LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: REFLEXÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2770 |
Resumo: | Este artigo propõe-se a analisar o livro didático Super Stars 1 da editora Oxford e seu respectivo manual do professor, desenvolvido para alunos brasileiros do 1° ano do Ensino Fundamental e utilizado para as aulas regulares de Língua Inglesa em uma Rede Municipal de Ensino do Estado de São Paulo. No âmbito da escola pública municipal, a análise, insere-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa de caráter descritivo e crítico (GODOY, 1995) e focará em critérios delineados a partir dos principais documentos nacionais norteadores para o Ensino Fundamental I e para o ensino de língua adicional, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o EFI (BRASIL, 1997) e para língua estrangeira moderna (BRASIL, 1998), além de dialogar com um suporte teórico que embasa o aprendizado de língua adicional em uma perspectiva sócio-histórica-discursiva através do desenvolvimento dos multiletramentos, materializados nos diferentes gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006, 2011; KUMARAVADIVELU, 2003; ROCHA, 2007, 2010; ROJO, 2009, 2012; VYGOTSKY, 1991, 2001a, 2001b). Com este trabalho, foi possível concluir que, ao apresentar a língua por meio de vocabulário e frases isoladas, o livro didático, em questão, pouco se envolve em situações comunicativas voltadas para a função social do Inglês. Assim, surge a necessidade de investimento em pesquisas sobre a elaboração de materiais didáticos de Língua Inglesa, voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que sejam condizentes com os objetivos da educação pública nacional, levando emconsideração os interesses da comunidade local e as especificidades para essa faixa-etária, devido à crescente expansão do ensino do idioma nas escolas públicas. |
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LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: REFLEXÕES SOBRE CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃEste artigo propõe-se a analisar o livro didático Super Stars 1 da editora Oxford e seu respectivo manual do professor, desenvolvido para alunos brasileiros do 1° ano do Ensino Fundamental e utilizado para as aulas regulares de Língua Inglesa em uma Rede Municipal de Ensino do Estado de São Paulo. No âmbito da escola pública municipal, a análise, insere-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa de caráter descritivo e crítico (GODOY, 1995) e focará em critérios delineados a partir dos principais documentos nacionais norteadores para o Ensino Fundamental I e para o ensino de língua adicional, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o EFI (BRASIL, 1997) e para língua estrangeira moderna (BRASIL, 1998), além de dialogar com um suporte teórico que embasa o aprendizado de língua adicional em uma perspectiva sócio-histórica-discursiva através do desenvolvimento dos multiletramentos, materializados nos diferentes gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006, 2011; KUMARAVADIVELU, 2003; ROCHA, 2007, 2010; ROJO, 2009, 2012; VYGOTSKY, 1991, 2001a, 2001b). Com este trabalho, foi possível concluir que, ao apresentar a língua por meio de vocabulário e frases isoladas, o livro didático, em questão, pouco se envolve em situações comunicativas voltadas para a função social do Inglês. Assim, surge a necessidade de investimento em pesquisas sobre a elaboração de materiais didáticos de Língua Inglesa, voltados para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que sejam condizentes com os objetivos da educação pública nacional, levando emconsideração os interesses da comunidade local e as especificidades para essa faixa-etária, devido à crescente expansão do ensino do idioma nas escolas públicas.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2770Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 2: 2020; 39-602525-28792525-287910.33025/ceb.v5i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2770/1765da Cruz, Jessica Fernandes NatarelliRibeiro, Andrea da Silva Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-01T16:42:12Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2770Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-09-01T16:42:12Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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