Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000qn8s |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/636 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. |
id |
UFSM_9da73f0104466fecc5b0d7292f956f55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/636 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educadorContinuing education: skills and knowledge required for the construction of educatorFormação continuadaEducadoresQualidade de ensinoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.Continuing education should primarily aim at the improvement and qualification of the teacher to exercise their functions with a view to building a critical reflective professional educator should be in constant search for improvement of understanding of themselves and the world they live in and acts . The transformation of critical reflection , a dialectical movement between theory and practice in which the teacher breaks with the traditional and makes room for the new , the constant search for update . This research aims to investigate the relationship continued training of teachers with the quality of education as well as the importance given by educators that education process . This research is based on a qualitative approach through research a case study , to collect the survey data we used direct observation and semi-structured interviews with administrators, teachers , parents and students , data were analyzed from the technical content analysis . Getting the following situational overview : no consensus among those involved in the research continued education if properly developed directly affects the quality of educational practice .A formação continuada deve visar fundamentalmente o aperfeiçoamento e a qualificação do educador para o exercício de sua função, na perspectiva de construção de um profissional crítico e reflexivo. O educador deve estar em constante busca de aperfeiçoamento de compreensão de si próprio e do mundo em que vive e atua. A transformação parte da reflexão, num movimento dialético entre teoria e prática, em que o educador rompe com o tradicional e abre espaço para o novo, na busca constante de atualização. A presente pesquisa tem o propósito de investigar relação da formação continuada dos professores com a qualidade da educação bem como, a importância dada pelos educadores a esse processo de formação. O estudo apóia-se numa abordagem qualitativa, através de pesquisa do tipo estudo de caso. Para coletar os dados da pesquisa utilizou-se observação direta e entrevistas semiestruturadas com gestores, professores, pais e alunos, os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Chegando a seguinte síntese situacional: há consenso entre os envolvidos na pesquisa que a formação continuada, se desenvolvida adequadamente, interfere diretamente na qualidade da prática educativa.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoDrabach, Nadia PedrottiFraga, Rosa Mariza2014-12-02T14:24:28Z2014-12-02T14:24:28Z2013-11-302013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/636ark:/26339/001300000qn8sporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador Continuing education: skills and knowledge required for the construction of educator |
title |
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador |
spellingShingle |
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador Fraga, Rosa Mariza Formação continuada Educadores Qualidade de ensino |
title_short |
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador |
title_full |
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador |
title_fullStr |
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador |
title_full_unstemmed |
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador |
title_sort |
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador |
author |
Fraga, Rosa Mariza |
author_facet |
Fraga, Rosa Mariza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Drabach, Nadia Pedrotti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Rosa Mariza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Educadores Qualidade de ensino |
topic |
Formação continuada Educadores Qualidade de ensino |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-30 2013 2014-12-02T14:24:28Z 2014-12-02T14:24:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/636 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000qn8s |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/636 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000qn8s |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172380183494656 |