FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068 |
Resumo: | Historicamente, as políticas educacionais para o meio rural não consideram a cultura e a identidade dos povos do campo. No aspecto operacional isso se evidencia pelas fragilidades na formação de professores e nos elevados índices de analfabetismo. Diante disso, o programa Projovem Campo Saberes da Terra foi uma tentativa de mitigar esses efeitos por meio da oferta de escolarização e formação profissional para jovens rurais. Nesse sentido, o presente relato apresenta como objetivo analisar a formação continuada dos educadores que participaram do programa. Dentre os elementos que compõem a metodologia destacam-se a observação participante e a revisão de literatura. Embora o estudo tenha sido uma experiência profissional muito relevante, revelou também a necessidade urgente de mudança nos paradigmas educacionais para os povos do campo. |
id |
CP2-1_fa0728269297e23c3fc37ce09fbc48a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3068 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIROHistoricamente, as políticas educacionais para o meio rural não consideram a cultura e a identidade dos povos do campo. No aspecto operacional isso se evidencia pelas fragilidades na formação de professores e nos elevados índices de analfabetismo. Diante disso, o programa Projovem Campo Saberes da Terra foi uma tentativa de mitigar esses efeitos por meio da oferta de escolarização e formação profissional para jovens rurais. Nesse sentido, o presente relato apresenta como objetivo analisar a formação continuada dos educadores que participaram do programa. Dentre os elementos que compõem a metodologia destacam-se a observação participante e a revisão de literatura. Embora o estudo tenha sido uma experiência profissional muito relevante, revelou também a necessidade urgente de mudança nos paradigmas educacionais para os povos do campo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 350-3682525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068/1917Vianna, Marcelo CavalcantiLima, Viviane Cristina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3068Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO Vianna, Marcelo Cavalcanti |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: OLHARES EM PERSPECTIVA E SABERES DA TERRA NO RIO DE JANEIRO |
author |
Vianna, Marcelo Cavalcanti |
author_facet |
Vianna, Marcelo Cavalcanti Lima, Viviane Cristina Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Viviane Cristina Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Marcelo Cavalcanti Lima, Viviane Cristina Silva |
description |
Historicamente, as políticas educacionais para o meio rural não consideram a cultura e a identidade dos povos do campo. No aspecto operacional isso se evidencia pelas fragilidades na formação de professores e nos elevados índices de analfabetismo. Diante disso, o programa Projovem Campo Saberes da Terra foi uma tentativa de mitigar esses efeitos por meio da oferta de escolarização e formação profissional para jovens rurais. Nesse sentido, o presente relato apresenta como objetivo analisar a formação continuada dos educadores que participaram do programa. Dentre os elementos que compõem a metodologia destacam-se a observação participante e a revisão de literatura. Embora o estudo tenha sido uma experiência profissional muito relevante, revelou também a necessidade urgente de mudança nos paradigmas educacionais para os povos do campo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3068/1917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 350-368 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180634214400 |