A gramática no livro didático de língua inglesa: reflexões sobre as abordagens de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2066 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2526 |
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A gramática no livro didático de língua inglesa: reflexões sobre as abordagens de ensinoAbordagemGramáticaMaterial didáticoMaterial didáticoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLESMonografiaThe language teaching that we know nowadays is a result of many types of research and attempts to understand how the best way to do it effectively. Many of these researches have resulted in what we understand today as the theories that are the governing principles of language teaching which are known as approaches (RICHARDS; RODGERS, 2016). That way, based on the assumptions of these conceptions developed over time, each component of the language has its own way of being approached in the classroom. In this sense, knowing that grammar is one of the components that stands out most when it comes to teaching foreign languages and with the need to understand the approaches which are used to teach grammar content in English language textbooks of elementary school, this study aims to make a textbook analysis focusing only on activities involving grammar to identify in which approach to language teaching these activities are based. For that reason, with an analysis of a qualitative and interpretative nature and based on the theoretical contributions of Richards and Rodgers (1999; 2010), Harmer (2007), Brown (2000), Larsen-Freeman and Anderson (2011), Silveira (1999), Antunes (2010), Oliveira (2014;2015), among others who study theories about language study, we perform the analysis of the grammar activities present in the textbook Alive! of English for elementary school. The data showed that there is a certain predominance of activities based on the traditional/grammatical approach and in the communicative approach. Therefore, we recognize that a better understanding of the history of language teaching techniques and approaches, as well as the recognition of the characteristics relevant to each theory is necessary considering that having knowledge of the theories and how they are applied in the materials used in the daily lessons of foreign language classrooms, the teacher will be able to reflect on their practice in order to recognize the best way to act and thus achieve the objectives previously outlined.O ensino de línguas que conhecemos hoje é resultado de muitas pesquisas e tentativas de entender sempre qual a melhor forma de realizá-lo de maneira eficaz. Muitas dessas pesquisas resultaram no que conhecemos hoje como as teorias que servem como princípios reguladores do ensino de línguas, teorias essas também conhecidas como abordagens (RICHARDS;RODGERS, 2016). Dessa maneira, baseada nos pressupostos destas concepções desenvolvidas ao longo do tempo, cada componente da língua tem sua própria maneira de ser abordado em sala de aula. Nesse sentido, sabendo que a gramática é um dos componentes que mais se destaca quando se trata do ensino de línguas estrangeiras e com a necessidade de entender quais as abordagens utilizadas para o ensino dos conteúdos gramaticais em livros didáticos de língua Inglesa do ensino fundamental, a presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise de livro didático com foco apenas nas atividades que envolvem gramática para identificar em qual abordagem de ensino de línguas essas atividades são pautadas. Logo, com uma análise de natureza qualitativa do tipo interpretativista e apoiados nas ideias de Richards e Rodgers (1999; 2010), Harmer (2007), Brown (2000), Larsen-Freeman e Anderson (2011), Silveira (1999), Antunes (2010), Oliveira (2014;2015), entre outros que estudam as teorias acerca do estudo da linguagem, realizamos a análise das atividades de gramática presentes na coleção Alive! Inglês para o ensino Fundamental II. Os dados apontaram que há uma certa predominância de atividades baseadas na abordagem tradicional/gramatical e na abordagem comunicativa. Dessa forma, reconhecemos que entender melhor sobre a história das abordagens e técnicas de ensino de línguas, bem como compreender as características pertinentes a cada teoria é algo necessário, dado que, ao ter conhecimento sobre as teorias e como elas estão aplicadas nos materiais utilizados no dia a dia da salas de aula de língua estrangeira, o professor será capaz de refletir sobre a sua prática a fim de reconhecer a melhor forma de agir e assim conseguir alcançar os objetivos traçados.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSABarbosa, José Roberto Alveshttp://lattes.cnpq.br/Rosa Filho, Jeová Araújohttp://lattes.cnpq.br/Dias, Sandra Maria Araújohttp://lattes.cnpq.br/Sales, Ana Sabrina de2019-12-03T14:57:51Z2019-12-03T14:57:51Z2019-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSales (2019) (SALES, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2066https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2526porSALES, Ana Sabrina de. A gramática no livro didático de língua inglesa: reflexões sobre as abordagens de ensino. 2019. 63 f. Monografia (Graduação em Letras Inglês), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T10:50:37Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2526Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T10:50:37Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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