A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452 |
Resumo: | Contar e ouvir histórias são atividades muito mais corriqueiras do que se pode pensar, além de serem extremamente importantes para o desenvolvimento dos alunos enquanto leitores. Com o objetivo de demonstrar esses fatos, serão relatadas as experiências vivenciadas ao longo da Ágora de Contadores de Histórias e o impacto para a leitura e para a apresentação oral dos alunos. As atividades foram desenvolvidas no Colégio de Aplicação João XXIII, da cidade de Juiz de Fora, com turmas mistas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio. Grande parte das atividades aconteceram na Sala de Leitura do referido colégio. As aulas foram divididas em três momentos distintos e sempre seguiam a mesma lógica: num primeiro momento, a professora contava uma história; em seguida, era feita uma discussão com os alunos, explicando o motivo da escolha daquele texto em particular e apresentando elementos importantes para uma contação de histórias, como entonação, ritmo, rima, postura corporal etc; por fim, os estudantes eram convidados a realizar pequenas atividades práticas. A última aula da semana era destinada às apresentações individuais ou coletivas dos participantes da ágora, que, de maneira geral, foram bastante satisfatórias e comoventes. Nesse processo, foram desenvolvidas habilidades de escuta e de acolhimento da história do outro, tanto por parte dos alunos quanto da própria professora. Nas apresentações observa-se que a diversidade de temas e valores universais veiculados nos enredos das histórias pode contribuir para a reflexão dos discentes sobre as relações interpessoais presentes na sociedade, transformando-os em cidadãos mais conscientes de seus papéis sociais. |
id |
CP2-1_f8cb450fd2d5d428c1e80b3360f5f76f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2452 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNOContadores de HistóriasLeituraRelato de experiênciaContar e ouvir histórias são atividades muito mais corriqueiras do que se pode pensar, além de serem extremamente importantes para o desenvolvimento dos alunos enquanto leitores. Com o objetivo de demonstrar esses fatos, serão relatadas as experiências vivenciadas ao longo da Ágora de Contadores de Histórias e o impacto para a leitura e para a apresentação oral dos alunos. As atividades foram desenvolvidas no Colégio de Aplicação João XXIII, da cidade de Juiz de Fora, com turmas mistas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio. Grande parte das atividades aconteceram na Sala de Leitura do referido colégio. As aulas foram divididas em três momentos distintos e sempre seguiam a mesma lógica: num primeiro momento, a professora contava uma história; em seguida, era feita uma discussão com os alunos, explicando o motivo da escolha daquele texto em particular e apresentando elementos importantes para uma contação de histórias, como entonação, ritmo, rima, postura corporal etc; por fim, os estudantes eram convidados a realizar pequenas atividades práticas. A última aula da semana era destinada às apresentações individuais ou coletivas dos participantes da ágora, que, de maneira geral, foram bastante satisfatórias e comoventes. Nesse processo, foram desenvolvidas habilidades de escuta e de acolhimento da história do outro, tanto por parte dos alunos quanto da própria professora. Nas apresentações observa-se que a diversidade de temas e valores universais veiculados nos enredos das histórias pode contribuir para a reflexão dos discentes sobre as relações interpessoais presentes na sociedade, transformando-os em cidadãos mais conscientes de seus papéis sociais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 1: 2020; 76-822525-28792525-287910.33025/ceb.v5i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452/1640Lima, Isabela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-14T12:27:56Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2452Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-14T12:27:56Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO |
title |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO |
spellingShingle |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO Lima, Isabela Ferreira Contadores de Histórias Leitura Relato de experiência |
title_short |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO |
title_full |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO |
title_fullStr |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO |
title_full_unstemmed |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO |
title_sort |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO |
author |
Lima, Isabela Ferreira |
author_facet |
Lima, Isabela Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Isabela Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contadores de Histórias Leitura Relato de experiência |
topic |
Contadores de Histórias Leitura Relato de experiência |
description |
Contar e ouvir histórias são atividades muito mais corriqueiras do que se pode pensar, além de serem extremamente importantes para o desenvolvimento dos alunos enquanto leitores. Com o objetivo de demonstrar esses fatos, serão relatadas as experiências vivenciadas ao longo da Ágora de Contadores de Histórias e o impacto para a leitura e para a apresentação oral dos alunos. As atividades foram desenvolvidas no Colégio de Aplicação João XXIII, da cidade de Juiz de Fora, com turmas mistas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio. Grande parte das atividades aconteceram na Sala de Leitura do referido colégio. As aulas foram divididas em três momentos distintos e sempre seguiam a mesma lógica: num primeiro momento, a professora contava uma história; em seguida, era feita uma discussão com os alunos, explicando o motivo da escolha daquele texto em particular e apresentando elementos importantes para uma contação de histórias, como entonação, ritmo, rima, postura corporal etc; por fim, os estudantes eram convidados a realizar pequenas atividades práticas. A última aula da semana era destinada às apresentações individuais ou coletivas dos participantes da ágora, que, de maneira geral, foram bastante satisfatórias e comoventes. Nesse processo, foram desenvolvidas habilidades de escuta e de acolhimento da história do outro, tanto por parte dos alunos quanto da própria professora. Nas apresentações observa-se que a diversidade de temas e valores universais veiculados nos enredos das histórias pode contribuir para a reflexão dos discentes sobre as relações interpessoais presentes na sociedade, transformando-os em cidadãos mais conscientes de seus papéis sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452/1640 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 1: 2020; 76-82 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180510482432 |