A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Filomena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461
Resumo: Este artigo pretende refletir sobre o contributo do “Projeto Nós Propomos” para o desenvolvimento de competências enunciadas no perfil dos alunos do século XXI, documento de referência publicado pelo Ministério da Educação Português (26 de julho de 2017) e para atingir alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Geografia A realiza-se um “Estudo de Caso”. Assim, o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” concretiza a implementação do Estudo de Caso, aproxima os alunos à autarquia e ao respetivo Plano Diretor Municipal/PDM, sensibiliza para os problemas territoriais locais, motiva para a elaboração e apresentação de propostas de intervenção local e, por último, estimula a cooperação entre, a escola, a universidade e entidades públicas e privadas. Por último, far-se-á uma retrospetiva da participação no Projeto Nós Propomos desde o primeiro ano em 2011/2012, o primeiro lugar no ano letivo de 2015/2016, o primeiro lugar em fotografia no ano de 2017/2018 e o segundo lugar a nível municipal no ano de 2018/2019, do Estabelecimento Prisional do Linhó, município de Cascais, distrito de Lisboa, Portugal. No ano letivo 2019/2020 far-se-á referência ao contexto de pandemia em que se desenvolveu o projeto. E ainda, uma reflexão da importância da implementação do Projeto para os alunos, destacando a implementação num estabelecimento prisional, mas também, para a motivação dos professores e ainda, para a visibilidade e notoriedade da Escola, quer a nível local, nacional e também a nível internacional.
id CP2-1_0627f30e97b630890c38409c93180c31
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2461
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativaInovação EducacionalEducação GeográficaCidadania ParticipativaInclusãoProjeto Nós Propomos.Educação GeográficaEste artigo pretende refletir sobre o contributo do “Projeto Nós Propomos” para o desenvolvimento de competências enunciadas no perfil dos alunos do século XXI, documento de referência publicado pelo Ministério da Educação Português (26 de julho de 2017) e para atingir alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Geografia A realiza-se um “Estudo de Caso”. Assim, o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” concretiza a implementação do Estudo de Caso, aproxima os alunos à autarquia e ao respetivo Plano Diretor Municipal/PDM, sensibiliza para os problemas territoriais locais, motiva para a elaboração e apresentação de propostas de intervenção local e, por último, estimula a cooperação entre, a escola, a universidade e entidades públicas e privadas. Por último, far-se-á uma retrospetiva da participação no Projeto Nós Propomos desde o primeiro ano em 2011/2012, o primeiro lugar no ano letivo de 2015/2016, o primeiro lugar em fotografia no ano de 2017/2018 e o segundo lugar a nível municipal no ano de 2018/2019, do Estabelecimento Prisional do Linhó, município de Cascais, distrito de Lisboa, Portugal. No ano letivo 2019/2020 far-se-á referência ao contexto de pandemia em que se desenvolveu o projeto. E ainda, uma reflexão da importância da implementação do Projeto para os alunos, destacando a implementação num estabelecimento prisional, mas também, para a motivação dos professores e ainda, para a visibilidade e notoriedade da Escola, quer a nível local, nacional e também a nível internacional.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 17-262358-446710.33025/grgcp2.v6i11reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461/1727Clemente, Filomenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T14:41:29Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2461Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-11T14:41:29Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa
title A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa
spellingShingle A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa
Clemente, Filomena
Inovação Educacional
Educação Geográfica
Cidadania Participativa
Inclusão
Projeto Nós Propomos.
Educação Geográfica
title_short A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa
title_full A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa
title_fullStr A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa
title_full_unstemmed A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa
title_sort A importância do Projeto Nós Propomos para uma cidadania participativa
author Clemente, Filomena
author_facet Clemente, Filomena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação Educacional
Educação Geográfica
Cidadania Participativa
Inclusão
Projeto Nós Propomos.
Educação Geográfica
topic Inovação Educacional
Educação Geográfica
Cidadania Participativa
Inclusão
Projeto Nós Propomos.
Educação Geográfica
description Este artigo pretende refletir sobre o contributo do “Projeto Nós Propomos” para o desenvolvimento de competências enunciadas no perfil dos alunos do século XXI, documento de referência publicado pelo Ministério da Educação Português (26 de julho de 2017) e para atingir alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Geografia A realiza-se um “Estudo de Caso”. Assim, o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” concretiza a implementação do Estudo de Caso, aproxima os alunos à autarquia e ao respetivo Plano Diretor Municipal/PDM, sensibiliza para os problemas territoriais locais, motiva para a elaboração e apresentação de propostas de intervenção local e, por último, estimula a cooperação entre, a escola, a universidade e entidades públicas e privadas. Por último, far-se-á uma retrospetiva da participação no Projeto Nós Propomos desde o primeiro ano em 2011/2012, o primeiro lugar no ano letivo de 2015/2016, o primeiro lugar em fotografia no ano de 2017/2018 e o segundo lugar a nível municipal no ano de 2018/2019, do Estabelecimento Prisional do Linhó, município de Cascais, distrito de Lisboa, Portugal. No ano letivo 2019/2020 far-se-á referência ao contexto de pandemia em que se desenvolveu o projeto. E ainda, uma reflexão da importância da implementação do Projeto para os alunos, destacando a implementação num estabelecimento prisional, mas também, para a motivação dos professores e ainda, para a visibilidade e notoriedade da Escola, quer a nível local, nacional e também a nível internacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2461/1727
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 6 n. 11 (2019): DOSSIÊ "NÓS PROPOMOS!"; 17-26
2358-4467
10.33025/grgcp2.v6i11
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177018724352