Modificação no ensino contábil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) |
Texto Completo: | https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1162 |
Resumo: | A contabilidade, pelas suas normas e procedimentos de registro e armazenagem de dados, é fonte geradora de informações patrimoniais, econômicas e financeiras. Através do estudo apropriado dessas informações, o contador detecta os problemas das pessoas jurídicas, averiguando suas causas, suas conseqüências, seus sintomas, sua natureza, para oferecer e recomendar procedimentos aos gestores dessas pessoas, visando a solução dos problemas surgidos. O Autor da proposta contida neste trabalho, depois de examinar como o ensino contábil é desenvolvido no Brasil (nível médio e superior), conclui pela necessidade de propor mudanças. Devido à responsabilidade que o técnico contábil assume, ao elaborar as demonstrações contábeis, pela complexa legislação que observa na geração dessas informações, e considerando que as escolas técnicas de nível médio não estão suprindo as necessidades do mercado, o ensino profissionalizante passariaa formar auxiliares de escritório. Os técnicos em contabilidade passariam a ser formados em cursos superiores de graduação tecnológica. Os cursos de Ciências Contábeis continuariam a graduar bacharéis. Contudo, segundo a proposta, haveria uma identidade de conteúdos entre o curso superior de tecnologia e os primeiros semestres do curso de bacharelado, o que faria de todo contador também um técnico. A proposta tem por objetivo enquadrar a estrutura do ensino da contabilidade nos objetivos propostos pelas Diretrizes Curriculares para o curso de Graduação em Ciências Contábeis, assegurando, ao mesmo tempo, ao portador do diploma de técnico contábil, possibilidade de ingresso em curso diretamente relacionado com o curso concluído. |
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Modificação no ensino contábilEnsino contábilCurso Superior de Tecnologia em ContabilidadeGraduação em Ciências Contábeis.A contabilidade, pelas suas normas e procedimentos de registro e armazenagem de dados, é fonte geradora de informações patrimoniais, econômicas e financeiras. Através do estudo apropriado dessas informações, o contador detecta os problemas das pessoas jurídicas, averiguando suas causas, suas conseqüências, seus sintomas, sua natureza, para oferecer e recomendar procedimentos aos gestores dessas pessoas, visando a solução dos problemas surgidos. O Autor da proposta contida neste trabalho, depois de examinar como o ensino contábil é desenvolvido no Brasil (nível médio e superior), conclui pela necessidade de propor mudanças. Devido à responsabilidade que o técnico contábil assume, ao elaborar as demonstrações contábeis, pela complexa legislação que observa na geração dessas informações, e considerando que as escolas técnicas de nível médio não estão suprindo as necessidades do mercado, o ensino profissionalizante passariaa formar auxiliares de escritório. Os técnicos em contabilidade passariam a ser formados em cursos superiores de graduação tecnológica. Os cursos de Ciências Contábeis continuariam a graduar bacharéis. Contudo, segundo a proposta, haveria uma identidade de conteúdos entre o curso superior de tecnologia e os primeiros semestres do curso de bacharelado, o que faria de todo contador também um técnico. A proposta tem por objetivo enquadrar a estrutura do ensino da contabilidade nos objetivos propostos pelas Diretrizes Curriculares para o curso de Graduação em Ciências Contábeis, assegurando, ao mesmo tempo, ao portador do diploma de técnico contábil, possibilidade de ingresso em curso diretamente relacionado com o curso concluído.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/116210.16930/2237-7662/rccc.v5n14p51-64Revista Catarinense da Ciência Contábil; Vol. 5 No. 14 (2006): Abril-Julho; p. 51-64Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 5 n. 14 (2006): Abril-Julho; p. 51-642237-76621808-3781reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1162/1105Copyright (c) 2011 Revista Catarinense da Ciência Contábilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDagostim, Salézio2024-03-19T12:31:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1162Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2024-03-19T12:31:26Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false |
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A contabilidade, pelas suas normas e procedimentos de registro e armazenagem de dados, é fonte geradora de informações patrimoniais, econômicas e financeiras. Através do estudo apropriado dessas informações, o contador detecta os problemas das pessoas jurídicas, averiguando suas causas, suas conseqüências, seus sintomas, sua natureza, para oferecer e recomendar procedimentos aos gestores dessas pessoas, visando a solução dos problemas surgidos. O Autor da proposta contida neste trabalho, depois de examinar como o ensino contábil é desenvolvido no Brasil (nível médio e superior), conclui pela necessidade de propor mudanças. Devido à responsabilidade que o técnico contábil assume, ao elaborar as demonstrações contábeis, pela complexa legislação que observa na geração dessas informações, e considerando que as escolas técnicas de nível médio não estão suprindo as necessidades do mercado, o ensino profissionalizante passariaa formar auxiliares de escritório. Os técnicos em contabilidade passariam a ser formados em cursos superiores de graduação tecnológica. Os cursos de Ciências Contábeis continuariam a graduar bacharéis. Contudo, segundo a proposta, haveria uma identidade de conteúdos entre o curso superior de tecnologia e os primeiros semestres do curso de bacharelado, o que faria de todo contador também um técnico. A proposta tem por objetivo enquadrar a estrutura do ensino da contabilidade nos objetivos propostos pelas Diretrizes Curriculares para o curso de Graduação em Ciências Contábeis, assegurando, ao mesmo tempo, ao portador do diploma de técnico contábil, possibilidade de ingresso em curso diretamente relacionado com o curso concluído. |
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