |
topic |
Inovação Educacional Educação Geográfica Cidadania Participativa Inclusão Projeto Nós Propomos. Educação Geográfica |
description |
Este artigo pretende refletir sobre o contributo do “Projeto Nós Propomos” para o desenvolvimento de competências enunciadas no perfil dos alunos do século XXI, documento de referência publicado pelo Ministério da Educação Português (26 de julho de 2017) e para atingir alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Geografia A realiza-se um “Estudo de Caso”. Assim, o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” concretiza a implementação do Estudo de Caso, aproxima os alunos à autarquia e ao respetivo Plano Diretor Municipal/PDM, sensibiliza para os problemas territoriais locais, motiva para a elaboração e apresentação de propostas de intervenção local e, por último, estimula a cooperação entre, a escola, a universidade e entidades públicas e privadas. Por último, far-se-á uma retrospetiva da participação no Projeto Nós Propomos desde o primeiro ano em 2011/2012, o primeiro lugar no ano letivo de 2015/2016, o primeiro lugar em fotografia no ano de 2017/2018 e o segundo lugar a nível municipal no ano de 2018/2019, do Estabelecimento Prisional do Linhó, município de Cascais, distrito de Lisboa, Portugal. No ano letivo 2019/2020 far-se-á referência ao contexto de pandemia em que se desenvolveu o projeto. E ainda, uma reflexão da importância da implementação do Projeto para os alunos, destacando a implementação num estabelecimento prisional, mas também, para a motivação dos professores e ainda, para a visibilidade e notoriedade da Escola, quer a nível local, nacional e também a nível internacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461/1727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 17-26 2358-4467 10.33025/grgcp2.v6i11 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177018724352 |