OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951 |
Resumo: | Neste ano, comemoramos os 20 anos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica. Por isso, este artigo propõe uma análise documental dos currículos prescritos de Educação Física no Colégio Pedro II, especificamente os de 2002, 2012 e 2018 (vigente), com o intuito de verificar sua implementação e possíveis diálogos com os Estudos Étnico-raciais. Como resultado, observamos que os currículos pouco dialogam com a História e as Culturas Africanas e Afro-brasileira de maneira direta, além disso, nenhum deles faz qualquer menção à Lei 10.639/03. Concluímos que existem avanços, mesmo que tímidos em direção a implementação da Lei, principalmente no currículo vigente, que dialoga com a pluralidade e a diversidade, além de valorizar saberes e práticas sociais e culturais tradicionalmente apagados e invisibilizados, criando com isso, frestas para que as histórias, as culturas e os saberes das populações negras sejam valorizados nas aulas de Educação Física no Colégio Pedro II. |
id |
CP2-1_f957d07d2113a35e04816974967c2656 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3951 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitationsCurrículoEducação FísicaLei 10.639/03Educação AntirracistaNeste ano, comemoramos os 20 anos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica. Por isso, este artigo propõe uma análise documental dos currículos prescritos de Educação Física no Colégio Pedro II, especificamente os de 2002, 2012 e 2018 (vigente), com o intuito de verificar sua implementação e possíveis diálogos com os Estudos Étnico-raciais. Como resultado, observamos que os currículos pouco dialogam com a História e as Culturas Africanas e Afro-brasileira de maneira direta, além disso, nenhum deles faz qualquer menção à Lei 10.639/03. Concluímos que existem avanços, mesmo que tímidos em direção a implementação da Lei, principalmente no currículo vigente, que dialoga com a pluralidade e a diversidade, além de valorizar saberes e práticas sociais e culturais tradicionalmente apagados e invisibilizados, criando com isso, frestas para que as histórias, as culturas e os saberes das populações negras sejam valorizados nas aulas de Educação Física no Colégio Pedro II.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23222525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951/2459Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira eSilva, Angélica Caetano daSilva, Cintia de Assis Ricardo daSantos, Grace Liz Justi dosCastro, Juliana Diuana deRodrigues, Raíra PereiraGermano, Vitor Abdias Cabót2024-04-28T01:21:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3951Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-28T01:21:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations |
title |
OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations |
spellingShingle |
OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations Silva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e Currículo Educação Física Lei 10.639/03 Educação Antirracista |
title_short |
OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations |
title_full |
OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations |
title_fullStr |
OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations |
title_full_unstemmed |
OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations |
title_sort |
OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO COLÉGIO PEDRO II NOS 20 ANOS DA LEI 10.639/03: TENSÕES, AVANÇOS E LIMITAÇÕES: The Physical Education curricula at Pedro II School in the 20 years of Law 10.639/03: tensions, progress, and limitations |
author |
Silva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e |
author_facet |
Silva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e Silva, Angélica Caetano da Silva, Cintia de Assis Ricardo da Santos, Grace Liz Justi dos Castro, Juliana Diuana de Rodrigues, Raíra Pereira Germano, Vitor Abdias Cabót |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Angélica Caetano da Silva, Cintia de Assis Ricardo da Santos, Grace Liz Justi dos Castro, Juliana Diuana de Rodrigues, Raíra Pereira Germano, Vitor Abdias Cabót |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e Silva, Angélica Caetano da Silva, Cintia de Assis Ricardo da Santos, Grace Liz Justi dos Castro, Juliana Diuana de Rodrigues, Raíra Pereira Germano, Vitor Abdias Cabót |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação Física Lei 10.639/03 Educação Antirracista |
topic |
Currículo Educação Física Lei 10.639/03 Educação Antirracista |
description |
Neste ano, comemoramos os 20 anos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica. Por isso, este artigo propõe uma análise documental dos currículos prescritos de Educação Física no Colégio Pedro II, especificamente os de 2002, 2012 e 2018 (vigente), com o intuito de verificar sua implementação e possíveis diálogos com os Estudos Étnico-raciais. Como resultado, observamos que os currículos pouco dialogam com a História e as Culturas Africanas e Afro-brasileira de maneira direta, além disso, nenhum deles faz qualquer menção à Lei 10.639/03. Concluímos que existem avanços, mesmo que tímidos em direção a implementação da Lei, principalmente no currículo vigente, que dialoga com a pluralidade e a diversidade, além de valorizar saberes e práticas sociais e culturais tradicionalmente apagados e invisibilizados, criando com isso, frestas para que as histórias, as culturas e os saberes das populações negras sejam valorizados nas aulas de Educação Física no Colégio Pedro II. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3951/2459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2322 2525-5916 10.33025/tefe.v8i reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178980610048 |