Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Rosa Mariza
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000qn8s
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/636
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
id UFSM_9da73f0104466fecc5b0d7292f956f55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/636
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educadorContinuing education: skills and knowledge required for the construction of educatorFormação continuadaEducadoresQualidade de ensinoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.Continuing education should primarily aim at the improvement and qualification of the teacher to exercise their functions with a view to building a critical reflective professional educator should be in constant search for improvement of understanding of themselves and the world they live in and acts . The transformation of critical reflection , a dialectical movement between theory and practice in which the teacher breaks with the traditional and makes room for the new , the constant search for update . This research aims to investigate the relationship continued training of teachers with the quality of education as well as the importance given by educators that education process . This research is based on a qualitative approach through research a case study , to collect the survey data we used direct observation and semi-structured interviews with administrators, teachers , parents and students , data were analyzed from the technical content analysis . Getting the following situational overview : no consensus among those involved in the research continued education if properly developed directly affects the quality of educational practice .A formação continuada deve visar fundamentalmente o aperfeiçoamento e a qualificação do educador para o exercício de sua função, na perspectiva de construção de um profissional crítico e reflexivo. O educador deve estar em constante busca de aperfeiçoamento de compreensão de si próprio e do mundo em que vive e atua. A transformação parte da reflexão, num movimento dialético entre teoria e prática, em que o educador rompe com o tradicional e abre espaço para o novo, na busca constante de atualização. A presente pesquisa tem o propósito de investigar relação da formação continuada dos professores com a qualidade da educação bem como, a importância dada pelos educadores a esse processo de formação. O estudo apóia-se numa abordagem qualitativa, através de pesquisa do tipo estudo de caso. Para coletar os dados da pesquisa utilizou-se observação direta e entrevistas semiestruturadas com gestores, professores, pais e alunos, os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Chegando a seguinte síntese situacional: há consenso entre os envolvidos na pesquisa que a formação continuada, se desenvolvida adequadamente, interfere diretamente na qualidade da prática educativa.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoDrabach, Nadia PedrottiFraga, Rosa Mariza2014-12-02T14:24:28Z2014-12-02T14:24:28Z2013-11-302013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/636ark:/26339/001300000qn8sporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
Continuing education: skills and knowledge required for the construction of educator
title Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
spellingShingle Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
Fraga, Rosa Mariza
Formação continuada
Educadores
Qualidade de ensino
title_short Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
title_full Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
title_fullStr Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
title_full_unstemmed Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
title_sort Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
author Fraga, Rosa Mariza
author_facet Fraga, Rosa Mariza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Drabach, Nadia Pedrotti
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Rosa Mariza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Educadores
Qualidade de ensino
topic Formação continuada
Educadores
Qualidade de ensino
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
2013
2014-12-02T14:24:28Z
2014-12-02T14:24:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/636
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000qn8s
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/636
identifier_str_mv ark:/26339/001300000qn8s
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172380183494656