Relevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265498 |
Resumo: | A contabilidade e a gestão de custos se dedicam à produção de informações nos diversos níveis gerenciais e são ferramentas de gestão e controle para as organizações que visam auxiliar a tomada de decisões, tanto sob o âmbito financeiro quanto estratégico. Desse modo, o processo de ensino e aprendizagem dessa área, deve se adaptar ao cotidiano empresarial, possibilitando que estudantes de Ciências Contábeis desenvolvam conhecimentos e habilidades, frente a essas mudanças. Sob esse enfoque, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal no Sul do país sobre a relevância e os fatores motivacionais em estudarem contabilidade e gestão de custos. A metodologia utilizada é classificada como qualiquantitativa, descritiva e de levantamento ou survey. Foi utilizado um questionário, aplicado em uma amostra de 64 discentes matriculados a partir do quinto semestre do Curso. Os resultados evidenciam que os discentes reconhecem a relevância da contabilidade e da gestão de custos e apontam como principais fatores motivacionais: adquirir conhecimento para o mercado de trabalho e identificar a área contábil de maior interesse. As principais contribuições deste estudo são informações para a comunidade acadêmica, na medida em que fornece norteadores e indicadores de melhorias nas disciplinas de custos lecionadas. Como limitação, destaca-se que a pesquisa foi realizada no período do Ensino Remoto Emergencial, em períodos de aulas online, durante a Pandemia gerada pela COVID-19, podendo apresentar algum viés quanto aos fatores motivacionais. |
id |
UFRGS-2_1e2fc6a32ae2c1888ddcce0a4cda6b19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265498 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paula, Camila Carolina Araújo deSouza, Ângela Rozane Leal de2023-09-29T03:37:35Z2020http://hdl.handle.net/10183/265498001177934A contabilidade e a gestão de custos se dedicam à produção de informações nos diversos níveis gerenciais e são ferramentas de gestão e controle para as organizações que visam auxiliar a tomada de decisões, tanto sob o âmbito financeiro quanto estratégico. Desse modo, o processo de ensino e aprendizagem dessa área, deve se adaptar ao cotidiano empresarial, possibilitando que estudantes de Ciências Contábeis desenvolvam conhecimentos e habilidades, frente a essas mudanças. Sob esse enfoque, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal no Sul do país sobre a relevância e os fatores motivacionais em estudarem contabilidade e gestão de custos. A metodologia utilizada é classificada como qualiquantitativa, descritiva e de levantamento ou survey. Foi utilizado um questionário, aplicado em uma amostra de 64 discentes matriculados a partir do quinto semestre do Curso. Os resultados evidenciam que os discentes reconhecem a relevância da contabilidade e da gestão de custos e apontam como principais fatores motivacionais: adquirir conhecimento para o mercado de trabalho e identificar a área contábil de maior interesse. As principais contribuições deste estudo são informações para a comunidade acadêmica, na medida em que fornece norteadores e indicadores de melhorias nas disciplinas de custos lecionadas. Como limitação, destaca-se que a pesquisa foi realizada no período do Ensino Remoto Emergencial, em períodos de aulas online, durante a Pandemia gerada pela COVID-19, podendo apresentar algum viés quanto aos fatores motivacionais.Accounting and cost management are dedicated to the production of information at various managerial levels and are management and control tools for organizations that aim to assist in decision making, both financially and strategically. In this way, the teaching and learning process in this area must adapt to daily business, enabling students of Accounting Sciences to develop knowledge and skills in the face of these changes. Under this approach, the objective of this study is to identify the perception of the students of the Accounting Science Course of a Federal University in the South of the country about the relevance and motivational factors in studying accounting and cost management. The methodology used is classified as qualitative, quantitative, descriptive, and survey. The questionnaire was applied to a sample of 64 students enrolled from the fifth semester of the course. The results show that the students recognize the relevance of accounting and cost management and point out as the main motivational factors to acquire knowledge for the labor market and identify the accounting area of greatest interest. The main contributions of this study are information to the academic community, as it provides guidance and indicators of improvements in the disciplines of teaching costs. As a limitation, it is noteworthy that the research was carried out during the period of Emergency Remote Education, during periods of online classes, during the Pandemic generated by COVID-19, and may present some bias regarding motivational factors.application/pdfporGestãoCustoEnsino superiorTeachingCostsStudentsAccountingRelevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federalRelevance and motivational factors of the study in accounting and cost management from the view of accounting students in a federal university info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2020/1Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177934.pdf.txt001177934.pdf.txtExtracted Texttext/plain57849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265498/2/001177934.pdf.txtf5db6a3517212e1e53a837b7d162ff69MD52ORIGINAL001177934.pdfTexto completoapplication/pdf212454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265498/1/001177934.pdffd8cbfcaa543817fad42cf5fcacf7a73MD5110183/2654982023-09-30 03:40:56.057462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265498Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-30T06:40:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Relevance and motivational factors of the study in accounting and cost management from the view of accounting students in a federal university |
title |
Relevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal |
spellingShingle |
Relevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal Paula, Camila Carolina Araújo de Gestão Custo Ensino superior Teaching Costs Students Accounting |
title_short |
Relevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal |
title_full |
Relevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal |
title_fullStr |
Relevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal |
title_full_unstemmed |
Relevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal |
title_sort |
Relevância e fatores motivacionais do estudo em contabilidade e gestão de custos sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis em uma universidade federal |
author |
Paula, Camila Carolina Araújo de |
author_facet |
Paula, Camila Carolina Araújo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Camila Carolina Araújo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Ângela Rozane Leal de |
contributor_str_mv |
Souza, Ângela Rozane Leal de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Custo Ensino superior |
topic |
Gestão Custo Ensino superior Teaching Costs Students Accounting |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Costs Students Accounting |
description |
A contabilidade e a gestão de custos se dedicam à produção de informações nos diversos níveis gerenciais e são ferramentas de gestão e controle para as organizações que visam auxiliar a tomada de decisões, tanto sob o âmbito financeiro quanto estratégico. Desse modo, o processo de ensino e aprendizagem dessa área, deve se adaptar ao cotidiano empresarial, possibilitando que estudantes de Ciências Contábeis desenvolvam conhecimentos e habilidades, frente a essas mudanças. Sob esse enfoque, o objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal no Sul do país sobre a relevância e os fatores motivacionais em estudarem contabilidade e gestão de custos. A metodologia utilizada é classificada como qualiquantitativa, descritiva e de levantamento ou survey. Foi utilizado um questionário, aplicado em uma amostra de 64 discentes matriculados a partir do quinto semestre do Curso. Os resultados evidenciam que os discentes reconhecem a relevância da contabilidade e da gestão de custos e apontam como principais fatores motivacionais: adquirir conhecimento para o mercado de trabalho e identificar a área contábil de maior interesse. As principais contribuições deste estudo são informações para a comunidade acadêmica, na medida em que fornece norteadores e indicadores de melhorias nas disciplinas de custos lecionadas. Como limitação, destaca-se que a pesquisa foi realizada no período do Ensino Remoto Emergencial, em períodos de aulas online, durante a Pandemia gerada pela COVID-19, podendo apresentar algum viés quanto aos fatores motivacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-29T03:37:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265498 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001177934 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265498 |
identifier_str_mv |
001177934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265498/2/001177934.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265498/1/001177934.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5db6a3517212e1e53a837b7d162ff69 fd8cbfcaa543817fad42cf5fcacf7a73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447348773388288 |