Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12228
Resumo: Resumo: pesquisa intitulada CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: um caminho para a formação de leitores? objetivou verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, dos possíveis decorrentes da contação de histórias para a formação de alunos-leitores, e descobrir se e como o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros Situando-se no campo das investigações qualitativas, por conseguinte descritivas e interpretativas A parte empírica foi desenvolvida em um ambiente escolar com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, visto que há uma ruptura na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, não só pela força da transição brusca da oferta dos ambientes de aprendizagem comuns a essas estruturas de ensino, como também pelas demais possibilidades interativas nas salas das séries iniciais Pelos resultados desta pesquisa foi possível demonstrar a contação de história como mais uma estratégia fundamental na formação do leitor garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos Isso porque as narrativas orais, especialmente as que têm por suporte a leitura de textos literários, como foi o caso deste estudo, condensam em si caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundo
id UEL_4fece4f53ed35fe584f026d061b7daa4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12228
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Contação de histórias : um caminho para a formação de leitoresLeituraLeitoresFormaçãoArte de contar históriasContadores de históriasReadingFormation of readersArt of storytellingStorytellersResumo: pesquisa intitulada CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: um caminho para a formação de leitores? objetivou verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, dos possíveis decorrentes da contação de histórias para a formação de alunos-leitores, e descobrir se e como o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros Situando-se no campo das investigações qualitativas, por conseguinte descritivas e interpretativas A parte empírica foi desenvolvida em um ambiente escolar com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, visto que há uma ruptura na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, não só pela força da transição brusca da oferta dos ambientes de aprendizagem comuns a essas estruturas de ensino, como também pelas demais possibilidades interativas nas salas das séries iniciais Pelos resultados desta pesquisa foi possível demonstrar a contação de história como mais uma estratégia fundamental na formação do leitor garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos Isso porque as narrativas orais, especialmente as que têm por suporte a leitura de textos literários, como foi o caso deste estudo, condensam em si caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The research named STORYTELLING: a path to develop readers? aimed to check some of the effects of oral narratives, i e, possible effects that resulted from storytelling for the development of novice readers It also aimed to find out if and how the teacher’s performance during the storytelling influences the student’s interest in reading other books Set in the field of qualitative investigations, and therefore descriptive and interpretative The empirical part of the research was developed in an educational environment with students of the 2nd grade in elementary school, since there is a disruption in the transition from kindergarten to elementary school, not only because of the power of the rough transition of the offering of learning environments typical of those teaching structures, but because of other interactive possibilities in classes of early grades Through the results of this research it was possible to expose storytelling as one more central strategy for the reader’s development, assuring this way the enrichment of the educational process under a perspective that values the generation of critical and reflexive individuals That’s due to the fact that oral narratives, especially those that are supported by the reading of literary work, as in the case of this research, concentrate multi meaning ways for the reading and understanding of themselves and the worldPullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]Oliveira, Francismara Neves deSilva, Rovilson José daRamos, Ana Cláudia2024-05-01T13:50:27Z2024-05-01T13:50:27Z2011.002011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12228porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
title Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
spellingShingle Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
Ramos, Ana Cláudia
Leitura
Leitores
Formação
Arte de contar histórias
Contadores de histórias
Reading
Formation of readers
Art of storytelling
Storytellers
title_short Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
title_full Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
title_fullStr Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
title_full_unstemmed Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
title_sort Contação de histórias : um caminho para a formação de leitores
author Ramos, Ana Cláudia
author_facet Ramos, Ana Cláudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]
Oliveira, Francismara Neves de
Silva, Rovilson José da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Leitores
Formação
Arte de contar histórias
Contadores de histórias
Reading
Formation of readers
Art of storytelling
Storytellers
topic Leitura
Leitores
Formação
Arte de contar histórias
Contadores de histórias
Reading
Formation of readers
Art of storytelling
Storytellers
description Resumo: pesquisa intitulada CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: um caminho para a formação de leitores? objetivou verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, dos possíveis decorrentes da contação de histórias para a formação de alunos-leitores, e descobrir se e como o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros Situando-se no campo das investigações qualitativas, por conseguinte descritivas e interpretativas A parte empírica foi desenvolvida em um ambiente escolar com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, visto que há uma ruptura na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, não só pela força da transição brusca da oferta dos ambientes de aprendizagem comuns a essas estruturas de ensino, como também pelas demais possibilidades interativas nas salas das séries iniciais Pelos resultados desta pesquisa foi possível demonstrar a contação de história como mais uma estratégia fundamental na formação do leitor garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos Isso porque as narrativas orais, especialmente as que têm por suporte a leitura de textos literários, como foi o caso deste estudo, condensam em si caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2011
2024-05-01T13:50:27Z
2024-05-01T13:50:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12228
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823265495973888