Uma proposta didática para o estudo do mar, do litoral, dos pescadores e da aquicultura sob o prisma da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Eduardo Schiavone
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2557
Resumo: O litoral é sempre associado a uma paisagem harmônica para o desfrute do ócio e do lazer. Pouco se sabe sobre os processos de trabalho e a dinâmica de ocupação e apropriação dos espaços ribeirinhos, marítimos e litorâneos. Quanto ao mar e seus usos econômicos, são poucos os materiais sistematizados que se apresentam ao ensino. Por sua feita, a aquicultura tem observado um incremento significativo, como atividade produtora de pescado no Brasil e no mundo. Projeções relacionadas ao crescimento da produção aquícola, apontam tal modalidade como a principal fornecedora de produtos de pescado no futuro. Com tais preocupações foi elaborado um caderno didático intitulado “Mar, pesca e aquicultura: elementos para o estudo de Geografia do Brasil”, através da Série Naturais e Exatas – um projeto de produção de materiais didáticos do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de fornecer contribuições para o entendimento destes espaços estratégicos e de seus usos sociais.
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