FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Marcelo Cavalcanti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Viviane Cristina Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068
Resumo: Historicamente, as políticas educacionais para o meio rural não consideram a cultura e a identidade dos povos do campo. No aspecto operacional isso se evidencia pelas fragilidades na formação de professores e nos elevados índices de analfabetismo. Diante disso, o programa Projovem Campo Saberes da Terra foi uma tentativa de mitigar esses efeitos por meio da oferta de escolarização e formação profissional para jovens rurais. Nesse sentido, o presente relato apresenta como objetivo analisar a formação continuada dos educadores que participaram do programa. Dentre os elementos que compõem a metodologia destacam-se a observação participante e a revisão de literatura. Embora o estudo tenha sido uma experiência profissional muito relevante, revelou também a necessidade urgente de mudança nos paradigmas educacionais para os povos do campo.
id CP2-1_fa0728269297e23c3fc37ce09fbc48a1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3068
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIROHistoricamente, as políticas educacionais para o meio rural não consideram a cultura e a identidade dos povos do campo. No aspecto operacional isso se evidencia pelas fragilidades na formação de professores e nos elevados índices de analfabetismo. Diante disso, o programa Projovem Campo Saberes da Terra foi uma tentativa de mitigar esses efeitos por meio da oferta de escolarização e formação profissional para jovens rurais. Nesse sentido, o presente relato apresenta como objetivo analisar a formação continuada dos educadores que participaram do programa. Dentre os elementos que compõem a metodologia destacam-se a observação participante e a revisão de literatura. Embora o estudo tenha sido uma experiência profissional muito relevante, revelou também a necessidade urgente de mudança nos paradigmas educacionais para os povos do campo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 350-3682525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068/1917Vianna, Marcelo CavalcantiLima, Viviane Cristina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3068Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO
Vianna, Marcelo Cavalcanti
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO
author Vianna, Marcelo Cavalcanti
author_facet Vianna, Marcelo Cavalcanti
Lima, Viviane Cristina Silva
author_role author
author2 Lima, Viviane Cristina Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Marcelo Cavalcanti
Lima, Viviane Cristina Silva
description Historicamente, as políticas educacionais para o meio rural não consideram a cultura e a identidade dos povos do campo. No aspecto operacional isso se evidencia pelas fragilidades na formação de professores e nos elevados índices de analfabetismo. Diante disso, o programa Projovem Campo Saberes da Terra foi uma tentativa de mitigar esses efeitos por meio da oferta de escolarização e formação profissional para jovens rurais. Nesse sentido, o presente relato apresenta como objetivo analisar a formação continuada dos educadores que participaram do programa. Dentre os elementos que compõem a metodologia destacam-se a observação participante e a revisão de literatura. Embora o estudo tenha sido uma experiência profissional muito relevante, revelou também a necessidade urgente de mudança nos paradigmas educacionais para os povos do campo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068/1917
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 350-368
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180634214400