Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5982 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_c5a2281d3bb4cf93eda5a64aa537ddea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5982 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programaçãoIntrodução à ProgramaçãoLinguagem CRefazerSTIsIntroduction to programmingC languageCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAOMonografiaStudents find many difficulties in curricular components of introduction to programming. Many of them related to learning to abstract concepts and logic in programming, in addition to external and internal factors to the student. This has led to a high level of fails and dropouts in these courses. To address this problem, universities have been adopting the use of Intelligent Tutoring Systems (STIs) to teach programming, which can lead to a closer interaction of students with the task of learning to program. However, these systems are usually limited to a few programming languages. Therefore, tools still need to be developed to assist students who are solving problems in other programming languages, such as C. In this work, an intelligent tutoring tool is proposed, which use the intelligent tutoring system REFAZER. An evaluation of the tool was done through a proof of concept, it was identified that with this tool it is possible to help students providing solutions to their programming problems.Estudantes encontram muitas dificuldades em componentes curriculares de introdução à programação. Muitas delas relacionadas à aprendizagem aos conceitos abstratos e lógicos na programação, além de fatores externos e internos ao aluno. Isso vem implicando na alta média de reprovação e evasão nesses cursos. Para tentar reparar esse problema, as universidades adotam o uso de Sistemas de Tutoria Inteligentes (STIs) para aprendizagem de programação, que podem desenvolver uma interação mais próxima dos estudantes com o aprendizado de programação. Porém, esses sistemas costumam ser limitados a um conjunto de linguagem de programação. Neste sentido, ferramentas ainda precisam ser desenvolvidas para auxiliar estudantes que estão resolvendo problemas em outras linguagens de programação, como C. Neste trabalho, propõe-se uma ferramenta de tutoria inteligente, utilizando o sistema de tutoria inteligente REFAZER. Realizou-se uma avaliação da ferramenta por meio de uma prova de conceito, identificou-se que, com essa ferramenta é possível ajudar estudantes fornecendo soluções para seus problemas de programação.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPFUFERSASousa, Reudismam Rolim deLeite, Felipe TorresMacedo, Robson LocatelliSousa, Reudismam Rolim deCosta, Remyson Rodrigues2021-03-16T14:56:36Z2021-03-162021-03-16T14:56:36Z2019-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5982porCOSTA, Remyson Rodrigues. Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-30T04:14:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5982Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-30T04:14:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação |
title |
Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação |
spellingShingle |
Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação Costa, Remyson Rodrigues Introdução à Programação Linguagem C Refazer STIs Introduction to programming C language CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAO |
title_short |
Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação |
title_full |
Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação |
title_fullStr |
Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação |
title_full_unstemmed |
Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação |
title_sort |
Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação |
author |
Costa, Remyson Rodrigues |
author_facet |
Costa, Remyson Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Reudismam Rolim de Leite, Felipe Torres Macedo, Robson Locatelli Sousa, Reudismam Rolim de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Remyson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Introdução à Programação Linguagem C Refazer STIs Introduction to programming C language CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAO |
topic |
Introdução à Programação Linguagem C Refazer STIs Introduction to programming C language CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::TECNOLOGIA DA INFORMACAO |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-21 2021-03-16T14:56:36Z 2021-03-16 2021-03-16T14:56:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5982 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
COSTA, Remyson Rodrigues. Uma ferramenta de tutoria inteligente para introdução à programação. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747442926616576 |