Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Remyson Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5982
Resumo: Monografia
id UFER_c5a2281d3bb4cf93eda5a64aa537ddea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5982
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programaçãoIntrodução à ProgramaçãoLinguagem CRefazerSTIsIntroduction to programmingC languageCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAOMonografiaStudents find many difficulties in curricular components of introduction to programming. Many of them related to learning to abstract concepts and logic in programming, in addition to external and internal factors to the student. This has led to a high level of fails and dropouts in these courses. To address this problem, universities have been adopting the use of Intelligent Tutoring Systems (STIs) to teach programming, which can lead to a closer interaction of students with the task of learning to program. However, these systems are usually limited to a few programming languages. Therefore, tools still need to be developed to assist students who are solving problems in other programming languages, such as C. In this work, an intelligent tutoring tool is proposed, which use the intelligent tutoring system REFAZER. An evaluation of the tool was done through a proof of concept, it was identified that with this tool it is possible to help students providing solutions to their programming problems.Estudantes encontram muitas dificuldades em componentes curriculares de introdução à programação. Muitas delas relacionadas à aprendizagem aos conceitos abstratos e lógicos na programação, além de fatores externos e internos ao aluno. Isso vem implicando na alta média de reprovação e evasão nesses cursos. Para tentar reparar esse problema, as universidades adotam o uso de Sistemas de Tutoria Inteligentes (STIs) para aprendizagem de programação, que podem desenvolver uma interação mais próxima dos estudantes com o aprendizado de programação. Porém, esses sistemas costumam ser limitados a um conjunto de linguagem de programação. Neste sentido, ferramentas ainda precisam ser desenvolvidas para auxiliar estudantes que estão resolvendo problemas em outras linguagens de programação, como C. Neste trabalho, propõe-se uma ferramenta de tutoria inteligente, utilizando o sistema de tutoria inteligente REFAZER. Realizou-se uma avaliação da ferramenta por meio de uma prova de conceito, identificou-se que, com essa ferramenta é possível ajudar estudantes fornecendo soluções para seus problemas de programação.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPFUFERSASousa, Reudismam Rolim deLeite, Felipe TorresMacedo, Robson LocatelliSousa, Reudismam Rolim deCosta, Remyson Rodrigues2021-03-16T14:56:36Z2021-03-162021-03-16T14:56:36Z2019-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5982porCOSTA, Remyson Rodrigues. Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-30T04:14:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5982Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-30T04:14:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação
title Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação
spellingShingle Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação
Costa, Remyson Rodrigues
Introdução à Programação
Linguagem C
Refazer
STIs
Introduction to programming
C language
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAO
title_short Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação
title_full Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação
title_fullStr Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação
title_full_unstemmed Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação
title_sort Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação
author Costa, Remyson Rodrigues
author_facet Costa, Remyson Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Reudismam Rolim de
Leite, Felipe Torres
Macedo, Robson Locatelli
Sousa, Reudismam Rolim de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Remyson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Introdução à Programação
Linguagem C
Refazer
STIs
Introduction to programming
C language
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAO
topic Introdução à Programação
Linguagem C
Refazer
STIs
Introduction to programming
C language
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAO
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21
2021-03-16T14:56:36Z
2021-03-16
2021-03-16T14:56:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5982
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv COSTA, Remyson Rodrigues. Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747442926616576