Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Silva, Taís
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo Leal, Edvalda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175
Resumo: Considerando a relevância que a escolha de uma metodologia de ensino pode ter no aprendizado dos alunos, a presente pesquisa teve como objetivo identificar benefícios e limitações da aprendizagem baseada em projetos. Para alcance do objetivo proposto, investigou-se a aplicação do método na disciplina de Análise de Custos em um Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Em termos metodológicos utilizou-se análise documental, observação, aplicação de questionário e grupo focal com os estudantes. A análise realizada considerou o desenvolvimento de todas as etapas da metodologia proposta pela literatura, destacando a percepção dos discentes, de forma descritiva e qualitativa. Como resultados da pesquisa, verificou-se que a oportunidade de experienciar a prática é o benefício mais enfatizado pelos discentes, ressaltando-se ainda o desenvolvimento da autonomia, o que necessário para a solução do problema proposto no projeto. No que se refere às limitações, destacam-se o tempo demandado para desenvolvimento dos projetos, bem como a necessidade de lidar com situações diversas que podem surgir durante o processo de investigação e elaboração dos projetos. Os resultados encontrados contribuem ao apresentar a metodologia de aprendizagem baseada em projetos como uma oportunidade para que os discentes desenvolvam teoria e prática, vivenciando questões reais relacionadas à atuação profissional. Ressalta-se como limitações da pesquisa o tamanho da amostra, a qual contemplou apenas uma turma durante um semestre e avaliou somente a visão de discentes. Entende-se que essas limitações poderão ser consideradas em estudos futuros, de modo a ampliar a amostra e realizar análises comparativas entre turmas, em diferentes períodos, abrangendo também a visão de docentes.
id CRCSC-1_1435a2d9859272f6e12a13a6f874a6d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3175
network_acronym_str CRCSC-1
network_name_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências ContábeisProject-based learning in an accounting graduate programAprendizagemProjetosCustosCiências ContábeisLearningProjectsCostsAccountingConsiderando a relevância que a escolha de uma metodologia de ensino pode ter no aprendizado dos alunos, a presente pesquisa teve como objetivo identificar benefícios e limitações da aprendizagem baseada em projetos. Para alcance do objetivo proposto, investigou-se a aplicação do método na disciplina de Análise de Custos em um Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Em termos metodológicos utilizou-se análise documental, observação, aplicação de questionário e grupo focal com os estudantes. A análise realizada considerou o desenvolvimento de todas as etapas da metodologia proposta pela literatura, destacando a percepção dos discentes, de forma descritiva e qualitativa. Como resultados da pesquisa, verificou-se que a oportunidade de experienciar a prática é o benefício mais enfatizado pelos discentes, ressaltando-se ainda o desenvolvimento da autonomia, o que necessário para a solução do problema proposto no projeto. No que se refere às limitações, destacam-se o tempo demandado para desenvolvimento dos projetos, bem como a necessidade de lidar com situações diversas que podem surgir durante o processo de investigação e elaboração dos projetos. Os resultados encontrados contribuem ao apresentar a metodologia de aprendizagem baseada em projetos como uma oportunidade para que os discentes desenvolvam teoria e prática, vivenciando questões reais relacionadas à atuação profissional. Ressalta-se como limitações da pesquisa o tamanho da amostra, a qual contemplou apenas uma turma durante um semestre e avaliou somente a visão de discentes. Entende-se que essas limitações poderão ser consideradas em estudos futuros, de modo a ampliar a amostra e realizar análises comparativas entre turmas, em diferentes períodos, abrangendo também a visão de docentes.Considering the relevance of choosing a teaching methodology on student learning, this study aimed to identify the benefits and limitations of project-based learning. In order to reach the proposed objective, we investigated the method's application in the Cost Analysis course at a Graduate Program in Accounting. The methodology employed included document analysis, observation, questionnaire application, and a focus group with the students. In addition, the analysis considered the development of all the methodology steps proposed by the literature, descriptively and qualitatively highlighting the students' perceptions. As research results, we verified that the students' opportunity to experience the practice is the benefit most emphasized. Furthermore, we highlight autonomy development, which is essential to solving the problem proposed in the project. Regarding the limitations, the time required to develop the projects stands out, and the need to deal with diverse situations that may arise during the projects' investigation and elaboration process. The results contribute by presenting the project-based learning methodology as an opportunity for students to develop theory and practice, experiencing real issues related to professional practice. Among this study's limitations we highlight the sample size, which included only one class during one semester and evaluated only the students' perspective. It is understood that these limitations may be considered in future studies to expand the sample and make comparative analyses between classes in different periods, also covering the view of teachers.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/ziptext/xmlhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/317510.16930/2237-766220213175Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 20 (2021): RCCC; e31752237-76621808-378110.16930/10.16930/2237-76622021reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175/2284https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175/2285https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175/2288https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175/228910.16930/10.16930/2237-766220213175110.16930/10.16930/2237-7662202131752Copyright (c) 2021 Revista Catarinense da Ciência Contábilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Silva, TaísAraújo Leal, Edvalda2022-02-03T18:23:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3175Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2022-02-03T18:23:19Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis
Project-based learning in an accounting graduate program
title Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis
spellingShingle Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis
Duarte Silva, Taís
Aprendizagem
Projetos
Custos
Ciências Contábeis
Learning
Projects
Costs
Accounting
title_short Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis
title_full Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis
title_fullStr Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis
title_sort Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis
author Duarte Silva, Taís
author_facet Duarte Silva, Taís
Araújo Leal, Edvalda
author_role author
author2 Araújo Leal, Edvalda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Silva, Taís
Araújo Leal, Edvalda
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Projetos
Custos
Ciências Contábeis
Learning
Projects
Costs
Accounting
topic Aprendizagem
Projetos
Custos
Ciências Contábeis
Learning
Projects
Costs
Accounting
description Considerando a relevância que a escolha de uma metodologia de ensino pode ter no aprendizado dos alunos, a presente pesquisa teve como objetivo identificar benefícios e limitações da aprendizagem baseada em projetos. Para alcance do objetivo proposto, investigou-se a aplicação do método na disciplina de Análise de Custos em um Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Em termos metodológicos utilizou-se análise documental, observação, aplicação de questionário e grupo focal com os estudantes. A análise realizada considerou o desenvolvimento de todas as etapas da metodologia proposta pela literatura, destacando a percepção dos discentes, de forma descritiva e qualitativa. Como resultados da pesquisa, verificou-se que a oportunidade de experienciar a prática é o benefício mais enfatizado pelos discentes, ressaltando-se ainda o desenvolvimento da autonomia, o que necessário para a solução do problema proposto no projeto. No que se refere às limitações, destacam-se o tempo demandado para desenvolvimento dos projetos, bem como a necessidade de lidar com situações diversas que podem surgir durante o processo de investigação e elaboração dos projetos. Os resultados encontrados contribuem ao apresentar a metodologia de aprendizagem baseada em projetos como uma oportunidade para que os discentes desenvolvam teoria e prática, vivenciando questões reais relacionadas à atuação profissional. Ressalta-se como limitações da pesquisa o tamanho da amostra, a qual contemplou apenas uma turma durante um semestre e avaliou somente a visão de discentes. Entende-se que essas limitações poderão ser consideradas em estudos futuros, de modo a ampliar a amostra e realizar análises comparativas entre turmas, em diferentes períodos, abrangendo também a visão de docentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175
10.16930/2237-766220213175
url https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175
identifier_str_mv 10.16930/2237-766220213175
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175/2284
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175/2285
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175/2288
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3175/2289
10.16930/10.16930/2237-7662202131751
10.16930/10.16930/2237-7662202131752
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Catarinense da Ciência Contábil
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Catarinense da Ciência Contábil
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/zip
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 20 (2021): RCCC; e3175
2237-7662
1808-3781
10.16930/10.16930/2237-76622021
reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron:CRCSC
instname_str Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron_str CRCSC
institution CRCSC
reponame_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
collection Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@crcsc.org.br
_version_ 1809731683976478720