OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Angélica Caetano da, Silva, Cintia de Assis Ricardo da, Santos, Grace Liz Justi dos, Castro, Juliana Diuana de, Rodrigues, Raíra Pereira, Germano, Vitor Abdias Cabót
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951
Resumo: Neste ano, comemoramos os 20 anos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica. Por isso, este artigo propõe uma análise documental dos currículos prescritos de Educação Física no Colégio Pedro II, especificamente os de 2002, 2012 e 2018 (vigente), com o intuito de verificar sua implementação e possíveis diálogos com os Estudos Étnico-raciais. Como resultado, observamos que os currículos pouco dialogam com a História e as Culturas Africanas e Afro-brasileira de maneira direta, além disso, nenhum deles faz qualquer menção à Lei 10.639/03. Concluímos que existem avanços, mesmo que tímidos em direção a implementação da Lei, principalmente no currículo vigente, que dialoga com a pluralidade e a diversidade, além de valorizar saberes e práticas sociais e culturais tradicionalmente apagados e invisibilizados, criando com isso, frestas para que as histórias, as culturas e os saberes das populações negras sejam valorizados nas aulas de Educação Física no Colégio Pedro II.
id CP2-1_f957d07d2113a35e04816974967c2656
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3951
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitationsCurrículoEducação FísicaLei 10.639/03Educação AntirracistaNeste ano, comemoramos os 20 anos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica. Por isso, este artigo propõe uma análise documental dos currículos prescritos de Educação Física no Colégio Pedro II, especificamente os de 2002, 2012 e 2018 (vigente), com o intuito de verificar sua implementação e possíveis diálogos com os Estudos Étnico-raciais. Como resultado, observamos que os currículos pouco dialogam com a História e as Culturas Africanas e Afro-brasileira de maneira direta, além disso, nenhum deles faz qualquer menção à Lei 10.639/03. Concluímos que existem avanços, mesmo que tímidos em direção a implementação da Lei, principalmente no currículo vigente, que dialoga com a pluralidade e a diversidade, além de valorizar saberes e práticas sociais e culturais tradicionalmente apagados e invisibilizados, criando com isso, frestas para que as histórias, as culturas e os saberes das populações negras sejam valorizados nas aulas de Educação Física no Colégio Pedro II.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23222525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951/2459Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira eSilva, Angélica Caetano daSilva, Cintia de Assis Ricardo daSantos, Grace Liz Justi dosCastro, Juliana Diuana deRodrigues, Raíra PereiraGermano, Vitor Abdias Cabót2024-04-28T01:21:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3951Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-28T01:21:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations
title OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations
spellingShingle OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations
Silva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e
Currículo
Educação Física
Lei 10.639/03
Educação Antirracista
title_short OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations
title_full OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations
title_fullStr OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations
title_full_unstemmed OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations
title_sort OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations
author Silva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e
author_facet Silva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e
Silva, Angélica Caetano da
Silva, Cintia de Assis Ricardo da
Santos, Grace Liz Justi dos
Castro, Juliana Diuana de
Rodrigues, Raíra Pereira
Germano, Vitor Abdias Cabót
author_role author
author2 Silva, Angélica Caetano da
Silva, Cintia de Assis Ricardo da
Santos, Grace Liz Justi dos
Castro, Juliana Diuana de
Rodrigues, Raíra Pereira
Germano, Vitor Abdias Cabót
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e
Silva, Angélica Caetano da
Silva, Cintia de Assis Ricardo da
Santos, Grace Liz Justi dos
Castro, Juliana Diuana de
Rodrigues, Raíra Pereira
Germano, Vitor Abdias Cabót
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação Física
Lei 10.639/03
Educação Antirracista
topic Currículo
Educação Física
Lei 10.639/03
Educação Antirracista
description Neste ano, comemoramos os 20 anos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica. Por isso, este artigo propõe uma análise documental dos currículos prescritos de Educação Física no Colégio Pedro II, especificamente os de 2002, 2012 e 2018 (vigente), com o intuito de verificar sua implementação e possíveis diálogos com os Estudos Étnico-raciais. Como resultado, observamos que os currículos pouco dialogam com a História e as Culturas Africanas e Afro-brasileira de maneira direta, além disso, nenhum deles faz qualquer menção à Lei 10.639/03. Concluímos que existem avanços, mesmo que tímidos em direção a implementação da Lei, principalmente no currículo vigente, que dialoga com a pluralidade e a diversidade, além de valorizar saberes e práticas sociais e culturais tradicionalmente apagados e invisibilizados, criando com isso, frestas para que as histórias, as culturas e os saberes das populações negras sejam valorizados nas aulas de Educação Física no Colégio Pedro II.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951/2459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2322
2525-5916
10.33025/tefe.v8i
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178980610048