Adolescer com Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faissol, Katia Regia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096
Resumo: Os projetos Refazer e Múltiplas Vozes emergiram das dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem da educação formal, ambos buscam o alargamento do mundo simbólico do adolescente a partir de sua exposição a diversas expressões artísticas. Nos projetos, sentia-se a força pulsante das dúvidas que avassalam os jovens. No “Refazer”, essas dúvidas emergem, principalmente, da não crença no seu potencial intelectual, acentuada pelo fato de que todos estão refazendo a série. A insegurança pujante ficava evidente nas dificuldades que apresentam na adaptação a sua nova turma, a seus novos colegas, ou seja, a sua nova realidade. No projeto “Múltiplas Vozes”, essa urgência caminha de forma mais vigorosa na direção da efetivação de sua assunção como sujeitos adultos. Em ambos os projetos, percebe-se a vivacidade dos participantes em seu entusiasmo, em seu envolvimento e em sua participação, o que os leva a uma reflexão sobre esse momento imperioso da vida - que impõe ao sujeito adolescente situar-se quanto à assunção de seu sexo e de sua escolha objetal - a passagem da infância para a vida adulta. Os projetos Refazer e Múltiplas Vozes propõem uma aproximação com o adolescente a partir de suas descobertas, de seus encantamentos e de suas dificuldades tendo a arte como modo principal de intervenção. Não perdendo de vista o processo de subjetivação, para além das experiências vividas por cada um dos jovens integrantes dos projetos, essas experiências proporcionaram uma reflexão sobre o grande desafio ao qual o educador necessita mergulhar: a transitoriedade das descobertas adolescentes que percorrem diversos caminhos que se bifurcam em encontros e desencontros no desvelamento de seus futuros caminhos.
id CP2-1_fa37ec1eb8b12d3e8cc6a3564650efac
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1096
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Adolescer com Arteprojetos Refazer e Múltiplas VozesOs projetos Refazer e Múltiplas Vozes emergiram das dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem da educação formal, ambos buscam o alargamento do mundo simbólico do adolescente a partir de sua exposição a diversas expressões artísticas. Nos projetos, sentia-se a força pulsante das dúvidas que avassalam os jovens. No “Refazer”, essas dúvidas emergem, principalmente, da não crença no seu potencial intelectual, acentuada pelo fato de que todos estão refazendo a série. A insegurança pujante ficava evidente nas dificuldades que apresentam na adaptação a sua nova turma, a seus novos colegas, ou seja, a sua nova realidade. No projeto “Múltiplas Vozes”, essa urgência caminha de forma mais vigorosa na direção da efetivação de sua assunção como sujeitos adultos. Em ambos os projetos, percebe-se a vivacidade dos participantes em seu entusiasmo, em seu envolvimento e em sua participação, o que os leva a uma reflexão sobre esse momento imperioso da vida - que impõe ao sujeito adolescente situar-se quanto à assunção de seu sexo e de sua escolha objetal - a passagem da infância para a vida adulta. Os projetos Refazer e Múltiplas Vozes propõem uma aproximação com o adolescente a partir de suas descobertas, de seus encantamentos e de suas dificuldades tendo a arte como modo principal de intervenção. Não perdendo de vista o processo de subjetivação, para além das experiências vividas por cada um dos jovens integrantes dos projetos, essas experiências proporcionaram uma reflexão sobre o grande desafio ao qual o educador necessita mergulhar: a transitoriedade das descobertas adolescentes que percorrem diversos caminhos que se bifurcam em encontros e desencontros no desvelamento de seus futuros caminhos.Tramas para Reencantar o Mundo2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096Tramas para Reencantar o Mundo; v. 2 n. 2 (2016): Tramas 2016reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096/801Faissol, Katia Regiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T17:04:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1096Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-05-19T17:04:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Adolescer com Arte
title Adolescer com Arte
spellingShingle Adolescer com Arte
Faissol, Katia Regia
projetos Refazer e Múltiplas Vozes
title_short Adolescer com Arte
title_full Adolescer com Arte
title_fullStr Adolescer com Arte
title_full_unstemmed Adolescer com Arte
title_sort Adolescer com Arte
author Faissol, Katia Regia
author_facet Faissol, Katia Regia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faissol, Katia Regia
dc.subject.por.fl_str_mv projetos Refazer e Múltiplas Vozes
topic projetos Refazer e Múltiplas Vozes
description Os projetos Refazer e Múltiplas Vozes emergiram das dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem da educação formal, ambos buscam o alargamento do mundo simbólico do adolescente a partir de sua exposição a diversas expressões artísticas. Nos projetos, sentia-se a força pulsante das dúvidas que avassalam os jovens. No “Refazer”, essas dúvidas emergem, principalmente, da não crença no seu potencial intelectual, acentuada pelo fato de que todos estão refazendo a série. A insegurança pujante ficava evidente nas dificuldades que apresentam na adaptação a sua nova turma, a seus novos colegas, ou seja, a sua nova realidade. No projeto “Múltiplas Vozes”, essa urgência caminha de forma mais vigorosa na direção da efetivação de sua assunção como sujeitos adultos. Em ambos os projetos, percebe-se a vivacidade dos participantes em seu entusiasmo, em seu envolvimento e em sua participação, o que os leva a uma reflexão sobre esse momento imperioso da vida - que impõe ao sujeito adolescente situar-se quanto à assunção de seu sexo e de sua escolha objetal - a passagem da infância para a vida adulta. Os projetos Refazer e Múltiplas Vozes propõem uma aproximação com o adolescente a partir de suas descobertas, de seus encantamentos e de suas dificuldades tendo a arte como modo principal de intervenção. Não perdendo de vista o processo de subjetivação, para além das experiências vividas por cada um dos jovens integrantes dos projetos, essas experiências proporcionaram uma reflexão sobre o grande desafio ao qual o educador necessita mergulhar: a transitoriedade das descobertas adolescentes que percorrem diversos caminhos que se bifurcam em encontros e desencontros no desvelamento de seus futuros caminhos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/1096/801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Tramas para Reencantar o Mundo
publisher.none.fl_str_mv Tramas para Reencantar o Mundo
dc.source.none.fl_str_mv Tramas para Reencantar o Mundo; v. 2 n. 2 (2016): Tramas 2016
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177620606976