A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Isabela Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452
Resumo: Contar e ouvir histórias são atividades muito mais corriqueiras do que se pode pensar, além de serem extremamente importantes para o desenvolvimento dos alunos enquanto leitores. Com o objetivo de demonstrar esses fatos, serão relatadas as experiências vivenciadas ao longo da Ágora de Contadores de Histórias e o impacto para a leitura e para a apresentação oral dos alunos. As atividades foram desenvolvidas no Colégio de Aplicação João XXIII, da cidade de Juiz de Fora, com turmas mistas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio. Grande parte das atividades aconteceram na Sala de Leitura do referido colégio. As aulas foram divididas em três momentos distintos e sempre seguiam a mesma lógica: num primeiro momento, a professora contava uma história; em seguida, era feita uma discussão com os alunos, explicando o motivo da escolha daquele texto em particular e apresentando elementos importantes para uma contação de histórias, como entonação, ritmo, rima, postura corporal etc; por fim, os estudantes eram convidados a realizar pequenas atividades práticas. A última aula da semana era destinada às apresentações individuais ou coletivas dos participantes da ágora, que, de maneira geral, foram bastante satisfatórias e comoventes. Nesse processo, foram desenvolvidas habilidades de escuta e de acolhimento da história do outro, tanto por parte dos alunos quanto da própria professora. Nas apresentações observa-se que a diversidade de temas e valores universais veiculados nos enredos das histórias pode contribuir para a reflexão dos discentes sobre as relações interpessoais presentes na sociedade, transformando-os em cidadãos mais conscientes de seus papéis sociais.
id CP2-1_f8cb450fd2d5d428c1e80b3360f5f76f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2452
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNOContadores de HistóriasLeituraRelato de experiênciaContar e ouvir histórias são atividades muito mais corriqueiras do que se pode pensar, além de serem extremamente importantes para o desenvolvimento dos alunos enquanto leitores. Com o objetivo de demonstrar esses fatos, serão relatadas as experiências vivenciadas ao longo da Ágora de Contadores de Histórias e o impacto para a leitura e para a apresentação oral dos alunos. As atividades foram desenvolvidas no Colégio de Aplicação João XXIII, da cidade de Juiz de Fora, com turmas mistas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio. Grande parte das atividades aconteceram na Sala de Leitura do referido colégio. As aulas foram divididas em três momentos distintos e sempre seguiam a mesma lógica: num primeiro momento, a professora contava uma história; em seguida, era feita uma discussão com os alunos, explicando o motivo da escolha daquele texto em particular e apresentando elementos importantes para uma contação de histórias, como entonação, ritmo, rima, postura corporal etc; por fim, os estudantes eram convidados a realizar pequenas atividades práticas. A última aula da semana era destinada às apresentações individuais ou coletivas dos participantes da ágora, que, de maneira geral, foram bastante satisfatórias e comoventes. Nesse processo, foram desenvolvidas habilidades de escuta e de acolhimento da história do outro, tanto por parte dos alunos quanto da própria professora. Nas apresentações observa-se que a diversidade de temas e valores universais veiculados nos enredos das histórias pode contribuir para a reflexão dos discentes sobre as relações interpessoais presentes na sociedade, transformando-os em cidadãos mais conscientes de seus papéis sociais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 1: 2020; 76-822525-28792525-287910.33025/ceb.v5i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452/1640Lima, Isabela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-14T12:27:56Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2452Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-14T12:27:56Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO
title A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO
spellingShingle A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO
Lima, Isabela Ferreira
Contadores de Histórias
Leitura
Relato de experiência
title_short A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO
title_full A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO
title_fullStr A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO
title_full_unstemmed A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO
title_sort A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTÍMULO À LEITURA E AO PROTAGONISMO DO ALUNO
author Lima, Isabela Ferreira
author_facet Lima, Isabela Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Isabela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Contadores de Histórias
Leitura
Relato de experiência
topic Contadores de Histórias
Leitura
Relato de experiência
description Contar e ouvir histórias são atividades muito mais corriqueiras do que se pode pensar, além de serem extremamente importantes para o desenvolvimento dos alunos enquanto leitores. Com o objetivo de demonstrar esses fatos, serão relatadas as experiências vivenciadas ao longo da Ágora de Contadores de Histórias e o impacto para a leitura e para a apresentação oral dos alunos. As atividades foram desenvolvidas no Colégio de Aplicação João XXIII, da cidade de Juiz de Fora, com turmas mistas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio. Grande parte das atividades aconteceram na Sala de Leitura do referido colégio. As aulas foram divididas em três momentos distintos e sempre seguiam a mesma lógica: num primeiro momento, a professora contava uma história; em seguida, era feita uma discussão com os alunos, explicando o motivo da escolha daquele texto em particular e apresentando elementos importantes para uma contação de histórias, como entonação, ritmo, rima, postura corporal etc; por fim, os estudantes eram convidados a realizar pequenas atividades práticas. A última aula da semana era destinada às apresentações individuais ou coletivas dos participantes da ágora, que, de maneira geral, foram bastante satisfatórias e comoventes. Nesse processo, foram desenvolvidas habilidades de escuta e de acolhimento da história do outro, tanto por parte dos alunos quanto da própria professora. Nas apresentações observa-se que a diversidade de temas e valores universais veiculados nos enredos das histórias pode contribuir para a reflexão dos discentes sobre as relações interpessoais presentes na sociedade, transformando-os em cidadãos mais conscientes de seus papéis sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2452/1640
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 1: 2020; 76-82
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180510482432