Adolescer com Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096 |
Resumo: | Os projetos Refazer e Múltiplas Vozes emergiram das dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem da educação formal, ambos buscam o alargamento do mundo simbólico do adolescente a partir de sua exposição a diversas expressões artísticas. Nos projetos, sentia-se a força pulsante das dúvidas que avassalam os jovens. No “Refazer”, essas dúvidas emergem, principalmente, da não crença no seu potencial intelectual, acentuada pelo fato de que todos estão refazendo a série. A insegurança pujante ficava evidente nas dificuldades que apresentam na adaptação a sua nova turma, a seus novos colegas, ou seja, a sua nova realidade. No projeto “Múltiplas Vozes”, essa urgência caminha de forma mais vigorosa na direção da efetivação de sua assunção como sujeitos adultos. Em ambos os projetos, percebe-se a vivacidade dos participantes em seu entusiasmo, em seu envolvimento e em sua participação, o que os leva a uma reflexão sobre esse momento imperioso da vida - que impõe ao sujeito adolescente situar-se quanto à assunção de seu sexo e de sua escolha objetal - a passagem da infância para a vida adulta. Os projetos Refazer e Múltiplas Vozes propõem uma aproximação com o adolescente a partir de suas descobertas, de seus encantamentos e de suas dificuldades tendo a arte como modo principal de intervenção. Não perdendo de vista o processo de subjetivação, para além das experiências vividas por cada um dos jovens integrantes dos projetos, essas experiências proporcionaram uma reflexão sobre o grande desafio ao qual o educador necessita mergulhar: a transitoriedade das descobertas adolescentes que percorrem diversos caminhos que se bifurcam em encontros e desencontros no desvelamento de seus futuros caminhos. |
id |
CP2-1_fa37ec1eb8b12d3e8cc6a3564650efac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1096 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Adolescer com Arteprojetos Refazer e Múltiplas VozesOs projetos Refazer e Múltiplas Vozes emergiram das dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem da educação formal, ambos buscam o alargamento do mundo simbólico do adolescente a partir de sua exposição a diversas expressões artísticas. Nos projetos, sentia-se a força pulsante das dúvidas que avassalam os jovens. No “Refazer”, essas dúvidas emergem, principalmente, da não crença no seu potencial intelectual, acentuada pelo fato de que todos estão refazendo a série. A insegurança pujante ficava evidente nas dificuldades que apresentam na adaptação a sua nova turma, a seus novos colegas, ou seja, a sua nova realidade. No projeto “Múltiplas Vozes”, essa urgência caminha de forma mais vigorosa na direção da efetivação de sua assunção como sujeitos adultos. Em ambos os projetos, percebe-se a vivacidade dos participantes em seu entusiasmo, em seu envolvimento e em sua participação, o que os leva a uma reflexão sobre esse momento imperioso da vida - que impõe ao sujeito adolescente situar-se quanto à assunção de seu sexo e de sua escolha objetal - a passagem da infância para a vida adulta. Os projetos Refazer e Múltiplas Vozes propõem uma aproximação com o adolescente a partir de suas descobertas, de seus encantamentos e de suas dificuldades tendo a arte como modo principal de intervenção. Não perdendo de vista o processo de subjetivação, para além das experiências vividas por cada um dos jovens integrantes dos projetos, essas experiências proporcionaram uma reflexão sobre o grande desafio ao qual o educador necessita mergulhar: a transitoriedade das descobertas adolescentes que percorrem diversos caminhos que se bifurcam em encontros e desencontros no desvelamento de seus futuros caminhos.Tramas para Reencantar o Mundo2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096Tramas para Reencantar o Mundo; v. 2 n. 2 (2016): Tramas 2016reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096/801Faissol, Katia Regiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T17:04:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1096Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-05-19T17:04:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescer com Arte |
title |
Adolescer com Arte |
spellingShingle |
Adolescer com Arte Faissol, Katia Regia projetos Refazer e Múltiplas Vozes |
title_short |
Adolescer com Arte |
title_full |
Adolescer com Arte |
title_fullStr |
Adolescer com Arte |
title_full_unstemmed |
Adolescer com Arte |
title_sort |
Adolescer com Arte |
author |
Faissol, Katia Regia |
author_facet |
Faissol, Katia Regia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faissol, Katia Regia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projetos Refazer e Múltiplas Vozes |
topic |
projetos Refazer e Múltiplas Vozes |
description |
Os projetos Refazer e Múltiplas Vozes emergiram das dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem da educação formal, ambos buscam o alargamento do mundo simbólico do adolescente a partir de sua exposição a diversas expressões artísticas. Nos projetos, sentia-se a força pulsante das dúvidas que avassalam os jovens. No “Refazer”, essas dúvidas emergem, principalmente, da não crença no seu potencial intelectual, acentuada pelo fato de que todos estão refazendo a série. A insegurança pujante ficava evidente nas dificuldades que apresentam na adaptação a sua nova turma, a seus novos colegas, ou seja, a sua nova realidade. No projeto “Múltiplas Vozes”, essa urgência caminha de forma mais vigorosa na direção da efetivação de sua assunção como sujeitos adultos. Em ambos os projetos, percebe-se a vivacidade dos participantes em seu entusiasmo, em seu envolvimento e em sua participação, o que os leva a uma reflexão sobre esse momento imperioso da vida - que impõe ao sujeito adolescente situar-se quanto à assunção de seu sexo e de sua escolha objetal - a passagem da infância para a vida adulta. Os projetos Refazer e Múltiplas Vozes propõem uma aproximação com o adolescente a partir de suas descobertas, de seus encantamentos e de suas dificuldades tendo a arte como modo principal de intervenção. Não perdendo de vista o processo de subjetivação, para além das experiências vividas por cada um dos jovens integrantes dos projetos, essas experiências proporcionaram uma reflexão sobre o grande desafio ao qual o educador necessita mergulhar: a transitoriedade das descobertas adolescentes que percorrem diversos caminhos que se bifurcam em encontros e desencontros no desvelamento de seus futuros caminhos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096/801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Tramas para Reencantar o Mundo |
publisher.none.fl_str_mv |
Tramas para Reencantar o Mundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tramas para Reencantar o Mundo; v. 2 n. 2 (2016): Tramas 2016 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177620606976 |