Aprendizado Ativo entre bits e átomos: Uma proposta para formação de professores no contexto do Pensamento Computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Charles Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Nathália Alves de, Barreiro, Rommulo Mendes Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2323
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de formação de professores no contexto do Pensamento Computacional por meio de uma atividade mão na massa, utilizando a estratégia de aprender fazendo. Tal atividade foi realizada com 24 docentes de educação básica de todo o Brasil, no âmbito do Projeto de Formação de Educadores do Sesc Departamento Nacional. Para conduzir a proposta foram utilizados como recursos de robótica educacional a placa de prototipagem eletrônica Arduino, atuadores e sensores, além do software para programação Scratch para Arduino (S4A) empregado tanto para a programação dos elementos físicos quanto para a criação de uma animação. Os resultados apontaram que a abordagem usada é um potencial recurso para formação de educadores possibilitando-os para iniciar ações envolvendo tecnologias educacionais em sala de aula.
id CP2-1_f724006a7007bb82667af92bfeeaac64
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2323
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Aprendizado Ativo entre bits e átomos: Uma proposta para formação de professores no contexto do Pensamento ComputacionalEste trabalho apresenta uma proposta de formação de professores no contexto do Pensamento Computacional por meio de uma atividade mão na massa, utilizando a estratégia de aprender fazendo. Tal atividade foi realizada com 24 docentes de educação básica de todo o Brasil, no âmbito do Projeto de Formação de Educadores do Sesc Departamento Nacional. Para conduzir a proposta foram utilizados como recursos de robótica educacional a placa de prototipagem eletrônica Arduino, atuadores e sensores, além do software para programação Scratch para Arduino (S4A) empregado tanto para a programação dos elementos físicos quanto para a criação de uma animação. Os resultados apontaram que a abordagem usada é um potencial recurso para formação de educadores possibilitando-os para iniciar ações envolvendo tecnologias educacionais em sala de aula.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2323Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2323/1567Pimentel, Charles SoaresCarvalho, Nathália Alves deBarreiro, Rommulo Mendes Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2323Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizado Ativo entre bits e átomos: Uma proposta para formação de professores no contexto do Pensamento Computacional
title Aprendizado Ativo entre bits e átomos: Uma proposta para formação de professores no contexto do Pensamento Computacional
spellingShingle Aprendizado Ativo entre bits e átomos: Uma proposta para formação de professores no contexto do Pensamento Computacional
Pimentel, Charles Soares
title_short Aprendizado Ativo entre bits e átomos: Uma proposta para formação de professores no contexto do Pensamento Computacional
title_full Aprendizado Ativo entre bits e átomos: Uma proposta para formação de professores no contexto do Pensamento Computacional
title_fullStr Aprendizado Ativo entre bits e átomos: Uma proposta para formação de professores no contexto do Pensamento Computacional
title_full_unstemmed Aprendizado Ativo entre bits e átomos: Uma proposta para formação de professores no contexto do Pensamento Computacional
title_sort Aprendizado Ativo entre bits e átomos: Uma proposta para formação de professores no contexto do Pensamento Computacional
author Pimentel, Charles Soares
author_facet Pimentel, Charles Soares
Carvalho, Nathália Alves de
Barreiro, Rommulo Mendes Carvalho
author_role author
author2 Carvalho, Nathália Alves de
Barreiro, Rommulo Mendes Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Charles Soares
Carvalho, Nathália Alves de
Barreiro, Rommulo Mendes Carvalho
description Este trabalho apresenta uma proposta de formação de professores no contexto do Pensamento Computacional por meio de uma atividade mão na massa, utilizando a estratégia de aprender fazendo. Tal atividade foi realizada com 24 docentes de educação básica de todo o Brasil, no âmbito do Projeto de Formação de Educadores do Sesc Departamento Nacional. Para conduzir a proposta foram utilizados como recursos de robótica educacional a placa de prototipagem eletrônica Arduino, atuadores e sensores, além do software para programação Scratch para Arduino (S4A) empregado tanto para a programação dos elementos físicos quanto para a criação de uma animação. Os resultados apontaram que a abordagem usada é um potencial recurso para formação de educadores possibilitando-os para iniciar ações envolvendo tecnologias educacionais em sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2323
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2323/1567
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181785550848